SóProvas


ID
2481304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O hormônio do crescimento, ou GH (growth hormone), é produzido pela hipófise e está relacionado ao crescimento de um indivíduo, do nascimento até o final da puberdade. Esse hormônio influencia a síntese de proteínas e a deposição de gorduras na região abdominal e do tronco.

Acerca da ação do GH no organismo, julgue o item a seguir.

É recomendado o uso continuado do GH na forma de medicamento, uma vez que se favorece o controle do peso, sem prejuízo à saúde dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • O tratamento de reposição hormonal com GH está indicado nas situações

    Quando se demonstra a sua deficiência (hipopituitarismo), ou seja:

    baixa estatura ou nanismo de causa hipofisária (hipopituitarismo), usualmente associada com a reposição de outros hormônios que também estão deficientes.

    hipopituitarismo do adulto ou deficiência de GH do adulto, normalmente decorrente de doença hipofisária ou após cirurgia e/ou radioterapia sobre a hipófise.

    Em doenças onde sua reposição pode provocar efeitos benéficos sobre o crescimento:

    síndrome de Turner: baixa estatura em meninas associada à falência de desenvolvimento da puberdade e alterações em diversas partes do organismo, provocadas pela falta ou anomalia de um dos cromossomos x (cariótipo 46 x0)

    crianças e adolescentes com insuficiência renal crônica, associado ao manejo da doença renal e diversos tratamentos de suporte

    algumas doenças genéticas onde ocorrem defeitos de formação óssea (displasias ósseas), sendo nestes casos indicado somente em algumas doenças específicas e com o cuidado de não haver piora das proporções entre as diversas parte do corpo (membros superiores e inferiores, tronco e abdômen)

     

    https://www.abcdasaude.com.br/endocrinologia/hormonio-do-crescimento

  • O hormônio do crescimento ou GH como é conhecido, é um hormônio sintetizado e secretado pela hipófise. É encontrado em maior concentração da infância até a puberdade e vai decaindo com o passar dos anos. Porém, mesmo que ele auxilie no controle de peso, como qualquer outro medicamento, ele não deve ser utilizado de forma continuada sem gerar algum dano para o organismo.

    Alterniva correta: ERRADO


  • Hoje em dia essa questão estaria errada? Já que há vários endocrinologistas que recomendam...