SóProvas


ID
2472409
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na visão de Donald W. Winnicott (2012), as falhas ambientais terão consequências distintas, dependendo do momento em que ocorrerem e da reação do ambiente diante de seu impacto na criança. Segundo esse autor, se o ego não tiver maturidade suficiente para reconhecer que a origem do problema é externa, e não interna, a criança desenvolverá

Alternativas
Comentários
  • Ao explicar como se desenvolvem as psicoses, Donald W. Winnicott as descreve como o resultado do fracasso ambiental na conquista referente aos estágios iniciais do desenvolvimento, em  que há uma interrupção do amadurecimento quando estão se constituindo as bases da personalidade. Essas falhas ambientais caracterizam um trauma pois atrapalham o sucesso do bebê na solução de tarefas essenciais, em um estagio de dependência absoluta. Esse fracasso de adaptação tem como única saída para o bebê o levantamento de defesas primitivas, que organizadas na forma de um complexo defensivo, constituirão, segundo Winnicott, o que se denomina psicose.


    No intervalo de tempo entre o acontecimento do trauma e o desenvolvimento de tais defesas, o bebê sofre ansiedades indescritíveis, que Winnicott chamou de agonias impensáveis: retorno a um estado não integrado; cair para sempre; perda do conluio psicossomático; perda do senso de real; e perda da capacidade de se relacionar com objetos. Tais ansiedades acompanharão o individuo que adoeceu a partir deste padrão de falhas ambientais e dos seus resultados.


    Tais agonias descrevem bem o que experimentam indivíduos psicóticos e a cada uma delas está associada uma defesa específica, assim como uma específica falha ambiental que lhes dá origem. Foram experienciadas num momento de fracasso da confiabilidade ambiental e toda a organização psicótica é constituída de modo que tais acontecimentos não mais atinjam o indivíduo já gravemente explorado, o que acaba fazendo com que se caminhe em direção à invulnerabilidade.



    GABARITO: B

  • RESPOSTA: B

    "Perturbações ambientais que distorcem o desenvolvimento emocional de um bebê não produzem tendências antissociais; produzem distorções da personalidade que redundam em PSICOSES, que levam de um hospital mental a outro, ou então sua vida vai seguindo com algumas distorções aqui e ali, no teste de realidade, e assim por diante, talvez do tipo de distorções que é socialmente aceito. A tendência antissocial não se relaciona com uma carência, mas sim com uma privação."

    Livro: TUDO COMEÇA EM CASA, pág 83

  • TEM COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!