SóProvas


ID
2473564
Banca
OBJETIVA
Órgão
SAMAE de Caxias do Sul - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Por força de lei, a avaliação dos elementos patrimoniais obedece, no caso dos bens móveis e imóveis, ao valor da aquisição ou ao custo de produção ou de construção. Com o passar do tempo, é necessário que se realize a reavaliação desses bens, resultando dessa reavaliação uma valorização ou uma desvalorização do bem. A desvalorização pode ocorrer por depreciação, amortização e exaustão. Considerando-se as formas de desvalorização dos bens, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Depreciação.
(2) Exaustão.
(3) Amortização.

(   ) É a desvalorização que ocorre com a diminuição do valor de ativo intangível.

(   ) É a desvalorização que ocorre com a diminuição do valor dos elementos do ativo imobilizado onde existam recursos naturais, como reservas florestais, minas, poços de petróleo etc., o que, em razão de sua exploração, reduz a quantidade do volume potencial estimado.

(   ) É a desvalorização que ocorre com a diminuição do valor do ativo imobilizado, proveniente do uso que provoca a diminuição da vida útil, quer por ação natural, quer pela obsolescência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "A"

     

    NBC T 16.9

    2. Para efeito desta Norma, entende-se por:


    Amortização: a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.


    Depreciação: a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

     

    Exaustão: a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis.

     

     

    Fonte: NBC e Estratégia Concursos