Segundo Oliveira e Dias (2005), A NBR 7190/97 não admite ligações com um único pino, e ligações com 2 ou 3 pinos são consideradas deformáveis, sendo seu uso permitido apenas para estruturas isostáticas.
Fonte: Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 7, n. 26, p. 33-64, 2005
.
NBR 7190
8.3 Ligações com pinos metálicos
8.3.1 Rigidez das ligações
As ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas. No projeto, estas ligações serão calculadas como se fossem rígidas, dando-se à estrutura isostática uma contraflecha compensatória, de pelo menos L/100, onde L é o vão teórico da estrutura considerada.
8.3 Ligações com pinos metálicos
8.3.1 Rigidez das ligações
As ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas.
No projeto, estas ligações serão calculadas como se fossem rígidas, dando-se à estrutura isostática uma contraflecha compensatória, de pelo menos L/100, onde L é o vão teórico da estrutura considerada.
Nunca serão utilizadas ligações com um único pino.
As ligações com quatro ou mais pinos podem ser consideradas rígidas nas condições seguintes.
As ligações pregadas com quatro ou mais pregos são consideradas rígidas, desde que respeitados os diâmetros de pré-furação especificados em 8.3.2 .
As ligações parafusadas com quatro ou mais parafusos são consideradas rígidas ou deformáveis, de acordo com o diâmetro de pré-furação adotado, conforme 8.3.3.
NBR 7190
Vá e vença, que por vencido não os conheça!