1.2 ORDEM DE COMPOSIÇÃO DA MESA DAS AUTORIDADES
Mesa com número ímpar de componentes deve obedecer a seguinte ordem: a pessoa com cargo mais importante deve ficar no centro da mesa, a segunda mais importante à direita da mais importante, a terceira mais importante à esquerda da mais importante, e nessa mesma ordem devem transcorrer a chamada e a identificação na mesa, tanto para número ímpar quanto para número par de componentes.
Mesa com número par de componentes deve obedecer a seguinte ordem: nenhum membro fica no centro, imagina-se um centro, e a primeira pessoa mais importante fica à direita do centro imaginário, a segunda à esquerda do centro imaginário, a terceira à direita da primeira mais importante, a quarta à esquerda da segunda mais importante, e assim sucessivamente.
1.3 ORDEM DE CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DA MESA E PARA PRONUNCIAMENTOS
A ordem de chamada para composição da mesa das autoridades deve iniciar pela autoridade de maior hierarquia e seguir até a de menor hierarquia.
Para fazer os pronunciamentos, a ordem é inversa à de composição da mesa das autoridades. O primeiro pronunciamento é da autoridade de menor hierarquia e o último é da autoridade de maior hierarquia.
As autoridades que não compõem a mesa de honra devem ser mencionadas após a composição.
Fonte: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/agenda/20152-sale-cerimonial-protocolo-2.pdf
Segundo Bettega, (2002) a composição da mesa diretiva se dá: “a partir da cabeceira da mesa a primeira precedência será à direita da mesma, seguindo-se o segundo lugar à esquerda”, e assim sucessivamente, levando-se em conta o critério da mesa par e mesa ímpar. Ressalta-se que a disposição das pessoas é sempre feita a partir do centro da mesa. Dessa forma, o número dois fica à direita do número um e não, à direita de quem olha o auditório.
Fonte:https://central3.to.gov.br/arquivo/453280/
Renato Rocha
Ex- Relações Públicas da Unifap