SóProvas


ID
2479411
Banca
IDIB
Órgão
CRO-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da realização de cópias de seguranças, analise as seguintes afirmativas:

I. Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para recuperar eventuais falhas, mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

II. Um backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais.

III. Atualmente são utilizados disquetes para backup de dados nas empresas.

Analisando as afirmativas acima, marque a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O backup não deve ser feito no mesmo dispositivo por medida de segurança! E não entendi como o backup vai: "evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão." como afirma a questão!  o backup poderia sim reestabelecer os arquivos que foram perdidos ou danificados por virus! mas não evitar!!! 

    se estiver errado por favor me corrijam!!!

  • "mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão." Não concordo com essa parte.

    Concurseira dedicada - "A DIFICULDADE é passageira... DESISTIR é para SEMPRE".

  • I. Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para recuperar eventuais falhas, mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.  Como assim está como certa??? Desde quando os Backups se tornaram Antivirus??

    Que lixo!!!!

  • Acabei de descobrir que Backup é um tipo de antivirus. Muito bom isso.

  • Também fiquei em dúvida na assertiva I, mas acabei marcando como certa. Vejamos:

     

    I. Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para recuperar eventuais falhas, mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

     

    O que a afirmativa diz é que o backup pode evitar consequências indesejáveis de uma infecção por vírus - ou seja, não irá evitar o ataque em si, mas os dados eventualmente corrompidos pelo vírus estarão salvos em outro dispositivo. A consequência indesejável de se perder os arquivos será evitada, caso você tenha um backup.

     

    No meu entendimento, portanto, questão com uma redação ruim, mas com gabarito justificável.

  • "mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão" = perder a p**** toda,por exemplo!!!

  • Pessoal, a alternativa "I "é pura interpretação de texto.

    I. Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para recuperar eventuais falhas, mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

    .

    .

    Na verdade o que essa oração está querendo dizer é que: caso ocorra uma invasão no meu computador ou uma falha , e por isso eu venha a perder dados  armazenados, eu posso utilizar o backup que fiz anteriormente para recuperar esses dados perdidos. Com isso evito consequências de uma possivel infecção por vírus, ou de uma invasão ou falhas. (consequência: ficar sem acesso aos dados armazenados)

  • evitar consequências de uma possível infecção por vírus

    só pode evitar consequências, não evitar a infecção...

  • Gabarito Letra A

     

  • Quetão deveria  ter seu gabarito alterado para letra C. Backups não protegem contra consequências de infcções por virus ... nada haver ... Ele é uma cópia de segurança, não evita em nenhum momento que seus arquivos sejam contaminados ... quem estudou errou essa questão!

  • Eduardo Ribeiro, concordo plenamente com suas palavras. Pura interpretação de texto.

    "evitar consequências de uma possível infecção" = ser chantageado para recuperar seus dados, corromper os seus dados originais... 

  • Eric Mateus 

    Você é tão inteligente que continua aqui.

  • Eduardo Ribeiro você está certo, na sua colocação e devemos tomar como ensinamento por que interpretação de texto é tão importante quanto qualquer outro assunto para concursos, enem etc.

  • Pessoal, cuidado com a interpretação. Se você tem os dados no seu computador e ele é infectado por VÍRUS, você os perde. O Backup - como citado pela questão - evita consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão. Exemplo: perda dos dados. 

    .
    Basta vocês pesquisarem, qual o método mais "seguro/indicado" de se prevenir contra ataques de Ransonware ?  BACKUP

  • Meu problema foi a interpretação, ainda continuo sem enxergar. "Não só (...), mas também (...)" da ideia de adição e pode ser substituído por: (...) E (...) Reescrevendo a frase: Os Backups dos dados armazenados em um computador são importantes para recuperar eventuais falhas E evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão. O texto, pelo que entendi, está afirmando que o Backups protege sobre eventuais ataques ou infecções de vírus. Se houver professor de português para me corrigir ou confirmar a interpretação que eu tive, agradeço!
  • ,

    Luís Mesiano, não sou prof. de língua portuguesa, mas vou tentar ajudar: nas conjunções aditivas, a segunda oração não é consequência obrigatória da primeira. O que ocorre, na verdade, é uma adição de ideias, de conceitos, de pensamentos. Veja:

     

    Os livros não só instruem, mas também divertem. [Os livros instruem. Os livros divertem]

     

    Ela não só dirigiu a pesquisa, como também escreveu o relatório. [Ela dirigiu a pesquisa. Ela escreveu o relatório]

     

    Note que nas duas frases a segunda oração adiciona uma ideia, um pensamento, mas não é essencial para compreender a primeira.

    __

    Como base nessa ideia podemos pensar a frase da questão de forma isolada, sem que qualsquer das formas fique prejudicada:

     

    Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para recuperar eventuais falhas, mas também evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

     

    > Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes para recuperar eventuais falhas.

     

    > Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes para evitar consequências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

     

    Abraço!

  • O bakcup não protege de vírus, mas por lógica se o conteúdo que está na máquina for infectado tem-se uma cópia deste podendo ser restaurado. 

  • QUESTÃO MAL ELABORADA. COM ESSE PORTUGUÊS FRESCO. DÁ A ENTENDER QUE O BACKUPS TEM POR FINALIDADE  PROTEGER DE VÍRUS.

  • GABARITO A

     

    O que tem de tosca na afirmativa C tem de pegadinha na afirmativa A.

     

    Amigos, vamos ficar atentos >>>>> invasão. 

     

    Recordando da última invasão que teve em maio/2017, o ransomware.

     

    Bons estudos!

    Rumo a posse!

  • O problema da I talvez esteja na palavra "invasão", e não "vírus". Veja bem, se seus dados forem infectado por vírus, vc pode perder arquivos... mas os arquivos estarão lá no backup! Beleza! Mas e a invasão? Se alguém invadir e pegar dados confidenciais, como um backup pode ajudar? É, não pode!

  • Entre as finalidades de uma invasão, que podem ser várias e inumeraveis, é o furto de dados, alteração de dados, exclusão. E de fato, o backup pode ajudar a evitar as conseguências de uma invasão ou uma infeccção de malwares (Uma das medidas mas eficazes para solucionar uma infecção por rasomware é o backup)

  • A informação mais importante a respeito de backup fica na norma ISO 27002, a qual afirma que as mídias de backup devem ficar situadas a uma distância segura da mídia e dos sistemas originais, para que danos causados por um desastre no site principal não afetem também o backup. Questões de prova em cima dessa ideia são frequentes. Além disso, podemos destacar que os backups podem ser realizados de três formas diferentes. São elas:

     

    Backup Incremental: realiza um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup, de qualquer tipo. Em suma, é um backup de atualização.

     

    Backup Diferencial: realiza um backup dos arquivos que foram alterados desde o último backup completo. É um backup intermediário entre o incremental e o completo. Não desmarca - não aparece que foi feito o backup do arquivo!

     

    Backup Completo (normal): como o próprio nome diz, todos os arquivos e pastas na unidade sofrem o backup, ou seja, é criada uma cópia de segurança para todos esses arquivos.

     

    Onde gravar os backups: você pode usar mídias (como CD, DVD, pen-drive, disco de Blu-ray e disco rígido interno ou externo) ou armazenalos remotamente (online ou off-site). A escolha depende do programa de backup que está sendo usado e de questões como capacidade de armazenamento, custo e confiabilidade. Um CD, DVD ou Blu-ray pode bastar para pequenas quantidades de dados, um pen-drive pode ser indicado para dados constantemente modificados, ao passo que um disco rígido pode ser usado para grandes volumes que devam perdurar.

     

    Quais arquivos copiar: apenas arquivos confiáveis e que tenham importância para você devem ser copiados. Arquivos de programas que podem ser reinstalados, geralmente, não precisam ser copiados. Fazer cópia de arquivos desnecessários pode ocupar espaço inutilmente e dificultar a localização dos demais dados. Muitos programas de backup já possuem listas de arquivos e diretórios recomendados, você pode optar por aceitá-las ou criar suas próprias listas.

     

    Com que periodicidade devo realiza-los: depende da frequência com que você cria ou modifica arquivos. Arquivos frequentemente modificados podem ser copiados diariamente ao passo que aqueles pouco alterados podem ser copiados semanalmente ou mensalmente.

  • O item correto da questão é opção A, porem acho que a questão deve ser melhor interpretada ao afirmar que o backup dos dados armazenados em um computador, como diz a afirmativa I, onde o correto seria salvar o backup em um dispositivo fora do proprio computador sem que o backup sofra risco de ser perdido, contaminado por virus ou sofra falhas!

  • PÉSSIMA ... PÉSSIMA ... PÉSSIMA !!!!! REDAÇÃO.

  • Quase errei logo ao ler a primeira assertiva dessa forma:

    I. Os backups dos dados armazenados em um computador são importantes, [...]

    Como os dados replicados armazenados no mesmo local dos originais seriam importantes? Depois, relendo com mais calma, me toquei que "armazenados em um computador" se refere aos dados (originais), e não aos backups.

  • Me perdi aqui e acabei marcando só assertiva 2 como certa, mas de fato o problema da assertiva 1 é interpretação de texto, achei que se referia a backup na própria máquina. Vida que segue kk