-
Gabarito--B
"Nenhuma política pública nasce do Estado. As prioridades em políticas públicas emergem na sociedade e só adentram a agenda do Estado quando se constituem em demanda vocalizada."
Trecho retirado do livro " Gestao social e trabalho social- Maria do Carmo Brant de Carvalho"
-
Assim, tudo bem que tem uma referência doutrinária, mas eu discordo tanto dessa letra B. Se tivesse feito esse concurso acho que teria feito um recurso enorme mostrando outras referencias que colocam todas as outras letras como certas.
-
Pedro Vieira, o grande o problema desse tema que trata do papel do Estado nas políticas públicas é que há tantos autores com opiniões díspares que qualquer banca de concurso pode escolher um deles como referência, de forma que qualquer resposta será considerada válida sem a possibilidade de recurso! É um tema que impera muita subjetividade infelizmente e o candidato tem que se virar pra entender qual o autor que a banca está se baseando antes de responder a questão.
-
A política social surge no capitalismo com as mobilizações ope-
rárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos
populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental. Ou seja, as políticas sociais surgem a partir dase mobilizações reivindicatórias das populações. ..
-
A questão restringe demasiadamente o conceito de políticas-públicas, sem considerar as várias teorias existentes sobre o assunto. Ela parte de uma visão mais multicêntrica ou policêntrica, que aceita que as PP podem nascer de múltiplos atores. Outra visão sobre as PP é que somente o estado pode fazer políticas públicas, visão esta estatista ou estadocêntrica, como coloca o autor Secchi.
Como o assunto "Políticas Públicas" ainda está em construção e seus conceitos não estão fechados e nem determinados, uma questão como esta induz ao erro, e possui reais chances de recurso e anulação. Eu não guardaria o conceito trazido pela questão como algo fechado e indiscutível, pois não é um entendimento pacífico ainda.
Bons estudos.