SóProvas


ID
2478775
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base no modelo bioecológico do desenvolvimento humano, analise as alternativas a seguir.

I. O ambiente/contexto ecológico é constituído por um conjunto de sistemas interdependentes vistos como organização de encaixe de estruturas concêntricas.

II. Para Bronfenbrenner, na compreensão do desenvolvimento humano, a herança genética é fundamental, definirá o desenvolvimento e se sobrepõe ao fenótipo.

III. Para compreender o desenvolvimento humano, é necessário considerar o ambiente ecológico, o qual é composto por oito subsistemas.

IV. Desenvolvimento é o processo por meio do qual a pessoa se transforma e adquire uma concepção mais ampliada, diferenciada e válida do meio.

V. O desenvolvimento acontece na sucessão de estágios, sendo que em cada estágio o ego passa por uma crise. O desenvolvimento do indivíduo está relacionado ao seu contexto social, o qual influencia as crises.

Estão CORRETAS somente

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "A"

    vejamos, 

    A abordagem ecológica desenvolvida por Bronfenbrenner (1977, 1989, 1996) privilegia estudos em desenvolvimento de forma contextualizada e em ambientes naturais, diferentemente de experiências em laboratório, visando apreender a realidade de forma abrangente, tal como é vivida e percebida pelo ser humano no contexto em que habita. Sua teoria ficou mais conhecida e, utilizada por vários pesquisadores no Brasil (HADDAD,1997; FLEURY, 1999 e YUNES, 2001) como um modelo que diferencia as várias camadas de ambientes. O ambiente ecológico de desenvolvimento humano não se limita apenas a um ambiente único e imediato, e deve ser “concebido topologicamente como uma organização de estruturas concêntricas, cada uma contida na seguinte” (BRONFENBRENNER, 1996 p.18). Esse conjunto de estruturas, que no dizer do autor parece lembrar um jogo de bonecas russas encaixadas uma dentro da outra, interferem mutuamente entre si e afetam conjuntamente o desenvolvimento da pessoa. Cada uma das estruturas é chamada pelo autor de: micro-, meso-, exo- e macrossistema.

    (...) microssistema que é definido como: “um padrão de atividades, papéis e relações interpessoais experienciados pela pessoa em desenvolvimento num dado ambiente com características físicas e materiais específicas” (p. 18). Portanto, ambientes tais como a casa, a creche ou a escola em que a pessoa é envolvida em interações face-a-face fazem parte do microssistema.

    O mesossistema diz respeito às inter-relações entre dois ou mais ambientes nos quais uma pessoa participa ativamente, podendo ser formado ou ampliado sempre que ela passe a fazer parte de novos ambientes. Em alguns casos, por exemplo, esse sistema inclui as relações que uma criança mantém em casa, na escola, no clube e com amigos da vizinhança; em outros, apenas as relações exclusivamente familiares e com membros da igreja da qual sua família faz parte.

    Num exosssistema, ao contrário do mesossistema, a criança ou pessoa em desenvolvimento não é participante ativa, mas aí podem ocorrer eventos que a afetem, ou ainda vice e versa, podem ser afetados por acontecimentos do ambiente imediato onde a criança se encontra. Estes tipos de ambientes que consistem em exosssistemas podem ser por exemplo: o local de trabalho dos pais, a escola do irmão ou a rede de amigos dos pais.

    Finalmente, o macrossistema envolve todos os outros ambientes, formando uma rede de interconexões que se diferenciam de uma cultura para outra. Neste caso, podemos dar, como exemplo, a estrutura política e cultural de uma família norte americana de classe média enquanto sistema, muito diferente de um grupo familiar de operários brasileiros.

    A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100006