SóProvas


ID
2478697
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Sobre a Alienação Parental, conforme disposições da Lei 12.318/2010, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. 

    Parágrafo único.  São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:  

    I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; 

    II - dificultar o exercício da autoridade parental; 

    III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; 

    IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; 

    V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; 

    VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; 

    VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.

  • POR FAVOR, COLOQUEM O GABARITO PESSOAL.

     

    GABARITO LETRA ( A )!!!!!!!

  • LEI Nº 12.318/2010

    Vejamos a correção das assertivas incorretas:

    • b) a AP prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar (Art. 3º);
    • c) os atos podem ser praticados diretamente ou com auxílio de terceiros (Art. 2º, § único);
    • d) além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia (Art. 2º, § único);
    • e) o laudo pericial terá base em ampla avaliação psicológica, compreendendo inclusive o exame da forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor (Art. 5º, §1º);

    Gabarito: A

  • #DICA: ALIENAÇÃO PODE SER CONSTATADA DIRETAMENTE PELO JUIZ OU PELA PERÍCIA = LOGO, DEVE-SE INFERIR QUE ELA É DISPENSÁVEL PARA DECISÃO JUDICIAL

  • A questão exige o conhecimento sobre a alienação parental, com previsão na lei nº 12.318/10, e pede que o candidato assinale a alternativa correta. Veja:

    A - correta. Art. 2º, parágrafo único, VII: são formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.

    B - incorreta. A alienação parental também se justifica quando há o prejuízo na relação entre netos e avós, uma vez que eles são considerados como integrantes do grupo familiar.

    Art. 3º: a prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

    C - incorreta. A alienação parental também pode ser promovida com o auxílio de terceiros.

    Art. 2º, parágrafo único: são formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: (...)

    D - incorreta. Não somente os atos constatados pela perícia são considerados de alienação parental, mas também aqueles declarados pelo juiz.

    Art. 2º, parágrafo único: são formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: (...)

    E - incorreta. É justamente o contrário: o laudo pericial deve levar em conta a forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor.

    Art. 5º, §1º: o laudo pericial terá base em ampla avaliação psicológica ou biopsicossocial, conforme o caso, compreendendo, inclusive, entrevista pessoal com as partes, exame de documentos dos autos, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor.

    Gabarito: A