-
Sistema 3 - "consultivo"
Este sistema representa um grande avanço para o lado participativo, que é um último sistema. O processo decisório, portanto, é do tipo participativo e consultivo, ou seja, os demais níveis hierárquicos participam das decisões e dado importância as opiniões deles, porém, ainda sob controle da cúpula. A confiança nos funcionários é mais elevada, o que faz a empresa criar sistemas para facilitar, relativamente, a comunicação. Ocorrem raramente punições e dada ênfase as recompensas materiais. Encontramos este sistema nas empresas mais organizadas e avançadas, como bancos e financeiras.
-
Onde está o erro da questão?
-
Entendi porrrrrrca nenhuma.
-
Processo de tomada de decisão está fortemente centrado no sistema consultivo?? Errado!!
É efetuada consulta aos níveis inferiores e é permitida a delegação e a participação das pessoas no Processo Decisional.
O processo está totalmente centralizado na cúpula da organização, a qual monopoliza todas as decisões no Autoritário Coercitivo.
-
A questão colocou consultivo ao invés de participativo
Sistema IV – Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança colectiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem actividades complexas.
Fonte: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/estilos-de-lideranca-de-likert/
-
"...dá ênfase ao sistema de recompensas sociais, que impõe, raramente, punições."
O modelo consultivo da ênfase a recompensas materiais.
-
✿ Os quatro estilos de Likert ou Sistemas de administração
O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Os sistemas são:
Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: O líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito. Geralmente, é encontrado em instituições com mão de obra intensiva, com nível de escolaridade mais baixo e tecnologia rudimentar. Por exemplo: seguimento voltado para a construção.
Sistema 2 – Autoritário-benevolente: O líder toma as decisões, mas permite que os subordinados possuam alguma liberdade ou flexibilidade no desempenho das tarefas. Encontrado em empresas industriais com mão de obra e tecnologia mais especializada e apurada, mas ainda com controle sobre o comportamento das pessoas. Ex.: indústria, linhas de montagem.
Sistema 3 – Consultivo: O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões. É, geralmente, utilizado em empresas de serviços, como bancos e financeiras, e áreas administrativas das empresas industriais mais organizadas.
Sistema 4 – Participativo: Apresenta como principal característica o envolvimento total dos empregados na definição dos objetivos das decisões. É o estilo recomendado por Likert, sendo, no entanto, ainda pouco encontrado na prática. É encontrado em empresas de sofisticada tecnologia, de pessoal especializado e preparado, desenvolvendo atividades extremamente complexas. Ex.: consultorias em administração e engenharia, propaganda.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
A questão abordou o tema "sistema de administração", especificamente as características do sistema consultivo de Likert.
De acordo com Idalberto Chiavenato (2014) os quatro sistemas de Likert são: (detalharemos o sistema 3, que é o solicitado na questão)
Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: "é um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. É o sistema mais duro e fechado."
Sistema 2 – Autoritário-benevolente: "é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1."
Sistema 3 – Consultivo: "trata-se de um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores." Processo decisório: descentralizado, há participação de níveis inferiores; Comunicação: em vários sentidos. Relações interpessoais: relação de confiança; Sistema de recompensas e punições: há recompensas materiais e simbólicas e ainda há punições.
Sistema 4 – Participativo: "é o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas." (CHIAVENATO, 2014)
Retomando a assertiva: Nesse tipo de sistema "consultivo" a decisão é descentralizada. Ainda há punições e ênfase nas recompensas simbólicas e materiais (e não sociais como no sistema participativo);
Destrinchando os erros da assertiva e associando aos sistemas corretos, temos:
"Uma organização que utiliza tecnologia apurada e mão de obra especializada (refere-se ao SISTEMA 2), onde o processo de tomada de decisão está fortemente centrado (refere-se ao SISTEMA 1) no sistema consultivo de Rensis Likert (1903-1981), dá ênfase ao sistema de recompensas sociais, que impõe, raramente, punições. (refere-se ao SISTEMA 4)
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014. (pág. 331 a 334)
GABARITO: ERRADO.