SóProvas


ID
2481628
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Mediação é um processo não adversarial dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo.

Sobre a mediação de conflito, é CORRETO afirmar que:

I. Os conflitos originam-se das mais variada causas, podem ser ordem pessoal, quando os indivíduos adquirem conflitos que se relacionam com seu emocional, outra causa de conflito e talvez a mais conhecida possa ser os interpessoais, que são gerados por diferenças entre pensamentos de indivíduos em uma mesma questão.

II. O processo pelo qual o conflito se manifesta e se dilui, depende das características particulares das relações em que ele ocorre, podendo esperar-se uma variação no estilo de resolução de conflitos, em função do contexto da relação.

III. Problematizar a dinâmica do conflito, evidencia a importância da contextualização da situação, na avaliação do impacto no funcionamento psicossocial dos indivíduos e por conseguinte na resolução do conflito.

IV. Os padrões de gestão de conflitos estão intimamente ligados aos princípios que regem as interações no interior das relações e o seu significado funcional em termos do desenvolvimento individual.

V. A mitigação refere-se justamente, a uma ação positiva de resolução do conflito cujo aspecto mais característico é o objetivo de minimizar ou atenuar as consequências (emocionais e relacionais) do conflito para as partes envolvidas.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    2.12 Abordagem quanto à gestão de conflitos
    Segundo Chiavenato (2006), o gerente tem à disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:
    1. Abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nesse caso, as percepções e o conflito poderão ser controlados se tais elementos também forem. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.
    A abordagem estrutural procura:
    • minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;
    • reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.
    Questão de Concurso