SóProvas


ID
2479855
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base em Sobral e Peci (2008), e considerando que o propósito das estruturas organizacionais é o controle das atividades da organização e que é uma forma de exercício de poder, associe corretamente os tipos de poder apresentados na coluna da esquerda com as descrições da coluna da direita.

1. Poder coercitivo

2. Poder carismático

3. Poder legítimo

4. Poder de competência


( ) Decorrente de posição hierárquica, de autoridade formal.

( ) Associado a uma imagem favorável que torna o detentor credível admirado.

( ) Resulta de conhecimento e aptidão distintiva.

( ) Capacidade de o detentor punir ou recomendar sanções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

    Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.

     

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

     

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

     

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

    Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

     

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

    Por exemplo: o médico dá conselho que o paciente provavelmente seguirá, entendendo que ele sabe resolver o problema (e estudou para isso).

  • Gabarito: letra "A".

     

  • Uma dessas num cai na minha prova rs

  • A questão exige conhecimento acerca da distinção dos tipos de poderes na organização.

    De acordo com Sobral e Peci (2013. pág. 269 e 270), os poder pode ser classificado da seguinte forma:

    • Poder coercitivo: o detentor de poder puni ou recomenda sanções. A mudança de comportamento acontece por medo da punição.
    • Poder de recompensa: refere-se à capacidade de recompensar e consequentemente influenciar o comportamento através do sistema de recompensas.
    • Poder legítimo: o poder vem da posição hierárquica do detentor (autoridade formal).
    • Poder referente (ou carismático): o poder advém de uma imagem positiva que influência o comportamento dos demais.
    • Poder de competência: de acordo com os autores, a influência vem das competências, conhecimentos e aptidões distintivas.

    Agora vamos associar as colunas, com base nas informações trazidas acima:

    (3. Poder legítimo) Decorrente de posição hierárquica, de autoridade formal.

    (2. Poder carismático) Associado a uma imagem favorável que torna o detentor credível admirado.

    (4. Poder de competência ) Resulta de conhecimento e aptidão distintiva.

    (1. Poder coercitivo) Capacidade de o detentor punir ou recomendar sanções.

    Logo, a sequência é a seguinte: 3, 2, 4 e 1.

    Fonte: SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013.

    GABARITO: LETRA A