SóProvas


ID
2477659
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à arquivologia, julgue o item que se segue.

Os documentos correntes são aqueles que, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. 

     

    arquivo corrente 1 Conjunto de documentos, em documentos tramitação ou tramitação não, que, pelo seu valor primário, é objeto valor primário de consultas consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. 2 Arquivo(2) Arquivo(2) Arquivo(2) responsável pelo arquivo corrente(1) arquivo corrente(1).

     

    DBTA (205)

  • É na fase intermediária que os documentos  aguardam a sua destinação final (eliminação ou gurada permanente).

  • Arquivo Corrente - conjunto de documentos em curso ou de uso frequente.

    Arquivo Intermediário - conjunto de documentos procedente de arquivos correntes, que aguardam destinação final.

  • Os arquivos correntes são aqueles que guardam os documentos mais recentes e frequentemente consultados. Por isso, facilita o acesso se esses documentos estiverem localizados nos próprios setores em que os mesmos foram produzidos/recebidos ou próximos a estes.

  • A Teoria das três idades é baseada no Ciclo vital dos documentos, segundo o qual, os mesmos passam por três fases: corrente, intermediária e permanente.

     

    Arquivo corrente (Primeira idade) Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.

     

    Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

     

    Arquivo permanente (Terceira idade): “Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor” (D.T.A. 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas

  • Errado!

     

    O correto seria: Arquivos Intermediários.

     

    OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER:

     

    (CESPE - 2008 - MTE)

    A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo são indicadores da necessidade de transferência desse registro documental ao arquivo intermediário.

    GABARITO: CERTA.

  • O pessoal fica justificando o injustificável. Até onde estudei aprendi que independente de o arquivo ser correntes eles podem ser recolhidos diretos para os arquivos permanentes ou serem transferidos para os intermediários. Até agora estou buscando o erro dessa questão.

  • Essa questão e da mesma banca, a qual foi considera como CERTA.

    Ano: 2017

    Banca: Quadrix

    Órgão: CFO-DF

    Prova: Técnico em Arquivo

    Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue o item que se segue. 
    O recolhimento consiste na saída de documentos dos arquivos correntes ou intermediários e em seu envio ao arquivo permanente. 

  • "Os documentos correntes são aqueles que, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente. "

    Pesssoal. Errei a questão. Mas... veja só. Os documentos correntes podem acontecer várias coisas: Serem eliminados diretamente, ir para guarda permanente, ou ainda ir para o arquivo intermediário.

    Realmente faltou esta parte do arquivo intermediário. Não?

  • São os intermediários ERRADO
  • Se o arquivo vai ser recolhido ou eliminado ele não é mais corrente.

  • Essa questão está toda erra, muito mal elaborada.

  • Não é o Corrente , é o Intermediario.

  • ERRADO

     

    Os documentos intermediários são aqueles que, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente. 

     

    OBS: Os arquivos correntes ( ou 1ª fase, 1ª idade) são constituidos por documentos de uso e consulta frequentes. 

  • Os documentos intermediários são aqueles que não possuem uso corrente nas entidades produtoras e aguardam a eliminação ou a transferência para guarda permanente.

  • Os documentos intermediário são aqueles que, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente. 

  • ERRADO - Inversao de conceitos

    Corrente: são aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

    Intermediário: são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Permanente: conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • errado
    definição de intermediarios

     

  • Só queria saber pq o documento na fase corrente não pode ser recolhido ou eliminado. tem alguma coisa errada ai.

  • Gabarito : ERRADO. Definição de Arquivo intermediário
  • NA VERDADE A QUESTÃO NÃO ESTÁ ERRADA POR DIZER Q NA IDADE CORRENTE NÃO PODERÁ SER ELIMINADO,DENNER Z,O QUE DE FATO PODERÁ.O ERRO ESTÁ EM NÃO DIZER Q NA FASE CORRENTE PODERÁ HAVER A TRANSFERÊNCIA PARA O ARQUIVO INTERMEDIÁRIO,RESTRINGIU A INFORMAÇÃO.

    DE FATO QUESTÕES ASSIM SÃO MUITO AMBÍGUAS MAS FAZER O QUE NÉ..... 

    VIDA QUE SEGUE 

  • Lei 8.159/91

    (...)

    Art. 8° Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    §1° Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

  • Os documentos correntes (INTERMEDIÁRIOS) são aqueles que, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente. 

    GABARITO: ERRADA!

  • Essa banca é uma mãe, em arquivologia. 

  • GABARITO: ERRADO

     

    ARQUIVOS INTERMEDIARIOS:

    Aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente. 

  • CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS QUANTO AOS ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO:

    INTERMEDIÁRIOS (2ª IDADE): arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos, mas ainda podem ser questionados. (NÃO SÃO DE USO CONSTANTE).

    ERRADA!

  • Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso frequente e exclusivo da fonte geradora. “Também chamado de ativo"

  • Os documentos do arquivo corrente são caracterizados pela alta frequência de uso e consulta, pois estão revestidos de grande valor administrativo (são documentos essenciais à execução de atividades rotineiras).

    Com o passar do tempo, este valor diminui, assim como a frequência de uso e consulta desses documentos. Diminuem a tal ponto que os documentos apenas são guardados na fase intermediária para aguardarem os prazos de recolhimento ou eliminação. Sendo assim, documentos nas condições descritas no item são documentos intermediários.

    Gabarito do professor: Errado
  • GAB.: ERRADO

    .

    L. 8159/1991, Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    §1º - Consideram-se documentos CORRENTES aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.

    §2º - Consideram-se documentos INTERMEDIÁRIOS aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    §3º - Consideram-se PERMANENTES os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • ERRADO

    Arquivo intermediário ou segunda idade: refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.