SóProvas


ID
2474401
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação ao hardware de um computador, julgue o item a seguir.

O clock externo do processador é responsável pelas operações de cálculos matemáticos e pela compactação e descompactação de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    ULA (UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA) É RESPONSÁVEL PELAS OPERAÇÕES DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS

  • Paulo Pereira, acredito que a questão versa sobre outro tópico (https://www.infowester.com/processadores.php#clock):

     - existem dois tipos de clock:

     i) interno - usado para sincronismo; e, ii) externo - usado para comunicação com os periféricos.

    Fonte: https://www.infowester.com/processadores.php#clock

    segue integra:

    -- início --

    Clock interno

    Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno (ou apenas clock) serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sinal para sincronismo. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.

    A medição do clock é feita em hertz (Hz), a unidade padrão de medidas de frequência, que indica o número de oscilações ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo, no caso, segundos. Assim, se um processador trabalha à 800 Hz, por exemplo, significa que ele é capaz de lidar com 800 operações de ciclos de clock por segundo.

    Repare que, para fins práticos, a palavra kilohertz (KHz) é utilizada para indicar 1000 Hz, assim como o termo megahertz (MHz) é usado para referenciar 1000 KHz (ou 1 milhão de hertz). De igual forma, gigahertz (GHz) é a denominação usada quando se tem 1000 MHz e assim por diante. Com isso, se um processador conta com, por exemplo, uma frequência de 800 MHz, significa que pode trabalhar com 800 milhões de ciclos por segundo.

    Neste ponto, você provavelmente deve ter entendido que é daqui que vem expressões como "processador Intel Core i5 de 2,8 GHz", por exemplo.

     

    FSB (Front Side Bus)

    Você já sabe: as frequências com as quais os processadores trabalham são conhecidas como clock interno. Mas, os processadores também contam com o que chamamos de clock externo ou Front Side Bus (FSB) ou, ainda, barramento frontal.

    O FSB existe porque, devido a limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com o chipset e com a memória RAM - mais precisamente, com o controlador da memória, que pode estar na ponte norte (northbridge) do chipset - utilizando a mesma velocidade do clock interno. Assim, quando esta comunicação é feita, o clock externo, de frequência mais baixa, é que entra em ação.

    -- final --

     

     

  • Clock Interno - usado para sincronizar

    Clock Externo - usado para comunicação com Periféricos

    ULA - Unidade Matemática Lógica