-
O documento de arquivo deve ser analisado dentro do seu contexto, e nunca como peça isolada, pois, quando isolado, ele perde valor e significado.
-
Uma das características básicas do arquivo é o caráter orgânico que liga um documento aos outros do mesmo conjunto: um documento destacado do seu conjunto, do todo que pertence, significa muito menos do que quando junto dele.
-
Se pensar que o princípio da proveniência é o que norteia o arquivo, acerta a questão.
proveniência: lugar de onde se origina (algo); origem, fonte, procedência.
Já que o "de onde veio" se equivale ao "meio que produziu".
-
Só para "não ajudar": Documento de arquivo é aquele produzido e/ou RECEBIDO (...). Na minha humilde opinião o gabarito está errado. Para elucidar, vamos de exemplo: em um determinado ambulaório de medicina ocupacional, que RECEBE justificativas de falta de empregados da empresa, aprecia tais justificativas tendo por base o Atestado Médico emitido (pode ler produzido) pela rede pública ou privada de saúde. Enfim, esse atestado irá compor o prontuário deste indivíduo, terá relação orgânica com os demais documentos, entretanto não foi produzido pela empresa do cidadão. Mas enfim, segue o jogo....
-
Essa questão versa sobre o princípio da Proveniência/Organicidade
-
GABARITO: certo
-
GABARITO: CERTO
Há uma relação orgânica entre o arquivo e a instituição, logo, se separados, o arquivo perde o sentido.
-
O documento de arquivo é produzido como consequência de uma atividade administrativa, servido de prova sobre a mesma e de fonte de informações sobre a instituição.
Uma das características do documento de arquivo é o seu inter-relacionamento. Ao contrário dos documentos dos demais órgãos de documentação, o documento de arquivo não é completo por si só. Ele não traz em seu corpo todas as informações necessárias para o conhecimento acerca da instituição produtora.
Ao contrário, toda a informação necessária para se obter o conhecimento completo sobre a instituição está fragmentado pelos diversos documentos que compõem o arquivo institucional. Noutras palavras, um documento de arquivo não pode ser estudado de forma isolada, como um livro ou jornal. Ele possui apenas parte da informação, e as demais partes serão encontradas nos demais documentos, Então, o documento de arquivo somente faz sentido quando está inserido em seu conjunto, em seu meio.
Gabarito do professor: Certo.
-
E na hipótese da entidade produtora enviar o arquivo que ela produziu para outra entidade?