SóProvas


ID
2475652
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conhecimento explícito se baseia na experiência pessoal e na intuição.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. UMA QUESTÃO AJUDA A RESPONDER: [Questão de Concurso
    (Cespe/Antaq/Analista Administrativo/2009) Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.
    Gabarito: errado. A aprendizagem das práticas também pode ocorrer informalmente.
    A espiral do conhecimento foi descrita por Nonaka e Takeuchi (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito ao tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e, finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.
    O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.
    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

    Os quatro passos para completar a espiral do conhecimento serão apresentados a seguir:

    1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.
    2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.
    3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.
    4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.

  • O conhecimento tácito se baseia na experiência pessoal e na intuição. 

     

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • conhecimento tácito pode ser compreendido como o conhecimento que provém da experiência do indivíduo. É obtido por processos internos do indivíduo quando submetido a situações que lhe proporcionam experiências inéditas, sendo tais experiências assimiladas através do conhecimento de natureza tácita que o indivíduo já carrega consigo.

  • A questão trata do conhecimento tácito.


    Externalização é a conversão do conhecimento tácito no conhecimento explícito.


  • Conhecimento explícito: É objetivo, claramente descritível e passível de codificado em documentos, práticas e treinamentos. Toda documentação, modelos de negócios, projetos, procedimentos e métodos são exemplos. O conhecimento explícito é que se pode comunicar e transmitir. Ele está associado a organização.

    Fonte: Qconcursos

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de conhecimentos. A partir deles, vejamos como a afirmativa pode ser julgada.

    De acordo com a lição do ilustre professo Chiavenato (2014, p.340), o conhecimento pode ser de dois tipos:

    • Tácito: é altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como este interpreta a realidade. É o conhecimento como resultado do processamento de informações e do aproveitamento dos insights subjetivos e das intuições dos funcionários e é amplamente aceito. No modelo japonês, é o ponto de partida do processo de inovação na organização.

    • Explícito: quando é objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento. Toda documentação, modelos de negócios, projetos, procedimentos e métodos são exemplos. O conhecimento explícito é aquele que se pode comunicar e transmitir. No modelo ocidental, é o conhecimento útil, aquele que pode ser formalizado, sistematizado e facilmente comunicável.

    Tendo visto a lição de Chiavenato, concluímos que a questão está incorreta. Na verdade, é o conhecimento tácito que se baseia na experiência pessoal e na intuição.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte: 

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. p. 341.