SóProvas


ID
2478778
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das formas de melhor compreender o contexto familiar onde ocorre o abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes, é direcionar o foco da análise para os personagens principais dessa história: a mãe, o abusador e a vítima.

Considerando tal perspectiva, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Araújo (2002), no que diz respeito à experiência de atendimento a casos de abuso sexual intrafamiliar, o fato de muitas mães não acreditarem ou mesmo punirem suas filhas pelo acontecido pode ser visto como uma forma de suportar o desmantelamento da unidade familiar e conjugal. A negação das mães pode denunciar uma postura de cumplicidade silenciosa com o agressor, freqüentemente encontrada em casais com conflitos sexuais;

     

    Forward & Buck (1989) descreveram a figura materna como uma cúmplice silenciosa ou como uma pessoa ativamente envolvida;

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v25n4/a14v25n4.pdf

     

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Qual o erro da B?
  • Acredito que o erro da letra b é dizer que a criança é conivente com o ato, sendo que, na verdade, ela é vítima.

    Significado de Conivente

    Cúmplice; que esconde uma ação ilegal ou imoral cometida por outra pessoa; que não faz nada para impedir uma ação errada ou criminosa.Que não tenta evitar nem prevenir um crime; que expressa cumplicidade.

  • Não acredito que a B esteja errada, uma vez que muitas crianças se sentem coniventes com o abuso mediante presentes, doces e promessas em geral.