-
Vítimas de acidente – É comum pessoas que sofrem acidentes, como batidas de carro, pedirem água enquanto aguardam socorro. Nesse caso, a água pode ser fatal. Um dos sintomas de hemorragia interna é a sede. Caso o sujeito ingira água, a hemorragia irá progredir mais rápido, levando a pessoa a óbito.
Fonte: Paulo Roberto Correia, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
-
Segundo a ABRAMET (2005) são quatro os procedimentos que podem agravar a situação das vítimas:
• movimentar uma vítima
• retirar capacetes de motociclistas
• aplicar torniquetes para estancar hemorragias
• dar alguma coisa para a vítima tomar
Nada deve ser dado para ingerir a uma vítima de acidente que possa ter lesões internas ou fraturas e certamente será transporta da para um hospital. Nem mesmo água. Com exceção, dos casos de pessoas cardíacas que fazem uso de alguns medicamentos em situações de emergência, geralmente aplicados em baixo da língua. Não impedir o uso dos medicamentos que são rotina para eles.
-
OS 4 NÃO'S
NÃO MOVIMENTE A VÍTIMA
NÃO FAÇA TORNIQUESTES
NÃO TIRE O CAPACETE DA VÍTIMA
NÃO DÊ NADA PARA BEBER.
AVANTE!
-
Em caso de acidente com vítima não se deve movimentar a vítima, retirar capacetes de motociclistas, aplicar torniquetes para estancar hemorragias ou dar algo para a vítima tomar
Nada deve ser dado para ingerir a uma vítima de acidente que possa ter lesões internas ou fraturas e que, certamente, será transportada para um hospital, nem mesmo água. A ingestão de qualquer substância pode interferir de forma negativa nos procedimentos hospitalares.
Gabarito do Professor: CERTO
Bibliografia
Brasil, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego - ABRAMET. Noções de Primeiros Socorros no trânsito.