SóProvas


ID
2478619
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Açaí faz bem para a cabeça

       Pesquisadores brasileiros e canadenses testam o potencial do fruto

                contra doenças neuropsiquiátricas, como a bipolaridade

Uma iguaria paraense com sucesso no Brasil todo, o açaí já foi associado ao melhor controle do colesterol e à prevenção do câncer. Agora, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e da Universidade de Toronto, no Canadá, adicionam outra façanha à lista: a possível melhora no quadro de transtorno bipolar.

É que o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias, organelas que produzem energia para as células – na doença, elas acabam liberando os perigosos radicais livres. “Além disso, houve redução na inflamação”, conta o biomédico  Alencar Kolinski Machado, um dos brasileiros envolvidos no projeto. “Sabemos que indivíduos bipolares têm uma ativação inflamatória crônica”, informa.

De acordo com Machado, é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens. Um estudo demonstrou, por exemplo, que 120 mililitros do suco por dia promoveram um efeito anti-inflamatório capaz de amenizar a dor. O açaí na tigela cairia igualmente bem, pois contém a polpa do alimento. Basta evitar certos acompanhamentos, como xarope de guaraná e leite condensado. Prefira frutas naturais e um pouco de mel – e não abuse da granola.

Disponível em:  <http://super.abril.com.br/saude/acai-faz-bem-para-a-cabeca/>. Acesso em: 24/04/2017, às 19h11min.  

Textos que trazem relatos de divulgação científica normalmente usam elementos linguísticos que modalizam a informação a fim de que fique claro que os dados são inconclusivos ou ainda que se trata de conjecturas com base em provas e pesquisas. Esse é o caso do seguinte trecho do texto:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

  • a) (...) é provável [conjectura] que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens.  

  • Para mim há duas alternativas corretas, pois o enunciado pede elementos linguísticos que modalizam a informação:

    * " a fim de que fique claro que os dados são inconclusivos" - a) (...) é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens.

    * " ou ainda que se trata de conjecturas com base em provas e pesquisas" - c) É que o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias (...)

  • obs.: colocar a resposta não ajuda em nada e sim como chegou à tal resposta!

     

    #ficadica

  • Conjectura = ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos; conjetura, hipótese, presunção, suposição.

  • Todas as afirmativas, com exceção da "A", trazem uma certeza ou um fato que ja ocorreu:

    a) (...) é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens.  (o adjetivo provavel carcteriza algo que tem chances de acontecer, ou seja, não traz uma certeza)

    b) (...) o açaí já foi associado ao melhor controle do colesterol e à prevenção do câncer. (só pelo fato de estar no passado demonstra que é algo que já ocorreu)

    c) É que o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias (...).  (algo que ja acontenceu também)

    d) (...) na doença, elas acabam liberando os perigosos radicais livres. (é uma afirmação)

    e) Basta evitar certos acompanhamentos, como xarope de guaraná e leite condensado. (verbo no imperativo, indicando ordem)

     

     

     

  • Vendedor hotmart, monetizze companhaia esee nao e o lugar.