-
Odeio esse tipo de questão... Umidade alta é muito subjetivo...
-
Umidade alta é um dos fatores de desgaste do papel.
Fatores que aumentam o desgaste:
a) Luz: Não deve haver luz solar na área de armazenamento, pois acelera o desaparecimento das tintas e enfraquece o papel
b) Ar seco: enfraquece o papel
c) Umidade: enfraquece o papel e causa mofo, o índice ideal é de 45 e 58% de umidade
d) Temperatura: deverá ser mantida entre 20 e 22 graus. Ideal é usar ar condicionado e desumidificador. Caso não seja possível deverá ser utilizado sílica gel.
e) Poeira e gases: facilitam o envelhecimento do papel, por entranhar nas fibras
f) Pragas: Insetos são atraídos pela celulose do papel e mofo, se houver.
-
Temperatura: 20 -22
Umidade: 45 – 60
Luminosidade: 50 – 65
-
Gabarito errado.
A umidade deve ser controlada nos ambientes de armazenamento de documentos de arquivo, pois a umidade alta fortalece as fibras do papel. ERRADA
Vejo que alguns alunos falaram que a matéria é muito subjetiva, mas temos que ser bem analíticos para analisar esses tipos de questão. De fato a umidade ela preserva a vida útil do documento, porém, dizer que quanto maior a umidade mais será preservado da ir o erro da assetiva.
Fatores Físicos:
A) Luminosidade: tanto a luz natural quanto a artificial são prejudiciais ao papel. Deve ser controlada e o documento protegido da incidência direta. A luz, em excesso, acelera o processo de envelhecimento do papel.
B)Temperatura e umidade: devem ser controladas para evitar surgimento de fungos, por exemplo. Os extremos nunca são bons, certo? Da mesma forma de dá com a temperatura. Devemos evitar as muito baixas ou elevadas. Já vimos que:
i) a temperatura deve ser mantida entre 20°C e 22°C;
ii) índice ideal de umidade fica entre 45 e 58%.
-
A umidade, tanto alta quanto baixa, é um agente de degradação para o suporte documental. Os documentos devem ficar armazenados em locais que promovam a sua preservação pelo tempo que a tabela de temporalidade definir.
No caso da umidade, deve-se observar o parâmetro adequado, além da constância, ou seja, a umidade não pode sofrer variações.
Apesar da discordância quanto aos parâmetros ideais, tanto na teoria arquivística quanto nas bancas de concurso, a umidade relativa deve estar entre 45% e 55%, com variação de ± 5%.
Caso a umidade fique acima desse parâmetro, haverá a proliferação de insetos e o desenvolvimento de microorganismos, como fungos.
Em contrapartida, caso a umidade fique abaixo do esperado, haverá a quebra de fibras e esfarelamento dos materiais orgânicos fibrosos
A questão afirma que a umidade deve ser controlada, ou seja, deve ser mantida constante e que a umidade alta fortalece as fibras, quando na verdade promove a quebra das fibras.
Fonte: ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Conselho Nacional de
Arquivos. Recomendações para a produção e o
armazenamento de documentos de arquivo/Conselho
Nacional deArquivos — Rio de Janeiro: O Conselho, 2005.
Gabarito do Professor: ERRADO.