-
Estrutura matricial fraca (ou matricial funcional): a autorida é exercida pelo gerente funcional. O gerente de projetos está subordinado ao um dos gerentes funcionais. Esta é uma estruturaadequada a organizações com poucos projetos interdisciplinares que apresentam baixo grau de prioridade, em que o organograma reflete uma estrutura funcional tradicional.
Estrutura matricial forte (ou matricial por projetos): é o contrário da matricial funcional. A autoridade é exercida pelo gerente de projeto, que é o responsável por sua conclusão e a quem compete mobilizar recursos e definir equipes de trabalho. Assim, o gerente de projeto possui ampla autoridade sob a maioria dos aspectos do projeto e está associado a ele em tempo integral.
Os gerentes funcionais possuem pouca influência nas atividades do projeto. É uma estrutura adequada a organizações com muitos projetos interdisciplinares ou que sejam prioritários para o sucesso da organização. Dispõe de muitos recursos e longos prazos.
Estrutura matricial balanceada: o gerente de projeto designado atua em bases iguais com os gerentes funcionais. Representa um meio termoem relação às autoridades do gerente de projetos e dos gerentes funcionais.
Fragmento de texto do professor Marco Aurélio Corrêa
-
GABARITO: c) matricial balanceada.
-
Matricial fraca - possui um gerente de projeto subordinado e dividi sua funçao.
Matricial balançada - possui um gerente de projetos proprio central, com autonomia.
-
Matriz balanceada:
:. Poder equilibrado entre os Gerentes de projeto e os funcionais;
.: Cada gerente responde pela sua parte do projeto;
.: Funcionários designados conforme a necessidade;
.: Tempo do gerente de projetos: integral;
.: Gerente de projetos se reporta ao gerente funcional, mas compartilha a autoridade e poder;
.
.
At.te
Foco na missão ❢