SóProvas


ID
2476339
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em um almoxarifado, o trabalho está quase sempre envolvido com cargas e mercadorias.

A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Um mesmo item pode ser chamado de carga, quando está em trânsito, ou de mercadoria, quando está disponível para ser comercializado.

( ) Cargas gerais, normalmente, são acondicionadas em sacos, caixas, paletes, etc. Também, podem ser classificados como carga geral os produtos que não são embalados por causa de suas dimensões, como máquinas e veículos.

( ) Cargas especiais são aquelas que irão envolver situações e tratamentos específicos, como produtos que necessitam de refrigeração, alguns tipos de alimentos, materiais para análises clínicas e fluidos inflamáveis.

( ) Cargas primárias incluem todo tipo de matériaprima, como celulose, grãos, trigo, minério, leite não embalado e soja ensacada para exportação.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dizer qual o conceito de cargas primárias?

  • Gabarito letra B. Também não encontrei nenhum material que fala sobre carga primária

  • Acho que inexiste essa classificação "cargas primárias". Encontrei, em minhas pesquisas, que o correto é carga geral (em que as especiais são uma subclassificação dessa) e carga a granel. Talvez, o correto fosse dizer carga a granel em vez de carga primária.  Observe:

     

    Carga Geral

     

    Denomina-se carga geral aos volumes acondicionados em sacos, fardos, caixas, cartões, engradados, amarrados, tambores, etc., ou ainda volumes sem embalagens, como veículos, maquinários industriais ou blocos de pedra. A carga geral (carga heterogênea solta ou fracionada) pode ainda ser sub-classificada em cargas especiais, contêineres e granéis.

     

    Carga geral é, portanto, toda mercadoria de uma maneira geral embalada, mas que pode vir sem embalagem – solta – num determinado estágio industrial, e que necessita de arrumação (estivagem) para ser transportada num navio, refrigerado ou não. Como exemplo de mercadoria com embalagem (packed), citamos amarrado/atado (wirebound), bobina/rolo (bobbin), caixote aramado (wirebound box). Como exemplo de mercadoria que não necessita de embalagem citam-se animais vivos, chapas de ferro, madeira ou aço, pedras em bloco, pneus soltos, veículos, tubos de ferro.

     

    Carga a Granel

     

    Carga a granel é toda carga homogênea, sem acondicionamento específico, apresentando-se sob a forma de sólidos, líquidos e gases. Compreendem as cargas não acondicionadas, portanto, sem invólucro/embalagem.

     

    Inclusive encontrei o seguinte: 

     

    Carga a Granel: É a carga líquida ou seca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades, tais como petróleo, trigo, etc.

     

    Confrontando as informações, a carga líquida seria o leite não embalado da questão e o trigo aparece em ambos. Ademais, a definição que trago está em sintonia ao que foi mencionado no execerto da banca notadamente "seca e embarcada sem acondicionamento" que é o caso da celulose, grãos, minério e outras matérias primas. 

     

    Logo, a resposta é mesmo a letra b. 

     

    Fontes: 

     

    https://portogente.com.br/portopedia/carga-73031/73031

    http://www.fiesp.com.br/transporte-e-logistica/natureza-de-carga/

  • Embalagem primária: possui contato direto com o material. Ex.: garrafa de refrigerante.
    Embalgem secundária: protege e acondiciona as embalagens primárias. Ex.: plástico que agrupa várias garrafas de refrigerante.
    Embalagem terciária: facilita os processos de movimentação e embalagens secundárias.

  • Imagine que você é um caminhoneiro e está transportando uma determinada carga. Faz diferença para você saber se a carga em questão é matéria-prima? Ora, por essa razão não há necessidade de sequer existir uma classificação para matérias-primas.

    Gab: B

  • Carga primária existe?

  • Cargas primárias incluem todo tipo de matéria-prima, como celulose, grãos, trigo, minério, leite não embalado e soja ensacada para exportação. Na verdade, trata-se de cargas granéis, cargas não embaladas ou sem acomodação específica.

    Gabarito: b) V V V F

  • Também, podem ser classificados como carga geral os produtos que não são embalados por causa de suas dimensões, como máquinas e veículos.

    Li em algum lugar que esse tipo de carga é chama de Neo-granel. Acabei errando a questão devido a esse conceito. Certamente eu entraria com recurso.