SóProvas


ID
2481151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Por 322 anos, o Brasil foi colônia de Portugal. Latifúndio, monocultura e escravidão foram características marcantes da colonização e deixaram raízes no país. A Independência não alterou as estruturas coloniais básicas. No Brasil, única monarquia na América do Sul, a chegada da República se deu por golpe militar. Na Primeira República, autêntico teatro das oligarquias, poucos detinham o poder, havia inexpressiva participação política da população, alto índice de analfabetismo e profunda exclusão social. A Revolução de 1930, no rastro das manifestações tenentistas, trouxe o ar da modernidade. Com Vargas (1930-1945), o país começou a desenvolver a indústria pesada, conheceu os direitos sociais e sucumbiu ante a ditadura do Estado Novo (1937-1945). Entre 1946 e 1964, o aprendizado democrático avançou, em meio a muitas e dramáticas crises. A queda de João Goulart, em 1964, anunciava o início de duas décadas de regime autoritário.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História do Brasil, julgue o item seguinte.

Para promover a colonização, Portugal dividiu o Brasil em capitanias hereditárias, tendo sido uma delas a do Espírito Santo.

Alternativas
Comentários
  • As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534.

     

    O sistema de Capitanias Hereditárias vigorou até o ano de 1759, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal.

     

    Capitanias Hereditárias criadas no século XVI:

     

    Capitania do Maranhão ( 1 E 2 )

     

    Capitania do Ceará

     

    Capitania do Rio Grande

     

    Capitania de Itamaracá

     

    Capitania de Pernambuco

     

    Capitania da Baía de Todos os Santos

     

    Capitania de Ilhéus

     

    Capitania de Porto Seguro

     

    Capitania do Espírito Santo

     

    Capitania de São Tomé

     

    Capitania de São Vicente ( 1 E 2 )

     

    Capitania de Santo Amaro

     

    Capitania de Santana  

     

    GABARITO: CORRETO

    FONTE; https://www.historiadobrasil.net/capitaniashereditarias/

  • ► Capitanias hereditárias: D. João III estabeleceu o sistema de capitanias hereditárias com o objetivo específico de povoar e colonizar o Brasil. Com exceção de São Vicente e Pernambuco, as demais capitanias não prosperaram. Em 1548, o rei decidiu criar o Governo-geral, na Bahia, com vistas a centralizar a administração colonial.

  • Gabarito : Certo.