SóProvas


ID
2475148
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Existem sistemas de arquivos especialmente preparados para recuperação de dados em casos, por exemplo, de desligamento do computador não programado. Uma característica importante, nesse sentido, é o journaling, que consiste em, basicamente, registrar transações. Um sistema de arquivo que possui tal característica implementada e com os níveis Journal, Writeback e ordered é o:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Journaling no ext3

     

    O ext3 suporta três diferentes modos de trabalho do Journaling. São eles:

     

    Journal: grava todas as mudanças em sistema de arquivos. É o mais lento dos três modos, mas é o que possui maior capacidade de evitar perda de dados;

     

    Ordered: grava somente mudanças em arquivos metadata (arquivos que guardam informações sobre outros arquivos), mas guarda as atualizações no arquivo de dados antes de fazer as mudanças associadas ao sistema de arquivos. Este Journaling é o padrão nos sistemas de arquivos ext3;

     

    Writeback: também só grava mudanças para o sistema de arquivo em metadata, mas utiliza o processo de escrita do sistema de arquivos em uso para gravação. É o mais rápido Journaling ext3, mas o menos confiável.

     

    O modo Ordered é o padrão no ext3, mas é possível especificar qual o modo que você deseja usar, através da atualização do arquivo fstab. Por exemplo, pode ser que a linha /dev/hda1/opt tenha sua opção data com o valor ordered. Você pode mudar este valor para writeback ou journal.

    fonte: https://www.infowester.com/linext3.php