-
Olá pessoal, acredito que a resposta tem fundamento na resolução 36/98 do CONTRAN.
Art.1º O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo.
Fundamentação no CTB - infrações:
Art. 225. Deixar de sinalizar a via, de forma a prevenir os demais condutores e, à noite, não manter acesas as luzes externas ou omitir-se quanto a providências necessárias para tornar visível o local, quando:
I - tiver de remover o veículo da pista de rolamento ou permanecer no acostamento;
II - a carga for derramada sobre a via e não puder ser retirada imediatamente:
Infração - grave;
Penalidade - multa.
.
Art. 226. Deixar de retirar todo e qualquer objeto que tenha sido utilizado para sinalização temporária da via:
Infração - média;
Penalidade - multa.
Grande abraço, #PRF 2018.
Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes. - Bruce Lee
-
Manual de primeiros socorros do Denatran, 2005
Paginas 19 e 20.
Que materiais podem ser utilizados na sinalização?
Existem muitos materiais fabricados especialmente para sinalização, mas na hora do acidente, provavelmente, você terá apenas o triângulo de segurança à mão, já que ele é um dos itens obrigatórios de todos os veículos. Use o seu triângulo e os dos motoristas que estejam no local. Não se preocupe, pois com a chegada das viaturas de socorro, eles já poderão ser substituídos por equipamentos mais adequados e devolvidos aos seus donos.
Outros itens que forem encontrados nas imediações também podem ser usados, como: galhos de árvore, cavaletes de obra, latas, pedaços de madeira, pedaços de tecidos, plásticos etc. À noite ou com neblina, a sinalização deve ser feita com materiais luminosos. Lanternas, pisca-alerta e faróis dos veículos devem sempre ser utilizados. O importante é lembrar que tudo o que for usado para sinalização deve ser de fácil visualização e não pode oferecer risco, transformando-se em verdadeiras armadilhas para os passantes e outros motoristas
-
Gabarito Errado, todo tipo de objeto pode ser usado com intuito de sinalizar um acidente.
-
Qualquer coisa pode ser usada
-
GABA - ERRADO
Pode ser usado qualquer objeto pra sinalisar, o que não pode é não sinalizar
-
Esse erro é preocupante, pode até ensinar alguém errado . . .
-
Gab errado
Pode simm , qualquer forma
-
Pode usar até a sogra, sem problemas!
(só p/ lembrar da sogra na prova e não errar galera, nada contra as sogras) mas pode ser qq pessoa..
-
Pode usar até a sogra! (contanto que não seja a minha, e nem a minha mãe rsrsrs)
-
É o típico meio de fotuna
-
Absurdo esse gabarito, a questão está CORRETA, não cabe sinalizar com galhos ou itens colocados na questão. Observem o artigo 46 do CTB.
Art. 46. - Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida pelo CONTRAN.
Agora o que diz a regulamentação da questão na Resolução 36 de 21 DE MAIO DE 1998:
Art.1º O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo.
Ora, galho de árvore e outros itens citados na questão NÃO SÃO similares ao triângulo de sinalização. Similiar seria um cone por exemplo. O colega aí colocou que no Manual do Denatran de 2005 teria embasamento para essa questão. Não tem, no Manual de Direção Defensiva do Dentran de 2005 NÃO CONSTA essa informação. Na legislação de trânsito não se encontra fundamentação para a colocação de galhos e outros itens como sinalização para situações de emergência. A cartilha que o colega fala é a cartilha de primeiros socorros da ABRAMET, que se trata de uma organização particular, portanto, sem vinculação alguma com a normatização do trânsito no País. Ela não é parâmetro para normatização de nenhum tema relacionado ao trânsito.
Essa questão deveria ter o gabarito alterado ou ser anulada.
-
Questão retirada da PÁGINA 20 Manual de Primeiros Socorros DENATRAM 2005. http://adcon.rn.gov.br/acervo/detran/doc/DOC000000000085902.PDF
Outros itens que forem encontrados nas imediações: também podem ser usados, como: galhos de árvore, cavaletes de obra, latas, pedaços de madeira, pedaços de tecidos, plásticos etc. À noite ou com neblina, a sinalização deve ser feita com materiais luminosos. Lanternas, pisca-alerta e faróis dos veículos devem sempre ser utilizados.
-
Bem... se eu não posso utilizar essas coisas... COMO VOU SINALIZAR ENTÃO ??? kkkkk
03:00 HORAS DA MANHÃ...
CHUVA + RODOVIA FEDERAL + CURVA !!!
BAMMMM
ACIDENTE !!!
ESPERA, ESPERA.... ESPERA GENTE... Vou alí buscar a Sinalização de Emergência regulamentada conforme o CONTRAN...
Aguenta firme aí...
-
nao concordo com o gabarito. O assunto é legislacao de transito e nao primeiros socorros ou fazer o que der....
-
Está em desacordo com o código trânsito brasileiro pois o triângulo é uma sinalização regulamentada e não Galhos de de árvores outros.
-
QUESTÃO POLÊMICA. PQ DE ACORDO COM CTB TEM Q SER O TRIÂNGULO DE SINALIZAÇÃO, MAS PODE SIM GALHOS E OUTROS OBSTÁCULOS PARA AJUDAR O TRIÂNGULO. PORÉM EM NENHUM MOMENTO A QUESTÃO MENCIONOU O TRIÂNGULO.
-
Se só tem isso na hora, usa ou deixa morrer????
-
Poderá ser usado de forma COMPLEMENTAR. Dessa forma, é necessário o triângulo de sinalização 30 m, no mínimo, antes do carro.
-
Q824347 Q824346
Art.1º O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo.
DICA: PODE COLOCAR A SOGRA, TRIÂNGULO ou EQUIPAMENTO SIMILAR (ateriais como galhos de árvore, cavaletes de obra, latas, pedaços de madeira, pedaços de tecido, plásticos etc.)
-
como disseram os colegas pode-se utilizar até a sogra desde que retire do local após sanado o problema.
-
TODOS esses objetos podem ser utilizados como complemento mas não substituem o triângulo de sinalização. Ex. pode colocar galho de árvore (mas não sem o triângulo).
-
Qual cap da direção defensiva?
-
Gab. E
Lembrando que esses itens devem ser retirados após a solução do problema.
-
Art 226 : Deixar de remover galhos ----- Inf média
-
"Meios de fortuna", descritos na questão, auxiliam a sinalização.
-
Muito bom!
-
GABARITO: ERRADO.
-
Quando da ocorrência de um acidente de trânsito, um dos objetivos é garantir que outro acidente não aconteça em decorrência do primeiro. Logo, umas das medidas que deverão ser adotadas é sinalizar adequadamente o local de acidente.
Nesse caso, o instrumento correto do usuário da via é o triângulo de segurança. Inclusive poderá utilizar os triângulos de outros veículos. Ocorre que em determinadas situações o triângulo não cumpre adequadamente sua função, seja por conta da insuficiência de dispositivos , seja pela proporção do acidente. Logo, outros objetos que forem encontrados nas imediações também podem ser usados, como: galhos de árvore, cavaletes de obra, latas, pedaços de madeira, pedaços de tecido, plásticos etc.
Portanto, a assertiva está incorreta.
Gabarito da questão - Item ERRADO.
-
PODEM SER UTILIZADOS DE FORMA COMPLEMENTAR (PROFESSOR RONALDO BANDEIRA)
-
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K