-
Utilizando a quantidade de pessoas previstas num projeto, isto quer dizer que elas foram alocadas conforme planejado na arquitetura do projeto.
-
PROJETO BEM SUCEDIDO
Eu entendo que projeto bem sucedido é aquele que é realizado dentro dos requisitos estabelecidos. Não apenas de um requisido de recursos humanos!
Muita questão mal formulada dessas bancas.
-
Permito descordar do colega henrique cunha. Pelo contrário, uma questão bem formulada. Minhas considerações:
O projeto ficou abaixo do orçamento: se o projeto ficou abaixo do orçamento, significa que o projeto foi mal orçado e recursos demais foram separados para o projeto. Este recurso poderia ter sido utilizado em projeto paralelo invés de ficar reservado para um projeto que não o utilizou.
O projeto terminou mais rápido do que o previsto: como o projeto finalizou antes, significa que foi mal planejado e recursos que poderiam estar disponíveis para projetos maiores acabaram ficando alocados, o que impede a execução destes projetos maiores.
O projeto consumiu menos materiais: significa que o projeto foi mal planejado e recursos demais foram separados para o projeto.
O projeto utilizou a quantidade de pessoas previstas: significa que o que foi previsto, foi utilizado, sem desvios durante a execução e entrega.
-
Permito discordar do colega Thiago Angelico, que afirmou:
"se o projeto ficou abaixo do orçamento, significa que o projeto foi mal orçado e recursos demais foram separados para o projeto. Este recurso poderia ter sido utilizado em projeto paralelo invés de ficar reservado para um projeto que não o utilizou.
Se o projeto finalizou antes do previsto, significa que foi mal planejado e recursos que poderiam estar disponíveis para projetos maiores acabaram ficando alocados, o que impede a execução destes projetos maiores.
O projeto consumiu menos materiais: significa que o projeto foi mal planejado e recursos demais foram separados para o projeto."
Ele levou em consideração que, em todas as empresas, recursos financeiros são comprometidos de uma só vez (no início do projeto) e que os recursos humanos são alocados prontamente assim que a equipe é mobilizada, sem margem para desalocar recursos para outros projetos. Ora, se na fase de planejamento orçou o projeto em R$X, sendo necessário N pessoas, é normal que, ao se perceber que o escopo/prazo é garantido com menos orçamento/pessoas/materiais, não se consuma esse restante do orçamento desnecessariamente neste projeto, mas sim que o remaneje a outro.
Agora analisemos a resposta que a imprudente banca assumiu como correta: um projeto que utiliza a quantidade de pessoas previstas é, necessariamente, um projeto bem-sucedido? Que absurdo! Um exemplo de projeto fracassado: durante o planejamento, estimou-se 3 recursos seniores. Porém, ao longo da execução do projeto, percebeu-se que estava consumindo muito rapidamente o orçamento (CPI < 1) e decidiu-se pela a troca de toda a equipe técnica por pessoal menos qualificado (juniores). No fim do projeto, mesmo atingindo os objetivos de escopo, o risco (ameaça) de ter o projeto finalizado após a dead-line se concretizou (TAC > PAC). Apesar do cliente ter ficado insatisfeito com a demora na entrega, o projeto utilizou, desde o início até o seu término, exatamente a quantidade de pessoas previstas: 3 (+ o GP).
Dito isso, discordo um pouco de Henrique Cunha: a questão é péssima. É muito simplista: não é possível definir o sucesso de um projeto em poucas palavras. Aliás, esse assunto -- ter ou não obtido sucesso -- é polêmico, tema de muita discussão.
Projeto de sucesso é aquele que não somente atinge os objetivos de prazo, custo e escopo, como também seu produto gera valor ao cliente.
Vide https://blogdanielalmeida.wordpress.com/2013/09/17/sucesso-projeto/
-
Concordo com Thiago Vieira e reafirmo:
Projeto de sucesso é aquele que não somente atinge os objetivos de prazo, custo e escopo, como também seu produto gera valor ao cliente.
Questão bem pobre essa!
-
Dentre as alternativas, acredito que o projeto melhor bem sucedido é aquele em que não houve desperdício. Se o projeto usasse menos ou mais pessoas do que o previsto acarretaria em maior custo e possivelmente perderia valor.
Gabarito: D
-
Questão ridícula essa. Nenhuma das 4 alternativas descreve necessariamente um projeto bem sucedido.
Vamos lá:
A - Só porque ficou abaixo do orçamento, não quer dizer que atingiu os objetivos ou que o valor entregue foi de boa qualidade;
B - Só porque terminou mais rápido que o previsto, não quer dizer que atingiu os objetivos ou que o valor entregue foi de boa qualidade;
C - Só porque consumiu menos materiais que o previsto, não quer dizer que atingiu os objetivos ou que o valor entregue foi de boa qualidade;
D - Só porque utilizou a quantidade de pessoas previstas, não quer dizer que atingiu os objetivos ou que o valor entregue foi de boa qualidade.
QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, MESMO QUE HAJA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. QUESTÃO TOTALMENTE SEM SENTIDO.
-
Pessoal vocês precisam pensar a questão do ponto de vista do PLANEJAMENTO pois é óbvio na leitura das alternativas que todas são desejadas no mundo real...
Se as alternativas que economizaram/pouparam algo ocorreram foi devido ao mal planejamento feito previamente que não conseguiu prever com exatidão o que ocorreria durante a execução.
Pensando dessa forma a única questão que deixa o padrão das alternativas A,B,C foi a alternativa D que seguiu com sucesso EXATAMENTE aquilo que foi planejado e idealizado inicialmente.