-
Gabarito: c.
O mote de 2017 é pressionar por mais demarcações de terras e protestar contra o que consideram ser o enfraquecimento da Funai.
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/26/album/1493165377_374171.html#1493165377_374171_1493166788
-
18 janeiro 2017
Portaria do Ministério da Justiça altera regras para demarcação de terras indígenas
Uma portaria do Ministério da Justiça publicada hoje (18) cria nova estrutura para analisar e acompanhar os processos de demarcação de terras indígenas em todo o Brasil.
A medida foi publicada no diário oficial da União e no site do MJ e dificultaria o avanço de pelo menos 280 processos de demarcação em andamento.
A medida do ministro da Justiça, Alexandre Morais, alterou o procedimento para demarcação de terras indígenas, que passará a ser decidido pelo Ministério da Justiça com base na recomendação de um Grupo Técnico Especializado (GTE).
Um decreto de 1996, que regia até a publicação da portaria desta quarta os procedimentos para demarcação, determinava que cabia à Funai os estudos de identificação e delimitação das terras.
Na região tocantina, pelo menos duas cidades: Amarante e Montes Altos, tiveram suas regiões limitadas afetando seriamente a economia e o desenvolvimento após a demarcação da área indigena.
LETRA C
http://www.holdenarruda.com.br/2017/01/portaria-do-ministerio-da-justica.html
-
GABARITO: LETRA C
O maior Acampamento Terra Livre da história! 28 de abril de 2017
Indígenas se mobilizaram em número recorde e dão uma lição de democracia ao governo que trabalha para acabar com os direitos originários
O 14º Acampamento Terra Livre (ATL) terminou hoje (28/4), em Brasília, depois de quatro dias intensos de atividades e protestos, e números históricos. Mais de quatro mil indígenas, de cerca de 200 povos de todas as regiões do país, estiveram presentes, numa grande demonstração de força do movimento indígena. A estimativa inicial era que cerca de 1,6 mil viessem à capital federal. Trata-se do maior ATL já realizado.
A imprensa nacional e internacional repercutiu as marchas de milhares de indígenas na Esplanada dos Ministérios e divulgou a imagem da faixa com a inscrição “Demarcação Já” nos mastros de bandeiras em frente ao Congresso. Hoje, o mundo conhece mais da luta dos povos indígenas no Brasil.
https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2017/04/28/o-maior-acampamento-terra-livre-da-historia/
-
Indio agora só quer terra e dinheiro! facil essa , só vê indio de hilux e corola kk
-
A reivindicação foi a de dar continuidade no processo de demarcação de terras indígenas. Conhecido como o maior acampamento terra livre da História. O 14º Acampamento Terra Livre permaneceu por quatro dias intensos de atividades e protestos, e números históricos. Mais de quatro mil indígenas, de cerca de 200 povos de todas as regiões do país, estiveram presentes, numa grande demonstração de força do movimento indígena.