SóProvas


ID
2479681
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo endureceu as negociações com os parlamentares e deu um basta a novas concessões na reforma da Previdência, rejeitando assim o lobby pesado de algumas categorias do serviço público, sobretudo com altos salários.

(O Globo, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/E79kQQ> . Adaptado)


Entre os direitos que alguns servidores públicos gostariam de manter, é correto identificar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    A poucas horas de iniciar a votação do texto final da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados, o governo ainda faz cálculos e deve flexibilizar as regras de aposentadoria para para os servidores públicos. Está na mesa de discussão a possibilidade de manter a integralidade (último salário da carreira) e paridade (reajuste salarial igual ao do pessoal da ativa) para quem ingressou antes de 2003.

     

    Fonte: http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/05/governo-fara-novas-concessoes-para-servidores-publicos-1014050884.html

    Atualizado em 03/05/2017 às 17h21

  • Bingo!

  • Resposta B

    ---------------------------------------

    Temer reúne líderes e determina que texto da reforma da Previdência será votado como está: Missão agora é enfrentar as resistências no voto e aprovar o texto negociado com o relator Arthur Maia

    Cada um no seu quadrado , "se não mexer no meu está bom" esse é o pensamento do todos...

     

    Noticia: 24/04/17

    Prova: 02/07/17


    https://oglobo.globo.com/economia/temer-reune-lideres-determina-que-texto-da-reforma-da-previdencia-sera-votado-como-esta-21246160

    "quando os ímpios governam, o povo geme." Provérbios 29:2

  • COMENTÁRIOS:

     

    Questão difícil, que foi no detalhe do tema da reforma da previdência. Vejamos a resposta, conforme texto publicado no Blog do Noblat: “O governo endureceu as negociações com os parlamentares e deu um basta a novas concessões na reforma da Previdência, rejeitando assim o lobby pesado de algumas categorias do serviço público, sobretudo com altos salários, que querem continuar se aposentando mais cedo com integralidade (último salário da carreira) e paridade (reajustes salarias iguais ao do pessoal da ativa)”.

     

    Gabarito: B

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tj-sp-prova-comentada-e-gabarito-extraoficial-de-atualidades/

  • Comentário:

    (A) a aplicação do fator previdenciário não é vista com bons olhos e seu cálculo incide apenas nas aposentadorias pagas pelo INSS, não havendo lobby dos servidores em relação à sua aplicação.

    (B) Certa

    (C) O período mínimo de contribuição atualmente é de 15 anos e o texto da reforma propõem elevá- lo para 25 anos.

    (D) A estabilidade do servidor é adquirida após 36 meses (3 anos), não interessando à categoria elevar o período para 10 anos.

    (E) O servidor público possui regime previdenciário próprio não contribuindo com o INSS.

     

    https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Coment%C3%A1rios-Escrevente-TJ-SP-Rebecca-Guimar%C3%A3es.pdf

  • Governo fará novas concessões para servidores públicos

    Regras devem ser flexibilizadas, como integralidade e paridade salarial.

    A poucas horas de iniciar a votação do texto final da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados, o governo ainda faz cálculos e deve flexibilizar as regras de aposentadoria para para os servidores públicos. Está na mesa de discussão a possibilidade de manter a integralidade (último salário da carreira) e paridade (reajuste salarial igual ao do pessoal da ativa) para quem ingressou antes de 2003.

    De acordo com a primeira versão do relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA), negociada com técnicos da equipe econômica, esses trabalhadores somente teriam direito a esses dois benefícios se completassem 65 anos de idade (homem) e 62 anos (mulher), sem fase de transição. Mas diante da pressão de algumas categorias, como juízes, procuradores, consultores legislativos e auditores fiscais da Receita Federal sobre os congressistas, o Planalto deve recuar para facilitar a votação da proposta.

     

    Mais notícias em:

     http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/05/governo-fara-novas-concessoes-para-servidores-publicos-1014050884.html

     

    CORRETO, LETRA B.

     

  • Esta questão acertamos facilmente, se pensarmos no que move os políticos (infelizmente)??      DINHEIRO > R$ !!!

     

    qual a única alternativa que os políticos não irão sair perdendo financeiramente???

     

     b) a integralidade, que garante a aposentadoria com o último salário da carreira, e a paridade, que garante ao servidor aposentado reajustes salarias iguais ao do pessoal da ativa..

     

    FÓDA!!!

  • Questão mal formulada, pois a alternativa correta não frisou que o direito à integralidade somente pertence àqueles que ingressaram na carreira pública antes de 2003. Generalizou, dando a entender que todos os servidores públicos possuem este direito!! Péssimo. 

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP te indico uma Apostila com o conteúdo completo de todas as matérias de Direito - DIREITO PENAL, DIREITO CONSTITUCIONAL, PROCESSO CIVIL, PROCESSO PENAL, NORMAS DA CORREGEDORIA, DIREITO ADMINISTRATIVO, cobradas no Edital do TJSP. Todos os artigos com a indicação do que é mais cobrado pela banca. Marcações dos pontos mais pedidos e das possíveis pegadinhas. Todas as pegadinhas que a banca costuma usar e as formas para não cair em nenhuma delas. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA

    Link do site: https://go.hotmart.com/A57660933L

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Não tem como errar essa questão é a melhor opção kkkkk

    B = a integralidade, que garante a aposentadoria com o último salário da carreira, e a paridade, que garante ao servidor aposentado reajustes salarias iguais ao do pessoal da ativa.