SóProvas


ID
2474845
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto aos princípios fundamentais de contabilidade, julgue o item subsequente.

Na mensuração de ativos, uma das bases de mensuração adotada é o custo de reposição ou substituição, que se constitui em um valor de saída não observável nem específico para uma entidade.

Alternativas
Comentários
  • O processo de mensuração envolve a seleção da base específica de mensuração. As bases de mensuração são:

    Custo Histórico:

    Ativos: Registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.

  • Gabarito Errado

     

    CPC 00 - Estrutura Conceitual Básica

    Um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Essas bases incluem o que segue:

     

    (a) Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

     

    (b) Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

     

    (c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

     

    (d) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

     

     

    Como é possivel observar, o custo de reposição não está especificado no corpo do CPC 00, porem mais ao final no "Apêndice A - Definição de Termos" é possível encontrar a definição que é bem simples e bem diferente do enunciado:

     

    Apêndice A – Definição de termos

     

    Abordagem de Custo - Técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).

  • A Estrutura Conceitual informa que o custo de reposição difere do valor de mercado porque:


    a) no contexto do setor público, é, explicitamente, um valor de entrada que reflete o custo de reposição do potencial de serviços do ativo;


    b) inclui todos os custos que seriam, necessariamente, incorridos na reposição do potencial de serviços do ativo; e


    c) é específico à entidade e, portanto, reflete a posição econômica da entidade em vez da posição predominante em mercado hipotético.

    Por exemplo, o custo de reposição de veículo é menor para a entidade que normalmente adquire grande número de veículos em uma única transação e é capaz de negociar descontos do que para a entidade que compra os veículos individualmente.

  • Na mensuração de ativos, uma das bases de mensuração adotada é o custo de reposição ou substituição, que se constitui em um valor de ENTRADA  OBSERVÁVEL ESPECÍFICO para uma entidade. 

     

    MACETE> Um mercado NÃO ESPECÍFICO, NÃO OBSERVA o uso do cumprimento.

    Valor de mercado (ATIVO e PASSIVO - ENTRADA e SAÍDA) - NÃO ESPECÍFICO.

    Valor de uso (Ativo Saída) - NÃO OBSERVÁVEL.

    Custo do cumprimento da Obrigação (Passivo entrada) - NÃO OBSERVÁVEL.

  • custo de reposição ou substituição 

     

    É o custo para repor algo que está em seu ativo, logo trata-se de um valor que seria pago na entrada do ativo e ele é observável, pois é com base no valor que esse bem possui no mercado (fornecedores, varejistas, atacadistas,...) que ele será mensurado e demonstrado nas DC's

  • GABARITO ERRADO

    Bases de mensuração:

    Custo corrente;

    Custo histórico;

    Valor realizável;

    Valor presente.

    Como se observa não há custo de reposição ou substituição para bases de mensuração.

    Mensuração: processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    SÓ PRA ACRESCENTAR:

    Custo corrente (Entrada): Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis.

    Valor realizável = Mercado (Saída): Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada.

    Valor justo (Saída): É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.