SóProvas


ID
2474020
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Silva (2010), um dos grandes desafios dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento de pessoas nas organizações é criar meios que orientem os indivíduos a esboçar um projeto de carreira e de vida compatível com suas competências, seus interesses e valores e que possam ser conciliados com os objetivos e as necessidades das organizações. A esse respeito, julgue o próximo item.

A orientação profissional, no contexto da administração de carreira, pode ser entendida como uma ação organizacional atuante na estimulação ao planejamento de carreira e ao desenvolvimento das pessoas e, também, na estruturação das opções para encarreiramento oferecidas pela organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    6. GESTÃO DE CARREIRAS
    O desenvolvimento de carreira está ligado tanto às atividades da organização quanto aos interesses individuais dos funcionários, uma vez que, apesar de a organização fornecer possibilidades de crescimento e desenvolvimento, o interesse em crescer profissionalmente cabe ao próprio funcionário.
    A Gestão de Carreiras foca o gerenciamento das possibilidades de encarreiramento de seus funcionários, caracterizando-se como um processo formalizado e sequencial, que focaliza o planejamento da carreira futura dos funcionários que têm potencial para ocupar cargos mais elevados, integrando o processo com outros programas de RH, como avaliação do desempenho, capacitação e planejamento de RH.
    As principais ferramentas utilizadas pelas organizações para o desenvolvimento de carreiras, segundo Chiavenato (1999) são:
    • Centro de avaliação: adotam técnicas de seleção de talentos humanos, tais como entrevistas, exercícios dirigidos, jogos de empresa e centros de avaliação. São também utilizadas no desenvolvimento de carreiras e proporcionam retroação sobre as forças e as fraquezas dos participantes.
    • Testes psicológicos: utilizados na seleção de pessoal, servem para ajudar os funcionários a compreender melhor seus interesses e habilidades.
    • Avaliação do desempenho: fonte de informação que demonstra quais pontos devem ser melhorados pelo servidor.
    • Projeções de promovabilidade: são julgamentos feitos pelos gerentes quanto ao avanço potencial de seus subordinados. Essas projeções ajudam a organização a identificar pessoas que apresentam grande potencial de avanço e ajudam os funcionários a melhorar seus conhecimentos e experiências.
    • Planejamento de sucessão: focaliza o preparo das pessoas para preencher posições mais complexas. Há uma ênfase no desenvolvimento, e não nas promoções. Os funcionários recebem novos encargos, que servem para prepará-los para assumir crescentes responsabilidades. 

  • Programas de qualidade de vida, orientação profissional e autogestão de carreira também caracterizam ações
    de desenvolvimento de pessoas nas organizações.