SóProvas


ID
2474230
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos da arquivologia, julgue o item a seguir.

Um dos tipos de público que faz uso do arquivo é o cidadão comum.

Alternativas
Comentários
  • Partindo-se da diferença entre arquivo e biblioteca, não entendo que o cidadão comum faz uso do arquivo. Alguém consegue explicar qual o sentido da questão?

  • Pessoa fisica exemplo: Pelé tem certidao de nascimnto com  finalidade organica, funcional. Quando ele morrer essa certidao passará a ter um valor historico.

  • GAB: CERTO

     

    A questão realmente está correta. Não é só as pessoas jurídicas que fazem uso do arquivo. 

     

    Marilena Leite Paes define arquivo como sendo “a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando a utilidade que poderão oferecer no futuro”.

  • Se alguem tiver pdf da Marilena Leite Paes me passem por favor...aguiarthais@hotmail.com obrigada amores

     

    DEUS É FIEL

  • Um dos tipos de público que faz uso do arquivo é o cidadão comum.  CERTO

     

    Eu trabalho no setor de contabilidade do meu município e temos a obrigação de atender as demandas dos cidadãos que requeiram cópias de processos de pagamento, por exemplo.

  • O Arquivo pode ser entendido como um conjunto de documentos produzidos por uma instituição para registrar as suas atividades e, dessa forma, fazer com que elas possam ser desenvolvidas.

    A Lei nº 8.159/91 define bem o conceito de arquivo:

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

    Os interessados nos arquivos podem variar, a depender do momento. Inicialmente, os arquivos somente interessarão aos envolvidos com os documentos. Posteriormente, caso os documentos possuam valor secundário, ou seja, caso possuam características históricas, culturais, probatórias ou informativas, o cidadão passa a ser um possível usuário interessado.
    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. 

    Gabarito do Professor: CERTO.