SóProvas


ID
247225
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gilda de Mello e Souza dizia que o Brasil é muito bom
nas novelas. Para ter público, a novela precisa dispor de personagens
de todas as classes sociais, explicava ela, o que exige
uma trama complexa. Acrescento: a mobilidade social é decisiva
nas novelas e se dá sobretudo pelo amor entre ricos e
pobres. Provavelmente as novelas exibam casos de ascensão
social pelo amor - genuíno ou fingido - em proporção maior que
a vida real .... Mas a novela não é um retrato do Brasil, ou melhor,
é sim, mas como aqueles retratos antigos do avô e da avó,
fotografados em preto e branco, mas, depois, cuidadosamente
retocados e coloridos. O fundo é real. A tela: ideais, sonhos,
fantasias.
Novelas vivem de conflitos. Eles são movidos, quase
todos, pela oposição do bem e do mal. Esse confronto dramático
nos empolga. Talvez por isso a democracia não nos
empolgue tanto, no seu dia a dia: porque, nela, os conflitos são
a norma e não a exceção. Ela é o único regime em que divergir,
sem ter de se explicar e justificar, é legítimo. Quando uma
democracia funciona bem, não escolhemos em razão da honestidade
e competência - que deveriam existir nos dois ou mais
lados em concorrência - mas com base nos valores que preferimos,
por exemplo, liberalismo ou socialismo. Mas nossa
tendência, mesmo nas democracias, é converter as eleições em
lutas do bem contra o mal. É demonizar o adversário, transformá-
lo em inimigo. Creio que isso explica por que a democracia,
uma vez instalada, empolga menos que a novela. De
noite, dá mais prazer reeditar o *ágon milenar do bem e do mal,
do que aceitar que os conflitos fazem parte essencial da vida e,
portanto, as duas partes podem ter alguma razão. Aliás, há
muitos séculos que é encenada essa situação de confronto
irremediável entre dois lados que têm razão: desde os gregos
antigos, tem o nome de tragédia. A democracia é uma tragédia
sem final infeliz - ou, talvez, sem final.
As novelas recompensam, em geral, os bons. Mas eles
são bons só na vida privada. É difícil alguém se empenhar em
melhorar a cidade, a sociedade. As personagens boas são
afetuosas, solidárias, mas não têm vida pública. As personagens
más são menos numerosas, mas são indispensáveis.
Condimentam a trama. Seu destino é mais variado, e assim
deve ser, se quisermos uma boa novela. Não podem ser todas
punidas, nem sair todas impunes.


* ágon - elemento de origem grega: assembleia; local onde se realizam
jogos sacros e lutas; luta.

(Trecho do artigo de Renato Janine Ribeiro. O Estado de S.
Paulo, C2+música, D17, 11 de setembro de 2010, com
adaptações.)

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Este trecho nos revela a idéia central do que nos atrai em uma novela:

    "Novelas vivem de conflitos. Eles são movidos, quase
    todos, pela oposição do bem e do mal. Esse confronto dramático
    nos empolga"




  • Texto da FCC é loteria :(

  • Fiquei em dúvida entre B e D pois, ambas, de uma maneira geral estão corretas, mas a D vai além do que o texto aborda ao dizer que as novelas são uma "deturpação da vida real" - elas até são e nós sabemos disso, mas o autor não toca nesse ponto.

    Ele até "ensaia"  dizer algo sobre isso, mas muda de foco:

    "Mas a novela não é um retrato do Brasil, ou melhor,
    é sim, mas como aqueles retratos antigos do avô e da avó,
    fotografados em preto e branco, mas, depois, cuidadosamente
    retocados e coloridos. O fundo é real. A tela: ideais, sonhos,
    fantasias.


    A letra B se mostra mais correta pois, de fato, os conflitos extremos nas novelas (bem x mal, pobres e ricos, etc) despertam maior interesse na sociedade pois esses conflitos não existem, o tempo todo, no mundo real.

    LETRA B DE BOLA.