-
Ano: 2007
Banca: CESPE
Órgão: ANVISA
Prova: Técnico Administrativo
Os pronomes possessivos que se refiram a pronomes de tratamento devem ser sempre os de terceira pessoa, como no seguinte exemplo: Vossa Senhoria deverá nomear seu substituto no prazo de três dias.
Gabarito: Certo.
-
2.1. Pronomes de Tratamento
2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento
Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa:
"Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (enão"Vossa ... vosso...").
GAB LETRA C
-
"Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa"
(Manual de redação da presidência da república - 2ª edição)
.
-
Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da segunda pessoa, porque concordam com esses pronomes. = CORRETO É TERCEIRA PESSOA.
-
Letra C
Os pronomes possessivos que se referem a pronomes de tratamento são sempre de terceira pessoa.
-
A) O emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares é dispensado, sendo suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.
- foi abolido, logo está desatualizado
B) Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico, por isso deve ser empregado apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado.
C) Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da segunda pessoa, porque concordam com esses pronomes.
- concordância -> terceira pessoa
D) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.