SóProvas


ID
2480431
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atitude investigativa é componente constitutivo do trabalho do/da assistente social, dando visibilidade às suas competências e especificidades, voltada para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social. Assinale a alternativa CORRETA sobre a atitude investigativa no Serviço Social.

Alternativas
Comentários
  • A dimensão investigativa do Serviço Social é temática importante e inerente a prática profissional. A intervenção é precedida pela investigação. Para comentarmos cada assertiva tomaremos como base o artigo de Yolanda Guerra (A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS, Unb, Brasília, 2009. Disponível on line):

    a) Esta assertiva está incorreta. Investigar no sentido policialesco, fiscalizados e coercivo é vedado ao assistente social, conforme aponta o Código de Ética Profissional do Assistente Social no Art. 3º, alínea C. A atitude investigativa nada tem a ver com essas práticas mas sim com o ato de possibilitar o conhecimento aprofundado da realidade social e seus antagonismos para uma intervenção eficiente e eficaz, propositiva e em consonância com o Projeto ético-político da profissão. Yolanda Guerra na bibliografia supracitada também destaca que a atitude investigativa juntamente com a interventiva, sendo praticamente impossível dissociá-las no fazer profissional pois caminham juntas, está imbricada nas competências e atribuições profissionais.

    b) Esta assertiva está incorreta. Considerando o Serviço Social uma profissão de natureza interventiva, isto é, que irá intervir nas expressões da questão social, faz-se necessária para a prática profissional qualificada também a dimensão investigativa. É esta última que permite ao profissional desvelar a realidade, realizar a sua crítica e conhecer suas mediações. Deste modo, não é possível separar a dimensão investigativa e a interventiva. Apesar de possuírem significados distintos essas duas dimensões se completam e, como aponta Yolanda Guerra, também fazem parte do projeto pedagógico que orienta a formação desses profissionais no âmbito da graduação e da pós-graduação visando a formação de profissionais críticos e não meramente interventivos.

    c) Esta assertiva está correta. Com base no artigo de Yolanda Guerra citado, o projeto pedagógico que orienta a formação profissional no âmbito da graduação e pós-graduação de Serviço Social apresenta um conjunto de valores e princípios a formação profissional e preconizam profissionais críticos para intervirem na realidade social. Este projeto também aponta como princípio formativo e básico no âmbito das escolas de Serviço Social as dimensões investigativa e interventiva. Desse modo, sendo o Serviço Social uma profissão de caráter interventivo, esta atitude deve estar associada a investigação e pesquisa para possibilitar o desvelamento do real e coibir práticas meramente emergenciais, pontuais e pragmáticas, indo além da aparência e imediaticidade dos fatos, privilegiando uma visão crítica e de totalidade e uma intervenção qualificada, competente e pautada no projeto ético-político.

    d) Esta alternativa está incorreta. A atitude investigativa requer uma ação constante mas para não recair em práticas tecnicistas e meramente operacionais, e sim para intervir de modo consciente na realidade, desvelando os fetiches e os processos sociais e históricos que a condicionam.

    e) Esta alternativa está incorreta. A atitude investigativa não delimita a possibilidade de um profissional conhecer os objetos em sua essência. Pelo contrário, é a partir desta atitude que será possível desvendar as mediações que compõem tal objeto ou realidade e conhecê-la em suas particularidades e singularidades.


    RESPOSTA: C
  • Gabarito dado pela banca como ((C)), contudo deve ser revisto e anulada a questão, porque a assertiva afirma que a visão pragmática privilegia a análise na perspectiva de totalidade, e isso não condiz com a defesa dos autores de  Serviço Social.

     

    Observe: “ visão pragmática na ação profissional, centrada na imediaticidade dos fatos e que privilegia sequências empíricas e análises na perspectiva de totalidade".  (Os conetivos E trazem a ideia de adição. Dessa forma, apontamos o equívoco da questão). Na realidade, a questão se contradiz, tendo em vista que sequências empíricas é contrária a perspectiva de totalidade!

     

     

    Apensar do equívoco, vamos à citação utilizada para embasar a questão: conforme Fraga (2010) [...] a atitude investigativa é o fomento básico do exercício profissional do assistente social que se refere ao movimento de desocultamento do real (p.41).

     

    [...]  a atitude investigativa torna possível a superação da visão pragmática na ação profissional, centrada na imediaticidade dos fatos e que privilegia sequências empíricas (p. 53).

     

     

    Ref.

    FRAGA, C. K. . A atitude investigativa no trabalho do assistente social. Serviço Social & Sociedade, 2010.

     

  • Fiz esta prova!!

  • a letra c o enunciado está apenas mal formulado , mas da pra entender que na parte final se refere justamente a visão que o serviço social não é de acordo