SóProvas



Prova FADESP - 2017 - COSANPA - Assistente Social


ID
2475334
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em abril de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma trabalhista, que será encaminhado ao Senado Federal. No que tange ao tópico da jornada diária de trabalho, o texto determina que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    o trabalhador terá 36 horas de descanso, caso a jornada seja de 12 horas diárias. 

    Podendo ser observado o Projeto de Lei nº 6.787/2016 - Reforma Trabalhista. 

    Ante a reforma tem como destaque algumas propostas, dentre elas - Jornada de 12 x 36 horas - Hoje, a Justiça autoriza a realização da jornada de 12 horas de trabalho alternados por 36 horas de descanso para algumas categorias. Esse tipo de jornada de trabalho é seguido por várias categorias, sendo observado o limite semanal de cada profissão em legislação específica. Com a reforma trabalhista, a jornada 12x36 passa a fazer parte da legislação. O texto também prevê que a remuneração mensal incluirá descanso semanal remunerado e descanso em feriados.

    fonte: g1 e Câmara dos Deputados

    http://g1.globo.com/politica/noticia/camara-aprova-texto-base-da-reforma-trabalhista.ghtml

    http://www2.camara.leg.br/deputados/discursos-e-notas-taquigraficas/discursos-em-destaque/projeto-de-lei-no-6787-2016-reforma-trabalhista/projeto-de-lei-no-6787-2016-reforma-trabalhista

     

    Bons estudos e muitas HBCS. =D

     

  • Cavalheiros,

    bem vindos a revolução industrial.

  • Pode isso Arnaldo?

    Banca cobrar na prova um projeto de LEI?

  • El. Ro condordo contigo, cobrar projeto de lei passou dos limites!!!

     

  • E ainda tem o fato que é para engenheiro, nem para advogado é. Que isso.

    Mas, na espera dessa PL não ser aprovada, uma explicação tecnicista: Reforma é à Constituição. O cabeçalho falha ao chamar a alteração da Lei Trabalhista de reforma. É alteração da legislação ou simplesmente nova Lei trabalhista. 

    Outra coisa, A é texto previdenciário, mata de cara, C a gente está ouvindo o contrário na mídia, a jornada irá se flexibilizar e aumentar, d é uma caricatura da mais-valia, além disso, o trabalhador não pode se responsablizar pela economia, quem corre os riscos é o patrão, por isso o lucro fica com ele. Ele não ganha nem perde quando o produto produzido se valoriza ou perde valor, só sobra a B mesmo. Sem estudar nada desse projeto a gente consegue matar, entendendo o contexto que vivemos.

  • Ridículo!

  • GABARITO:B

     

    TST reafirma jurisprudência com publicação de súmula sobre jornada 12x36


    A Súmula n. 444 do  Tribunal Superior do Trabalho suscitou novo fato jurídico que trouxe vantagens aos trabalhadores que laboram em jornadas de 12x36 horas ou que realizem jornadas de 12 horas diárias (plantões). Vejamos:


    Enunciado n. 444 do TST – JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e27.09.2012. É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a REMUNERAÇÃO EM DOBRO DOS FERIADOS TRABALHADOS. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas.


    Assim sendo, além do direito ao intervalo intrajornada de 1 hora para refeição e descanso, sob pena de configurar hora extra suprimida, os trabalhadores que exercem suas funções na jornada de 12 horas diárias ou na escala 12x36 tem direito a remuneração em DOBRO caso o labor seja prestado em feriado.
     

    Entende a jurisprudência que quando mesma cláusula que permite a jornada, também determine que o trabalhador concorde e tenha ciência da jornada de 12 horas diárias, necessária será a prova de referida anuência, como podemos ver a seguir:


    HORAS EXTRAS. PRORROGAÇÃO DA JORNADA. NORMA COLETIVA. CONDICIONADA AUTORIZAÇÃO DO EMPREGADO. Quando as Convenções Coletivas de Trabalho autorizam a escala de plantão, mas condicionam a prorrogação e compensação da jornada à prévia anuência do empregado, a validade dessas sujeitam-se a prova da referida anuência. (TRT-5, Relator: PAULO SÉRGIO SÁ, 4ª. TURMA, Publicação: 14/10/2014)

    2. Também é inválido quando houver prestação de horas extras habituais. Por exemplo: são realizadas as 12 horas de trabalho, porém com folgas de apenas 24 horas, quando deveriam ser concedidas folgas de 36 horas.

  • Muito cuidado com as alterações da reforma com relação a jornada 12x36 e algums coisas que vão de encontro a sumula 444 do TST. Na reforma, houve ampliação no estabelecimento da jornada em relação a sumula. Art. 59A - Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidaçãoo, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. A súmula exigia lei ou convenção coletiva.Outros quatro pontos são importante para destaque, pois vão de encontro ao referido entendimento do TST:

    1) Não há mais remuneração em dobro pelos feriados e domingos trabalhados, considera-se que o trabalho já está sendo naturalmente compensado, já que o empregado teria outras 36hs de descanso na sequÍncia.

    2) Abra-se a possibilidade da não concessão dos intervalos intrajornadas, já que no fim do artigo traz que tais intervalos podem ser observados ou idenizados.

    3)Os trabalhadores sujeitos a essa jornada não tem direito ao recebimento de adicional noturno, conforme parágrafo único do art. 59-A da CLT:  A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo [12x36] abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o ß 5º do art. 73 desta Consolidação.

    4) Em relação as atividades insalubres sem a necessidade de licença prévia do MTE - CLT, art. 60, parágrafo único. Excetuam-se da exigÍncia de licença prévia [para prorrogação de jornada em atividades insalubres] as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

    São muitas novidades, devemos estar atentos a todos os pontos, bem como apreciar com cuidado as súmulas que possivelmente serão canceladas ou modificadas.

    Bons estudos,

    Galera do grupo TRTeiros QConcurso em breve todos nomeados.

  • ATENÇÃO À MP 808/17 - QUE RETIROU A EXPRESSÃO "ACORDO ESCRITO" CAPUT DO 59-A

     

     

    Art. 59-A.  Em exceção ao disposto no art. 59 e em leis específicas, é facultado às partes, por meio de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.                (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

    PARA AS ENTIDADES DO SETOR  DE SAÚDEEEE, PODE TBM ACORDO ESCRITO 

     

    § 2º  É facultado às entidades atuantes no setor de saúde estabelecer, por meio de acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.                (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

     

  • ta viajando  HERBET TRT olha isso

    Súmula nº 146 do TST TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS, NÃO COMPENSADO (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 93 da SBDI-1) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003: O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

  • -  NAS ATIVIDADES INSALUBRES, CONFORME QUADROS DO MINISTRO DO TRABALHO, PRORROGAÇÕES SÓ PODERÃO SER ACORDADAS MEDIANTE LICENÇA PRÉVIA DAS AUTORIDADES EM MATÉRIA DE HIGIENE, AS QUAIS PROCEDERÃO AOS NECESSÁRIOS EXAMES LOCAIS, DIRETAMENTE ou POR INTERMÉDIO DE AUTORIDADES SANITÁRIAS.

    No entanto,

     

    Negociado (cct / act) prevelece sobre legislado:

    - Quanto ao enquadramento do grau de insalubridade e prorrogação de jornada em locais insalubres, incluída a possibilidade de contratação de perícia, afastada a licença prévia das autoridades competentes do MT.E., desde que respeitadas, na integralidade, as normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em NR do MT.E.

     

     

    - HE HABITUAL NÃO DESCARACTERIZA O ACORDO DE COMPENSAÇÃO NEM O BANCO DE HORAS

     

     

    - é facultado às partes, por CCT ou ACT, estabelecer jornada de 12/36, observados ou indenizados os intervalos.

    A remuneração pactuada abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal e feriados e serão considerados compensados

    os feriados e as prorrogações de trabalho noturno.

     

     

    Somente o doméstico e pessoal do setor da saúde podem estabelecer, por meio de acordo individual escrito o horário de 12/36,

    observados ou indenizados os intervalos.

     

     

    PARA QUE SEJA CARACTERIZADO O TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO É IMPRESCINDÍVEL A ALTERNÃNCIA DE HORÁRIOS –

    COMPREENDENDO DIA E NOITE), AINDA QUE SOMENTE EM 2 TURNOS, POIS SUBMETIDO À ALTERNÃNCIA PREJUDICIAL

    À SAÚDE, SENDO IRRELEVANTE QUE ATIVIDADE DA EMPRESA SE DESENVOLVA DE FORMA ININTERRUPTA

     

     

    - INTERRUPÇÃO DO TRABALHO PARA REPOUSO E ALIMENTAÇÃO OU DSR NÃO DESCARCATERIZA O TIR DE 6H

     

     

    - NÃO ATENDIMENTO DA EXIGÊNCIA LEGAL PARA COMPENSAÇÃO (INCLUSIVE POR ACORDO TÁCITO) NÃO IMPLICA REPETIÇÃO DO

    PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS EXCEDENTES A JORNADA DIÁRIA, SE NÃO ULTRAPASSADA A JORNADA MÁXIMA SEMANAL,

    SENDO DEVIDO APENAS O ADICIONAL DE 50% PELA EXTRAPOLAÇÃO DAS 8H DIÁRIAS (ADIC HE)

     

     

    - OCORRENDO NECESSIDADE IMPERIOSA, PODERÁ A DURAÇÃO DO TRABALHO EXCEDER DO LIMITE LEGAL OU CONVENCIONADO,

    SEJA PARA FAZER FACE A MOTIVO DE FORÇA MAIOR, SEJA PARA ATENDER À REALIZAÇÃO OU CONCLUSÃO

    DE SERVIÇOS INADIÁVEIS OU CUJA INEXECUÇÃO POSSA ACARRETAR PREJUÍZO MANIFESTO.

     

    - O TRABALHO NÃO PODERÁ EXCEDER DE 12 (DOZE) HORAS, DESDE QUE A LEI NÃO FIXE EXPRESSAMENTE OUTRO LIMITE.

     

     - SEMPRE QUE OCORRER INTERRUPÇÃO DO TRABALHO, RESULTANTE DE CAUSAS ACIDENTAIS, OU DE FORÇA MAIOR,

    QUE DETERMINEM A IMPOSSIBILIDADE DE SUA REALIZAÇÃO, A DURAÇÃO DO TRABALHO PODERÁ SER PRORROGADA

    PELO TEMPO NECESSÁRIO ATÉ O MÁXIMO DE 2H, DURANTE O NÚMERO DE DIAS INDISPENSÁVEIS À RECUPERAÇÃO

    DO TEMPO PERDIDO, DESDE QUE NÃO EXCEDA DE 10H DIÁRIAS,

    EM PERÍODO NÃO SUPERIOR A 45 DIAS POR ANO,

    SUJEITA ESSA RECUPERAÇÃO À PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA AUTORIDADE COMPETENTE.

     

    PLANO ECONÔMICO NÃO É CONSIDERADO FORÇA MAIOR


ID
2476858
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A técnica para obtenção de informação que consiste em tentativas por meio da suplantação de identidade pessoalmente identificável, usada por criminosos em contextos informáticos (engenharia social), é denominada de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A



    Phishing é uma forma de tentar adquirir informações sensíveis, tais como nomes de usuários, senhas e detalhes de cartão de crédito por que aparece como uma entidade confiável (identidade pessoalmente identificável) em uma comunicação eletrônica. É uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, dentre outros, e, geralmente, começa com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confiável, como um banco, uma empresa de cartão de crédito ou um site de comércio eletrônico.

     

     

    É importante saber que Engenharia Social: É uma técnica que consiste em enganar usuários usando técnicas de persuasão eficazes (psicologia, lábia, etc). Através desde recurso valioso, é possível ter acesso a informações importantes para a rede, como senhas de usuários, horários de realização de operações específicas na rede. Pode ser chamado de HOAXES (brincadeiras, boatos).

     

     

    Demais alternativas 

     

    b) keylogger programa spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. 

     

    c) spoofing tipo de ataque em rede que tenta autenticar uma máquina desconhecida como se fosse uma máquina confiável por meio da manipulação do cabeçalho IP, que substitui o endereço de origem por outro endereço conhecido pelo destinatário.

     

    d) trojans são programas que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa ouras funções, geralmente maliciosas, e sem o consentimento do usuário. Normalmente, o trojan consiste em um único arquivo que necessita ser explicitamente executado. Trojans não se replicam automaticamente.

     

  • Q789092    Q777839                Q778078

     

    Phishing  -     Induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de páginas falsas, tais como login e senha.

     

     SPOOFING  -   é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

     

  • GABARITO:A


    Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

  • porque este item foi anulado ???????????????????

  • ele ja deu a resposta eng. social kkk

  • Phishing  -    Induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de páginas falsas, tais como login e senha.

     

     SPOOFING  -  é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.


ID
2476861
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Cortana, assistente virtual da Microsoft que permite que o usuário faça consultas e pedidos por meio de interação por voz ou texto, está disponível, em português, no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D 

    Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. 

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/cortana.html

     

  • GABARITO:E


    Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. O seu nome vem da Cortana, personagem de inteligência artificial da série Halo.


    A Cortana vai além do simples ato de realizar ações pedidas pelo usuário. Ela também informa automaticamente detalhes relacionados às preferências do consumidor, como resultados de jogos de um time do qual ele é fã. Isso é possível graças a inteligência programada, que se utiliza de algumas informações externas e outras que o usuário fornece antecipadamente. Além dos dispositivos móveis, a assistente também é funcional em PC's.

  • Cortana → interação entre usuário, SO e aplicativo por meio de comando de voz.  

    Win edge → novo navegador padrão

    Win Hello desbloquear sem senha, por meio da impressão digital

  • Aí vai na lógica do mais atual, mesmo não sabendo a resposta. Se a pergunta fosse sobre alguma ferramenta "a partir de tal versão" dava uma complicada...
  • A PARTIR DO WINDOWS 10 

  •  Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo.

     

     

     

  • D) Windows 10.

    Dica: desabilite o Cortana assim que possível. (suspeita de espiar as ações do usuário)

  • Spawny Chancer desabilite o seu Windows(não use mais) assim que possível. (suspeita de espiar as ações do usuário)

  • Comentário do professor:

    Antes mesmo da atualização Creator do Windows 10 o Cortana já conta com o idioma PT BR para ser utilizado nos comandos de voz. Comandos de texto na verdade realizam buscas, não usam o Cortana.

    Resposta:

    d) Windows 10


ID
2476864
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São nomes de navegadores na Internet

Alternativas
Comentários
  •  a) Opera, Edge, Safari e Wyzo.

  • Gabarito letra a).

     

     

    Wyzo: é um navegador diferente, prático e bastante leve se comparado aos outros de sua categoria, possuindo vários recursos especiais para os usuários que estão sempre ligados em downloads, músicas, vídeos e recursos multimídia.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/wyzo.htm

     

     

    Gobby: é um editor de texto colaborativo, ou seja, ele permite a modificação de documentos por várias pessoas simultaneamente.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/gobby.htm

     

     

    NotePad: é um editor de texto e códigos fonte completo que suporta as mais diversas linguagens de programação e, sendo assim, uma ótima alternativa ao bloco de notas.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm

     

     

    Calc: é um programa freeware e gratuito que possibilita a criação, edição e apresentação de planilhas eletrônicas.

     

    * Office -> Word, PowerPoint e Excel   X    LibreOffice -> Writer, Impress e Calc

     

    Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/open/calc-ind.htm

     

     

    * OS DEMAIS SÃO TODOS NAVEGADORES (INTERNET EXPLORER, OPERA, EDGE, CHROME, MOZILLA FIREFOX, SAFARI).

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • EDGE E WYZO

  • Gabarito letra A) Opera, Edge, Safari e Wyzo.

    Fiquei em duvida entre a letra A e B, e errei covardia rsrs.

  • Questão do demo! vixi...

  • Questão do Demo.

    kkkk

  • Não conhecia nem o Wyzo e nem o Gobby, acertei por causa do Edge, pois sabia que por ele ser mais novo e menos popular a banca colocaria ele na alternativa certa, pois na hora excluir pra chutar - ele provavelmente seria excluido pelo candidato desinformado.

  • Boa lógica, Yan! 

  • Tremi na base com a letra A e B, no entanto, quem tem Iphone ajudaria muito, pois o SAFARI é o principal navegador da Apple.

  • GAB:A

     

    Pra quem,assim como eu, não conhecia:

    Gobby é um software para desenvolvimento cooperativo síncrono a distância. Ele permite que duas pessoas em locais remotos possam visualizar e fazer alterações um mesmo arquivo texto, de forma que a alteração feita por uma pessoa é vista pela outra em tempo real e as alterações também são diferenciadas em cores diferentes. Permite a conversas entrem os membros via chat dentro da mesma ferramentas.

     

     

    Wyzo é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Radical Software Ltd.

     

    Fonte:wikipedia

  • A banca é desonesta quando cobra algo sem utilidade.

  • Wyzo é tão famoso, mais tão famoso, tão importante, que quando você acessa o site deles "http://www.wyzo.com/", só tem isto: 404 Not Found

    Acertei a questão, mas não deixa de ser ridícula.

  • Vivendo e aprendendo.

  • Organizadorazinha fundo de quintal, espero que vá à falência!

  • Wyzo.. não sei nem de onde é isso. 

    Vivendo e aprendendo mesmo hahaha

  • Wyzo ou Goby, 50% de chance.. O melhor chute acerta...

  • Wyzo é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Radical Software Ltd.

    Wyzo é um novo navegador que centra-se na otimização de sua experiência de mídia online. Wyzo lhe dá acesso fácil a todos os seus sites favoritos, download de conteúdo de mídia e informar seus amigos sobre suas descobertas.

    Seus downloads são integrados por torrent no interior do gerenciador de download, para baixar torrents nunca foi tão fácil! Agora você pode gerenciar seu site e torrentde downloads a partir da mesma janela. Para começar as suas transferências basta um clique agora.

    Com a versão completa do Wyzo você para navegar na web de forma segura utilizando as mais recentes tecnologias de proteção e segurança. Criada a partir do zero no núcleo Firefox, Wyzo irá certificar-se de sua experiência é inteligente, segura e livre de problemas.

     

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/wyzo.html

  • Opera é um navegador que surgiu ainda na década de 90;

    Edge é navegador da Microsoft que substituiu o Internet Explorer;

    Safari é o navegador da Apple;

    Wyzo é um pouco mais desconhecido, com foco para downloads de torrents.

    Gab: A

    Fonte: Estrategia Concursos.

  • Veja a lista com os 17 melhores Navegadores de Internet:

    1. Google Chrome

    2. Mozilla Firefox

    3. Firefox Focus

    4. Microsoft Egde

    5. Opera

    6. Safari

    7. Dolphin

    8. Dolphin Zero

    9. Puffin

    10. Vivaldi

    11. Ghostery Privacy Browser

    12. Orfox

    13. Lightning Web Browser

    14. Maxthon

    15. Comodo Dragon

    16. CM Browser

    17. Yandex Browser

  • A pessoa estuda e estuda para ter que chutar a questão por causa de um navegador desconhecido.

  • Wyzo está abandonado há mais de 10 anos. Não deve cair em provas recentes, exceção de algumas bancas que pararam no tempo.


ID
2476867
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São dispositivos de entrada

Alternativas
Comentários
  • d) teclado, mouse, microfone e webcam. 

  • Gabarito letra d).

     


    Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, joystick, scanner, microfoneleitor de código de barras e webcam.

     

    Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

     

    O principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

     

    Fontes:

     

    https://tic9b.wikispaces.com/Dispositivos+de+Entrada+e+Sa%C3%ADda

     

    http://www2.anhembi.br/html/ead01/informatica/lu03/lo2/index.htm

     

    http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm

     

    http://www.logandoti.com/o-que-sao-dispositivos-de-entrada-e-saida/

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • E se o monitor for Touch ?

  • Felipe Berto, 

    Se for touch screen ->  entrada e saída.

  • DISPOSITIVOS

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

  • DISPOSITIVOS

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

  • Na opção B ficou feio para a banca escrever "Projeto de vídeo". Acho que o examinador quis dizer "projetor de vídeo". Para todo efeito, a resposta correta é a alternativa D.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição de dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados.

     

    Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar a diferença entre dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados:

    Dispositivos de entrada – Os dispositivos de entrada são os dispositivos que apenas inserem informações no computador. Dentre os tipos de periféricos de entrada, pode-se destacar o teclado que apenas insere informações no computador quando, por exemplo, executa comandos através de suas teclas.

    Dispositivos de saída - Os dispositivos de saída são os dispositivos que apenas recebem informações no computador. Dentre os periféricos de saída, pode-se destacar os monitores -exceto os touchscreen – que apenas recebem informações do computador e transmitem esses dados em forma de imagem.

    Dispositivos de entrada e saída - Os dispositivos de entrada e saída são os dispositivos que inserem e recebem informações no computador. Dentre esses periféricos, pode-se destacar os monitores touchscreen que inserem informações; quando utilizam a função touch; e recebem informações para transmitir imagens ao usuário.

     

     

    A)      Incorreta – O monitor é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário.

    B)      Incorreta – Projetores multimídia são considerados periféricos de saída, uma vez que apenas recebem informações do computador e projetam esses dados em forma de imagem.

    C)      Incorreta – Além do projetor de vídeo e do monitor, a impressora é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e imprimi-las.

    D)      Correta – O teclado, o mouse, o microfone e a webcam são considerados exemplos de periféricos de entrada, uma vez que apenas inserem informações no computador.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
2476870
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em consulta por meio da ferramenta de buscas Google, um candidato interessado em consultar referências que contivessem o termo concurso Cosanpa 2017, mas que não tivessem a palavra edital deveria usar a fórmula

Alternativas
Comentários
  •  b) “concurso Cosanpa 2017” –edital. 

  • LETRA B

     

    ( " ") pesquisa inteligente no tema que está entre aspas, apresentando um resultado preciso.
    ( - ) Exclui determinado conteúdo. Ex : América do Sul - Brasil
    ( ~ ) Inclusão de palavras similares ( sinônimos )
    ( * ) Substituirá por qualquer palavra que exista entre eles ( Coringa ). Ex: mais vale um * na mão do que dois *
    ( .. ou : ) intervalos numéricos . Ex : 1900..2000 ou 1900 : 2000
    filetype : pdf Realiza buscas somente no formato PDF

  • Mas a questão não mencinou que queria o TERMO EXATO.  Acredito que por essa razão a questão foi ANULADA.

  • Concordo com Lucas PRF

  • Até desanima fazer questão assim. O enunciado não deixa claro. 

  • Quando vc se empolga e acha que vai acertar, mas vc erra. Muita calma nessa hora!

     

  • A banca se equivocou, pois toda fez que o enunciado não fala em termo EXATO não precisa colocar as aspas.

  • AgenteFocada tem toda a razão. A banca não esclareceu se o termo a ser pesquisado deveria sê-lo nos exatos termos ("concurso cosanpa") ou não.

    Logo, resta evidente a necessidade de se anular a questão, tendo em vista que, a depender de como se interprete o enunciado, podem ser tidas como corretas tanto a alternativa a quanto a b.

  • cosanpa 2017 não edital KKKKKKK esse é p pesquisar o concurso da PF!


ID
2476873
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, pode ser afirmado que:

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra E foi a banca ter escrito apenas cloro total, o certo seria cloro residual livre. 

  •  

    a resposta é : compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano exercer o controle da qualidade da água. 

     

  • a) Errado - água tratada é a água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade da Portaria 

    b) Gabarito

    c) Errado - As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração 

    d) Errado - Para cloro residual livre o teor máximo recomendado é 2 mg/L 

  • Seção IV
    Do Responsável pelo Sistema ou Solução Alternativa Coletiva
    de Abastecimento de Água para Consumo Humano

    Art. 13. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:

    I - exercer o controle da qualidade da água;

  • Controle da qualidade - Responsável pelo sistema
    Vigilância da qualidade - Autoridade pública

     

    Gab.: B

  • Comentários:

    a) Errado. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade;

    b) Certo. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:

    I - exercer o controle da qualidade da água;

    II - garantir a operação e a manutenção das instalações destinadas ao abastecimento de água potável em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das demais normas pertinentes;

    III - manter e controlar a qualidade da água produzida e distribuída, nos termos desta Portaria, por meio de: (...)

    c) Errado. As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração.

    d) Errado. Recomenda-se que o teor máximo de cloro RESIDUAL LIVRE em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

     


ID
2476885
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal do saneamento básico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Há erro no enunciado 

  • O enunciado seria "É incorreto afirmar".

    Questão mal elaborada

  • Não existe erro na questão, Bruno Chastinet e Danielo Silva!!!!!

    A alternativa B está correta.

    De acordo com o artigo 39 da Lei 11.445: as tarifas serao fixadas de forma clara e obejtivas, devendo os reajustes e as revisoes serem tomadas PUBLICOS com antecedencia minima de 30 dias ( > 30 dias) com  relaçao à aplicação.

  • A pergunta está tão certa que foi anulada.

  • Letra A ( Certa)

    Art. 29. 

     a) Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela cobrança dos serviços. 

    Letra B ( Certa) 

    Art. 39. As tarifas serão fixadas de forma clara e objetiva, devendo os reajustes e as revisões serem tornados públicos com antecedência mínima de 30 (trinta) dias com relação à sua aplicação.

    Letra C ( Errada)

    (no caso a palavra não) é objetivo da Política Federal de Saneamento Básico promover educação ambiental voltada para a economia de água pelos usuários, cabendo esse papel aos prestadores dos serviços se acharem necessário.

    Letra D ( Certa )

    "Art. 42. ................................................................................................
    § 1º Vencido o prazo mencionado no contrato ou ato de outorga, o serviço poderá ser prestado por órgão ou entidade do poder concedente, ou delegado a terceiros, mediante novo contrato.

     


ID
2476888
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 26 de abril deste ano, o Senado Federal aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional - PEC que acaba com o foro privilegiado para autoridades e políticos, excetuando-se os presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, durante o exercício do mandato. De acordo com esta proposta, fica estabelecido que

Alternativas
Comentários
  •  A PEC acaba com os foros especiais para ministros de estado, governadores, prefeitos, presidentes de câmaras municipais e de assembleias legislativas, presidentes de tribunais superiores e de justiça dos estados, ministros dos tribunais superiores e do TCU, procurador-geral da República, embaixadores, membros de tribunais de contas estaduais e municipais, integrantes de tribunais regionais, juízes federais e integrantes do Ministério Público.

    As autoridades manterão o foro por prerrogativa de função nos crimes de responsabilidade, aqueles cometidos em decorrência do exercício do cargo público, como os contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; a segurança interna do país; a probidade na administração; a lei orçamentária; o cumprimento das leis e das decisões judiciais, entre outros.

    Aprovada em primeiro turno a PEC que dá fim ao foro privilegiado

    A PEC também inclui expressamente no art. 5º da Constituição a proibição de que seja instituído qualquer outro foro por prerrogativa de função no futuro.

    A proposta permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segundo grau, nas infrações comuns. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal e só podem ser presos após condenação definitiva dessa Corte. A PEC também elimina a possibilidade de a Casa parlamentar sustar o andamento de ação penal contra os legisladores, hoje prevista pela Constituição.

     

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/04/26/aprovada-em-primeiro-turno-a-pec-que-da-fim-ao-foro-privilegiado/


ID
2476897
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após intensa crise social e política, o governo da Venezuela anunciou no mês de abril seu processo de retirada da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D - Organização  dos Estados Americanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1878927-venezuela-anuncia-saida-da-oea-apos-orgao-aprovar-reuniao-sobre-crise.shtml

  • Gabarito: D - Organização dos Estados Americanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1878927-venezuela-anuncia-saida-da-oea-apos-orgao-aprovar-reuniao-sobre-crise.shtml


ID
2476900
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Observatório do Clima divulgou, recentemente, a segunda coleção de mapas do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil, na qual é possível observar que, entre 2001 e 2015, devido à expansão urbana, foram destruídos

Alternativas
Comentários
  • Levantamento mostra que Brasil perdeu 20% dos manguezais em 17 anos

     

    Observatório do Clima divulgou mapeamento dos biomas brasileiros feito em parceria com outras entidades. 70 a 80% dos peixes, crustáceos e moluscos que a população consome precisam do mangue em alguma fase da vida.

     

     

    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/levantamento-mostra-que-brasil-perdeu-20-dos-manguezais-em-17-anos.ghtml

  • Mesmo com toda sua importância econômica e ambiental os manguezais vêm sendo degradados. Existem muitos fatores que causam a destruição: Moradias irregulares, Loteamentos e marinas; Desmatamento; Despejo de resíduos sólidos e efluentes industriais; Dragagem; Pesca predatória.


ID
2482279
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No estágio atual da democracia brasileira, vivenciam-se dilemas nos movimentos sociais que remetem ao que se considera desafio para as lutas sociais. Como desafios postos aos movimentos urbanos, tem-se a(o)

Alternativas
Comentários
  • "A desmoralização e criminalização de lideranças e movimentos sociais vem sendo usada como estratégia para conter a organização popular e, com isso, os avanços por ela propostos." 

     

    Trecho retirado do livro "DIREITOS HUMANOS NO BRASIL 3: Diagnóstico e perspectivas"...dentro deste livro tem vários textos bacanas. Vale a pena a leitura" 

    https://oestrangeirodotorg.files.wordpress.com/2012/12/direitos-humanos-brasil-3.pdf

     


ID
2482282
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao se discutir sobre as questões instrumentais no Serviço Social, invariavelmente os debates são vinculados à prática cotidiana sobre a qual se dá a intervenção nas esferas coletivas da vida social. Sendo o cotidiano uma mediação elementar entre o particular e o universal, suas características são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito--> C

     

    Neste sentido afirmamos que, não obstante a se considerar o cotidiano como uma mediação elementar entre o particular e o universal, pelas suas características, pela sua estrutura, ele limita as possibilidades de os homens se concentrarem inteiramente nas atividades que realizam, tendo em vista suas características:

    1. heterogeneidade: as demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção total às mesmas. Dada a esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos;

    2. espontaneidade: é a “característica dominante da vida cotidiana” (Heller, 1989:29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.

    3. imediaticidade: as ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos;

    4. superficialidade extensiva: considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade da vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.

     

    Fonte: A Dimensão técnico-operativa do exercício profissional_YOLANDA GUERRA


ID
2482285
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a reprodução social das objetivações ético-morais presente na práxis que fundamentam o ser social como ser ético, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito---B

     

    Ver  '“Ética: Fundamentos Sócio históricos”- Maria Lucia Barroco'


ID
2482288
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No surgimento das primeiras Escolas de Serviço Social na América Latina, notadamente no Chile, aparecem novos grupos sociais na sociedade chilena, resultantes das profundas mudanças na economia do país. Sobre a criação da primeira Escola de Serviço Social, em 1925, julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) os itens a seguir.

( ) Os movimentos operários e populares influenciados pelas ideias socialistas e anarco-sindicalistas são fundamentais para a mudança no sistema político.

( ) A história chilena nos anos que antecederam a criação da primeira escola de Serviço Social é marcada por intensa prosperidade econômica e abertura capitalista.

( ) Em 1925, o então presidente do Chile, Emilio Figueroa, aprovou no Senado o Código do Trabalho, que solidificou as lutas sociais empreendidas pelos intelectuais do Serviço Social.

( ) O fator preponderante para a profissionalização do Serviço Social está no papel exercido pelas classes operárias e por outros setores populares.

A sequência que expressa corretamente o julgamento dos itens é

Alternativas
Comentários
  • ( v ) Os movimentos operários e populares influenciados pelas ideias socialistas e anarco-sindicalistas são fundamentais para a mudança no sistema político.

    ( f ) A história chilena nos anos que antecederam a criação da primeira escola de Serviço Social é marcada por intensa prosperidade econômica e abertura capitalista.

    ( f ) Em 1925, o então presidente do Chile, Emilio Figueroa, aprovou no Senado o Código do Trabalho, que solidificou as lutas sociais empreendidas pelos intelectuais do Serviço Social.

    ( v ) O fator preponderante para a profissionalização do Serviço Social está no papel exercido pelas classes operárias e por outros setores populares.

  • Código de Trabalho - Arturo Alessandri ( a política de Alessandri não era bem vista pela oligarquia e ele foi derrubado em 1924 por uma junta militar).

    Na história Chilena, toda década de vinte está marcada como um período de severas crises institucionais e contínuos protestos" (CASTRO, 2000, p.69)

    1925 - 1ª Escola de Serviço Social no Chile (era uma escola que tinha por objetivo formar profissionais para complementar o trabalho dos médicos. Segundo o Dr. Dei Rio, "[...] assistente social deveria ser um subtécnico incumbido de colaborar diretamente com o médico" (CASTRO, 2000, p.74)

    CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina

    http://tcc.bu.ufsc.br/Ssocial287816.PDF

  • a) Os movimentos operários e populares influenciados pelas ideias socialistas e anarco-sindicalistas são fundamentais para a mudança no sistema político.

    O item está colocando a classe trabalhadora como um ator político capaz de tensionar as relações sociais e o modelo de produção, em prol de uma correlação de forças mais favorável. Assim, item correto.

    b) A história chilena nos anos que antecederam a criação da primeira escola de Serviço Social é marcada por intensa prosperidade econômica e abertura capitalista.

    A década de 1920 foi um período bastante conturbado para a história chilena. Se por um lado o movimento operário tensionava o cenário político lutando por melhores condições de vida, por outro a instabilidade política no país era visível. Nesse período histórico, houve uma intensa alternância de poder em função do golpe militar.

    c) Em 1925, o então presidente do Chile, Emilio Figueroa, aprovou no Senado o Código do Trabalho, que solidificou as lutas sociais empreendidas pelos intelectuais do Serviço Social.

    Em 1925, foi fundada a primeira escola de Serviço Social no Chile. Assim, além de não ter um corpo intelectual formado na área. A profissão ainda era vinculada aos preceitos da igreja e ainda distante de qualquer leitura que colocasse em xeque a estrutura desse modo de produção.

    d) O fator preponderante para a profissionalização do Serviço Social está no papel exercido pelas classes operárias e por outros setores populares.

    Como nós estudamos, o Serviço Social é uma profissão que surge para também dar respostas aos anseios de melhor condição de vida da classe trabalhadora, balizada pela expansão dos direitos sociais. Correto.

    RESPOSTA: LETRA D


ID
2482291
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social tradicional assume as inquietações e insatisfações do momento histórico de expansão do capitalismo mundial, por meio de amplo movimento e de revisão global em diferentes aspectos: teórico, metodológico, operativo e político. Este movimento ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  •  "O  questionamento  a  este  referencial  (Positivista) tem  início  no  contexto  de  mudanças  econômicas,  políticas,  sociais  e  culturais  que  expressam,  nos  anos  60,  as  novas  configurações  que  caracterizam  a  expansão  do  capitalismo  mundial,  que  impõem  à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. A profissão  assume  as  inquietações  e  insatisfações  deste  momento  histórico  e  direciona  seus  questionamentos  ao  Serviço  Social  tradicional  através  de  um  amplo  movimento,  de  um processo de revisão global, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo  e  político.  Este  movimento  de  renovação  que  surge  no  Serviço  Social  na  sociedade  latino‐americana  impõe  aos  assistentes  sociais  a  necessidade  de  construção  de  um  novo  projeto  comprometido  com  as  demandas  das  classes  subalternas,  particularmente  expressas  em  suas  mobilizações."

     

    Texto: Os fundamentos históricos e teórico­-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade - Maria Carmelita Yazbek 


ID
2482294
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As políticas públicas dependem, em larga escala, de articulações democraticamente compartilhadas e gestadas entre Estado e sociedade. E isso significa que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito--B

     

    "Nenhuma política pública nasce do Estado. As prioridades em políticas públicas emergem  na sociedade e só adentram a agenda do Estado quando se constituem em demanda vocalizada."

     

    Trecho retirado do livro " Gestao social e trabalho social- Maria do Carmo Brant de Carvalho"

  • Assim, tudo bem que tem uma referência doutrinária, mas eu discordo tanto dessa letra B. Se tivesse feito esse concurso acho que teria feito um recurso enorme mostrando outras referencias que colocam todas as outras letras como certas.

  • Pedro Vieira, o grande o problema desse tema que trata do papel do Estado nas políticas públicas é que há tantos autores com opiniões díspares que qualquer banca de concurso pode escolher um deles como referência, de forma que qualquer resposta será considerada válida sem a possibilidade de recurso! É um tema que impera muita subjetividade infelizmente e o candidato tem que se virar pra entender qual o autor que a banca está se baseando antes de responder a questão.

  • A política social surge no capitalismo com as mobilizações ope-
    rárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentos 
    populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental. Ou seja, as políticas sociais surgem a partir dase mobilizações reivindicatórias das populações. ..

  • A questão restringe demasiadamente o conceito de políticas-públicas, sem considerar as várias teorias existentes sobre o assunto. Ela parte de uma visão mais multicêntrica ou policêntrica, que aceita que as PP podem nascer de múltiplos atores. Outra visão sobre as PP é que somente o estado pode fazer políticas públicas, visão esta estatista ou estadocêntrica, como coloca o autor Secchi.

     

    Como o assunto "Políticas Públicas" ainda está em construção e seus conceitos não estão fechados e nem determinados, uma questão como esta induz ao erro, e possui reais chances de recurso e anulação. Eu não guardaria o conceito trazido pela questão como algo fechado e indiscutível, pois não é um entendimento pacífico ainda.

     

    Bons estudos.


ID
2482297
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As aproximações e interlocuções entre setores do Serviço Social e a tradição marxista são significativas na medida em que oferecem elementos que conferem legitimidade a este referencial teórico, a fim de

I. compreender o significado social da profissão;

II. renovar as ações tradicionais;

III. iluminar a intervenção socioprofissional;

IV. articular a teorização das ciências sociais à teoria do serviço social;

V. dinamizar a elaboração teórica dos assistentes sociais.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • O materialismo dialético soma-se as ciencias sociais na contribuição para  teoricizar o Serviço Social.

  • Lembrando que não existe "Teoria do serviço social".

  • LETRA B


ID
2482300
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São várias as modalidades e metodologias de investigação social, apoiadas em fundamentos epistemológicos igualmente diversos, dependendo da maneira como será a abordagem. A pesquisa etnográfica é considerada

Alternativas
Comentários
  • Resp: A

    A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais. Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethno, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita).

     

    http://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/

  • na pesquisa qualitativa se trabalha com o universo de significados, motivos, aspiraçoes, crenças, valores e atitudes.

  • Uma das principais pesquisas qualitativas, como já falamos acima, é a Pesquisa Etnográfica. Etnografia significa, literalmente, a descrição de um povo. Ela surge no final do século XIX e início do século XX com a necessidade de pesquisadores entenderem de forma mais adequada e aprofundada comunidades e grupos sociais – até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade. Os pesquisadores desta época chegaram à conclusão de que apenas o contato real em campo poderia descrever melhor a cultura de um povo.

  • A etnografia é uma metodologia qualitativa de pesquisa que teve sua origem na antropologia cultural.


ID
2482303
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993, a que se refere o Código de Ética do assistente social, passa a vigorar acrescida do art. 5°-A, em 2010, que garante

Alternativas
Comentários
  • ART 5-A. A duração do trabalho de assistente social é de 30 ( trinta ) horas semanais.( IncluÍdo pela lei n 12.317, de 2010).


ID
2482306
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As diretrizes curriculares foram elaboradas como uma resposta às novas exigências da formação profissional, que remetem às contradições do processo capitalista atual, o qual demanda, por um lado, uma formação qualificada e crítica e, por outro, que sejam contempladas as novas características técnicas e sociointelectivas exigidas do trabalhador. Aponta-se como instrumentos de trabalho essenciais do(a) supervisor(a) de campo o(a)

I - projeto político-pedagógico do curso;

II - lei de regulamentação da profissão;

III- elaboração do plano de trabalho do supervisionado;

IV- diagnóstico da unidade acadêmica.

Estão corretos os itens

Alternativas

ID
2482309
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder, o que caracteriza ou envolve uma função política. É função específica do técnico o equacionamento e a operacionalização das opções assumidas pelo centro decisório, embora caiba a ele também assumir decisões e programar ações. Por equacionamento como atividade de planejamento compreende-se

Alternativas
Comentários
  • a) o conjunto de informações significativas para a tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios. (Baptista, 2007, p. 19)  

     b)a função exercida pelo planejador de maneira distanciada de suas opções no contexto das relações sociais.  

     c)o nível de envolvimento do planejador na atividade, seu posicionamento ante às questões trabalhadas nas opções ideopolíticas e às particularidades de cada caso.  (Decisão- p. 21)

     d)o detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadas, cabendo aos técnicos sua consubstanciação em planos, programas e projetos. (Operacionalização, p. 23)


ID
2482312
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 10.257/2001, que estabelece as diretrizes gerais da política urbana, disciplinou a usucapião especial de imóvel urbano. Sobre o assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Intervenção do MP é obrigatória: § 1o Na ação de usucapião especial urbana é obrigatória a intervenção do Ministério Público.

    b) A posse deve ser contínua: § 1o O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por este artigo, acrescentar sua posse à de seu antecessor, contanto que ambas sejam contínuas.

    c) O rito é sumário: Art. 14. Na ação judicial de usucapião especial de imóvel urbano, o rito processual a ser observado é o sumário.

    d) Correta

  • Gab. D

    Complementando...

    sobre a alternativa (b):

    § 3  Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legítimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que já resida no imóvel por ocasião da abertura da sucessão.

    sobre a alternativa (c):

    uSUcapião - rito SUmário.

    Porém, com o advendo do novo código processo civil, o rito é o comum. 

    só será sumário se a prova explicitar "de acordo com Estatuto da Cidade" 

  • Vamos passar cada uma das alternativas.

    A) a usucapião especial coletiva de imóvel urbano será declarada pelo juiz, em processo judicial, podendo ser exigida a intervenção do Ministério Público, como nos casos de justiça e assistência judiciária gratuita.

    Errado. De acordo com art. 12. [...] § 1º Na ação de usucapião especial urbana é obrigatória a intervenção do Ministério Público.

    B) o herdeiro legítimo continuará, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que comprove que já tenha residido no imóvel, ainda que nele não esteja por ocasião da abertura da sucessão.

    Errado. De acordo com o art. 10 [...] § 1º O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por este artigo, acrescentar sua posse à de seu antecessor, contanto que ambas sejam contínuas.

    C) será observado o rito ordinário na ação judicial de usucapião especial de imóvel urbano, que poderá ser ajuizada pelo possuidor, isoladamente ou em litisconsórcio originário ou superveniente.

    Errado. O rito é sumário. De acordo com o art. 14. Na ação judicial de usucapião especial de imóvel urbano, o rito processual a ser observado é o sumário.

    D) aquele que possuir, como sua, área ou edificação urbana de até 250 m², por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

    Certo. Item em acordo com o art. 9º. Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

    RESPOSTA: LETRA D


ID
2482315
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069 de 1990) apresenta um capítulo inteiro sobre o direito à convivência familiar e comunitária, no qual aborda, entre outras questões, os temas Família Natural e Substituta, Guarda e Adoção. Assim, com base nas disposições do referido capítulo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) a nomeação de um tutor pode ocorrer por meio de testamento, devendo o juiz iniciar o processo de tutela em até 30 (trinta) dias, contados da abertura da sucessão, para controle judicial.  

    O tutor nomeado por testamento ou qualquer documento autêntico, conforme previsto no parágrafo único do art 1. 729 do c. civil, deverá no prazo de 30 dias após abertura da sucessão, ingressar  com pedido destinado a controle judicial do ato, observando o procedimento previsto nos arts. 164 a 170 desta lei. 

    b) gabarito

    c) a adoção produz efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença constitutiva, ainda que ela seja deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença.  

    A adoção produz efeito a partir do transito em julgado da sentença constitutiva, exceto na hipótese previstano parágrafo 6 do art 42 desta lei, caso em que terá força retroativa à data do óbito. 

    d)  a adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciária fixar, observadas as peculiaridades do caso, salvo nos casos de tutela ou guarda legal ou de fato.

    Art. 46 A adoção será precedida de estágio de convivencia com a criança ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciária fixar, observadas as oeculiaridades do caso. 

    O estágio de convivencia poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob tutela ou guarda legal do adotante durante o tempo suficiente para que seja possível avaliar a convivencia da constituição do vínculo.

  • Não pode ser a B-

    § 2o A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.       (Incluído pela Lei nº 12.962, de 2014)

  • Desatualizada!

    Alterada em 2018... agora não é mais só contra o filho(a).

    § 2º A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente.         

    Be brave!


ID
2482318
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/93), LOAS, destinou um capítulo próprio para tratar dos benefícios, dos programas e dos serviços da Assistência Social. No tocante ao tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) a pessoa com deficiência e o idoso com 65 (sessenta e cinco) anos que estejam em instituições de longa permanência, na condição de acolhimento, poderão receber o benefício de prestação continuada, ainda que estejam recebendo pensão especial de natureza indenizatória. (Gabarito)

     b)são benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, independentemente de previsão em lei orçamentária, dada a sua natureza.

    Art. 22 parágrafo 1 º A concessão e  o valor dos benefícios... serão definidos pelos Estados, DF e municípios e previstos nas respectivas leis orçamentárias anuais, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Coselhos de Assistência Social.   

     c)o benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada dois anos, cessando o seu pagamento quando forem superadas das condições que lhe deram origem, em caso de morte ou realização de atividade não remunerada de habilitação ou reabilitação, inclusive na condição de microempreendedor individual.  

    Art 21 O BPC  deverá ser revisto a cada 2 anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem. 

    Art 21-A O BPC será suspenso pelo orgão concedente quando a pessoa com deficiencia exercer atividade remunerada, incluise na condição de MEI.

     d)os programas de assistência social voltados para o idoso e a pessoa com deficiência serão definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, observados os objetivos e princípios da LOAS, com prioridade para a saúde e lazer, devendo haver a devida articulação com o benefício de prestação continuada. 

     Art 24 Parágrafo 1 º Os programas  de que trata este artigo serão definidos pelos respectivos conselhos de Assistencia Social, obedecidos os objetivos e principios que regem esta lei, com prioridade para a inserção profissional e social 

    Parágrafo 2 º Os programas voltados para o idoso e a integração da pessoa com deficiencia serão devidamente articulados com o BPC estabelecido no art 20.

  • Gabarito letra A

  • Sobre a alternativa D:

     Art. 24. Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.

           § 1º Os programas de que trata este artigo serão definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social, obedecidos os objetivos e princípios que regem esta lei, com prioridade para a inserção profissional e social.

    § 2 Os programas voltados para o idoso e a integração da pessoa com deficiência serão devidamente articulados com o benefício de prestação continuada estabelecido no art. 20 desta Lei. 

  • Letra A

    "Atente-se para a pensão especial de natureza indenizatória e benefícios de assistência médica, pois a própria LOAS os definem como benefícios cumuláveis com o BPC/LOAS. Os rendimentos desses benefícios estariam excluídos do cálculo da renda mensal e estes benefícios podem ser cumulados até pelo titular do BPC, são benefícios acumuláveis com o BPC por força da própria lei."


ID
2482321
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O erro da A consiste no "poderão". Na verdade é obrigatório as entidades, sejam elas de LP ou casa-lar, firmar contrato de prestação de serviços.

  • a) todas as entidades de longa permanência poderão firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada, sendo facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade quando esta for filantrópica ou casa-lar.  

    Art 50 Constituem obrigação das entidades de atendimento:

    I Celebrar contrato escrito de prestação de serviço com o idoso, especificando o tipo de atendimento, as obrigações da entidade e prestações decorrentes do cotrato, com respectivos preços, se for o caso

     b)o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, cujos critérios de financiamento devem observar o valor praticado no mercado.

    Art 38, IV  (Compativeis com redimentos de aposentadoria ao idoso). 

     c)o idoso tem direito à moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou, ainda, desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, bem como em instituição pública ou até mesmo privada. (GABARITO - Art 37)

     d)o acolhimento de idosos em situação de risco social, por adulto ou núcleo familiar, caracteriza a dependência econômica, para os efeitos legais, salvo se a família possuir renda per capita superior a um salário mínimo.  

    Art 36 O acolhimento de idosos em situação de risco social, por adulto ou núcleo familiar, caracteriza a dependência econômica, para os efeitos legais

  • LEI Nº 10.741/2003

     

    Art. 37 – O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.

     

    a) as entidades são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada (Art. 35);

    b) os critérios de financiamento devem ser compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão (Art. 38, inciso IV);

    d) caracteriza a dependência econômica, para os efeitos legais, sem ressalva (Art. 36);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
2482324
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 8.080/90 dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Em consonância com a referida lei, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A - art 4 º da lei

  • Comentário letra C:

    "Princípio da universalidade de acesso em todos os níveis de assistência e sua integralidade são garantidos pela organização dos serviços públicos que vise à duplicidade de meios para fins idênticos, ampliando as possibilidades da comunidade"

    O princípio é organizar os serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.


ID
2482327
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às medidas protetivas de urgência e equipe de atendimento multidisciplinar dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com base na Lei nº 11.340/06, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o  juiz poderá determinar a suspensão das procurações conferidas pela ofendida ao agressor, para a proteção patrimonial dos bens da sociedade conjugal ou daqueles de propriedade particular da mulher, devendo a ofendida levar a decisão ao cartório para que se produza os efeitos

     Art 24  III e parágrafo unico Deverá o juiz oficiar ao cartório competente 

     b)é competência da equipe multidisciplinar o desenvolvimento de trabalhos de orientação voltados para a ofendida, bem como o fornecimento de subsídios e orientações ao Juiz e ao Ministério Público mediante laudos, desde que anteriores à audiência, sendo vedado o fornecimento de informações durante a sua realização. 

     c)poderá o juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida, conceder novas medidas protetivas de urgência ou rever aquelas já concedidas, se entender necessário à proteção da ofendida, de seus familiares e de seu patrimônio, ouvido o ofendido. (O Ministério Publico)  art 18 parágrafo 3 º

     d) Gabarito - art 18, II e III

  • De acordo com a Lei nº 11.340/06:

     

    A)Art. 24. Para a proteção patrimonial dos bens da sociedade conjugal ou daqueles de propriedade particular da mulher, o juiz poderá determinar, liminarmente, as seguintes medidas, entre outras:

    III - suspensão das procurações conferidas pela ofendida ao agressor;

    Parágrafo único. Deverá o juiz oficiar ao cartório competente para os fins previstos nos incisos II e III deste artigo

     

     

    B)Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuições que lhe forem reservadas pela legislação local, fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes.


    Art. 31. Quando a complexidade do caso exigir avaliação mais aprofundada, o juiz poderá determinar a manifestação de profissional especializado, mediante a indicação da equipe de atendimento multidisciplinar.

     

     

    C) Art. 19. As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

    § 3o Poderá o juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida, conceder novas medidas protetivas de urgência ou rever aquelas já concedidas, se entender necessário à proteção da ofendida, de seus familiares e de seu patrimônio, ouvido o Ministério Público.

     

     

    D)Art. 18. Recebido o expediente com o pedido da ofendida, caberá ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas:


    I - conhecer do expediente e do pedido e decidir sobre as medidas protetivas de urgência;
    II - determinar o encaminhamento da ofendida ao órgão de assistência judiciária, quando for o caso;
    III - comunicar ao Ministério Público para que adote as providências cabíveis.

  • D

    art.18 Recebido o expediente com o pedido da ofendida, caberá ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas:
    I - conhecer do expediente e do pedido e decidir sobre as medidas protetivas de urgência;
    II - determinar o encaminhamento da ofendida ao órgão de assistência judiciária, quando for o caso;
    III - comunicar ao Ministério Público para que adote as providências cabíveis.

  • Poderá o juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida, conceder novas medidas protetivas de urgência ou rever aquelas já concedidas, se entender necessário à proteção da ofendida, de seus familiares e de seu patrimônio, ouvido o Ministério Público


ID
2482330
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

No tocante à igualdade e a não discriminação da pessoa portadora de deficiência, com base na Lei nº 13.146/15, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • L13146

    Art. 7o  É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Parágrafo único.  Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

  • Ou a letra A TB está certa o foi muito mal redigida. 

  • ERRO DA LETRA A

    Art. 4o  Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

     

    § 2o  A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

    #FÉFORÇAFOCO

     

  • a) ... bem como a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. (NÃO está obrigada)

     

    b) ...ressalvado o direito de decidir sobre o número de filhos.  (NÃO afeta o direito a filhos)

     

    c) ... Os juízes que tiverem conhecimento deve encaminha ao MP para providências cabíveis.

  • Gabarito letra d).

     

    LEI 13.146/2015 (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

     

     

    a) Art. 4° Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

     

    § 2° A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

     

     

    b) Art. 6° A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

     

    I - casar-se e constituir união estável;

     

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

     

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária.

     

    * Uma dica que usei para decorar essa parte é que, via de regra, a pessoa com deficiência possui plena capacidade para "tudo".

     

     

    c) Art. 7° É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

     

    Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

     

    * Essa assertiva queria saber a literalidade dos dispositivos acima. Os juízes e tribunais, quando tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para que este promova as providências cabíveis. A letra "c" passa a impressão de que os juízes e os tribunais tomarão as providências cabíveis, sendo essa interpretação errada, pois essa tarefa é competência do Ministério Público, de acordo com os dispositivos acima.

     

     

    d) Art. 9° A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de.

     

    § 2° Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Tem alguém copiando questão da banca amiguinha..

  • Bem, a meu ver, interpretando a letra C nao estaria incorreta ao dizer que os juizes e tribunais tomariam as providências cabíveis; no caso em comento, a providência cabível seria remeter ao MP... enfim.

     

    Art. 7° É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

  • Pessoa portadora de deficiência ? PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

    Tinha que ser essa FADESP

  • Ceci Brito o judiciário tem algo chamado inércia, ele não faz nada, o dono da ação pública ou qualquer outro ato é do MP. 

    Questão do cespe é batata cai muito essa. 

  • Ao meu ver, apesar da "inércia" do Judiciário, remeter as peças ao MP não deixa de ser uma "providência".

  • Pedro Coelho, embora o judiciário esteja adstrito ao princípio da inércia, remeter peças ao MP não deixa de ser uma providência, isso não significa dizer que o juiz, no exercício da função jurisdiconal, estará mitigando ou desobedecendo tal princípio.

    "Ele não faz nada", bom, segundo o artigo  7o, Parágrafo único, ele deve remeter os autos ao Ministério público.

  • GB D -  § 2° Nos serviços de emergência públicos e privados, a
    prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos
    de atendimento médico. <
    Comentários Por óbvio que, em se tratando de atendimento
    médico, nem sempre a condição de deficiente garantirá prioridade. Por
    vezes, o estado de uma pessoa que não se encaixe nesse conceito é grave
    a ponto de merecer imediato atendimento em detrimento do deficiente
    que deverá aguardar. Um jovem vitima de acidente de trânsito, que apresente
    lesões sérias, decerto que será atendido antes de um deficiente que
    suporta singela dor de cabeça. O critério a ser observado, portanto, deve
    se orientar, segundo o médico, pela urgência no atendimento, a exigir a
    tomada de medidas imediatas e não pela condição pessoal do indivíduo.
    Agora, estando todos em igualdade de condições, terá então prioridade
    o deficiente.


    sobre a letra C- 

    Art. 7o  É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Parágrafo único.  Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.


    fonte: estatuto comentado cristiano chaves e sanches

  • Questão passível de anulação. Pessoa 'PORTADORA' de deficiência? O correto é pessoa COM deficiência. 

  • Sobre a alternativa "A":

    § 2o  A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

  • Sem duvida o GB: D

    Tem uma galera viajando aí. A questão C só não está certa pois fora do exercício de suas funções os juízes e tribunais não tem obrigatoriamente de tomar qualquer medida cabível.

     

    Art. 7o  É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Parágrafo único.  Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

  • Neste caso tem que ir atrás da menos errado, pois a redação da alternativa "D " está correta, agora o uso do "PORTADOR" é equivocado, já que ,  o correto agora é PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 

    GAB: D

  • Só um detahe: o termo "portador" não é mais utilizado. O correto é "pessoa com deficiência".

  • C errada,os juízes remetem ao MP.

    E não tem nada a ver anular uma questão por causa do enunciado,o mesmo não influenciou em nada nas alternativas.

  • Quem porta deficiência não é a pessoa, e sim onde ela encontra dificuldades para exercer seus direitos e garantias fundamentais. (Exemplo: o livre direito de transitar).
  • Art. 7º - É dever de todos comunicar às autoridades competentes qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos das pessoas com deficiência.

    Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

    Pra mim cabe recurso, já que remeter ao MP é medida cabível aos juízes.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 13.146

    ART 9 § 2o  Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico.

  • Essa pergunta já virou modinha de carnaval em todo concurso cai rsrssrsrsr

  • a) toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, bem como a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. (Errado, art 4, §2 a pessoa com deficiência NÃO ESTÁ OBRIGADA à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa).

     b) a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa para se casar e constituir união estável e exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária, ressalvado o direito de decidir sobre o número de filhos. (ERRADO, art 6, III- a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito de decidir sobre o número de filhos).

     c) é dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação aos direitos da pessoa com deficiência, sendo dever dos juízes e tribunais que tiverem conhecimento desses fatos tomarem as providências cabíveis.  (Errada, se os juízes ou tribunais tiverem conhecimento de irregularidades, não são eles responsáveis pela tomada de medidas, mas devem remeter peças ao MP para que ESTE TOME AS PROVIDÊNCIAS cabíveis).

     d) é garantido o atendimento prioritário para a prestação de socorro para a pessoa portadora de deficiência, mas nos serviços de emergência públicos e privados a prioridade legal é condicionada aos protocolos de atendimento médico.  (Correta, art 9 § 2, mesmo que seja caso de atendimento de pessoa com deficiência, quando o assunto é emergência, ela deve ser atendida de acordo com o protocolo, pense da seguinte forma, uma pessoa com deficiência auditiva vai ao médico com virose, ela tem prioridade sobre alguém que está enfartando?....então nesse caso de urgência eles respeitam o protocolo de atendimento onde o “caso mais grave” é atendido antes, e não a pessoa).

     

     

  • Mas,esse "pessoa portadora de deficiência" no enunciado, doeu...

  • Concordo com o "Fabio Eduardo" A redação das alternativas "A" e "C" deixa muito a desejar, numa leitura rápida ou até mesmo mais atenta da primeira alternativa temos: "toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, bem como (subentende-se que aqui a expreção "e não sofrerá" ficaria em elípse) a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa." Podendo nos fazer entender "...bem como não sofrerá a obrigação de fruição..." justamente pela expressão "bem como".  

    Foi o que me fez errar a questão! Além da pressa e falta de atenção nas outras alternativas! kkkk 

  • A letra "A" está muito mal redigida. Misericórdia...

     

  • Segunda vez que resolvo esta questão e só não assinalei a alternativa A, logo de cara, porque já decorei a redação da lei da alternativa D.

    Está muito ambígua esta redação da letra A.

  • a) toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, bem como a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

    "Bem como" é aditivo e não adversativo. Deveria ser anulada.

    Saco isso... 

  • grandre andré. otimos comentários.

  • C) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação aos direitos da pessoa com deficiência, sendo dever dos juízes e tribunais que tiverem conhecimento desses fatos tomarem as providências cabíveis.

    Remeter as peças ao MP não é uma forma de tomar providências? Achei bem maldosa a redação dessa alternativa.

  • Alcey , a C está incorreta : 

    Letra da Lei :

    1ªparte:Art. 7o  É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência. CORRETO

     2ª parte: sendo dever dos juízes e tribunais que tiverem conhecimento desses fatos tomarem as providências cabíveis.  ERRADO

    ( Não são os juízes nem os tribunais que irão tomar as providências cabíveis, eles apenas remeterão as peças ao MP, a quem compete esta tarefa).

     

    As providências cabíveis se refere  à defesa  dos direitos da pessoa com deficiência que foram violados.

     

    Parágrafo único.  Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

     

  •  Esse artigo despenca nas provas da FCC...

     

     

     

    LEI 13.146

     

    ART 9 

     

    § 2o  Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico.

     

     

     

    GABARITO LETRA D

  • A) Art 4º, parágrafo 2º - A pessoa com deficiência NÃO ESTÁ OBRIGADA à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

     

    B) Art 6º - A deficiência NÃO afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

     

    C) Art 7º - É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou violação aos direitos da pessoa com deficiência.

    Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta lei, DEVEM REMETER PEÇAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO para as providências cabíveis. 

     

    D) Art 9º, parágrafo 2º - Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico

  • Também acho que a alternativa A está com uma redação horrível!!! Primeiro, fala que a PCD não sofrerá qualquer discriminação. Depois, vem o "bem como" (expressão aditiva) a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. Na minha primeira lida, havia entendido que não sofrerá e não será obrigadobrigada, como afirma o art. 4. 

    MAS, a alternativa D (gaba), como o Oliver disse, é bastante recorrente também. #DoTheBest

  • A- ERRADO- PESSOA COM DEFICIÊNCIA NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE FRUIR DE BENEFÍCIOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

    B-ERAADO- DEFICIÊNCIA NÃO AFETA A CAPACIDADE CIVIL INCLUSIVE PARA DECISÃO DE NÚMERO DE FILHOS.

    C-ERRADO- PODER JUDICIÁRIO É INERTE, SALVO ALGUMAS EXCEÇÕES. NESSE CASO INCUMBE AO MINISTÉRIO PÚBLICO ADOTAR AS MEDIDAS CABÍVEIS.

    D-CORRETO. PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM ATENDIMENTO PREFERENCIAL, SALVO NAS EMERGÊNCIAS DOS HOSPITAIS. NÃO FAZ SENTIDO PIORIZAR UM DEFICIENTE COM UMA EMERGÊNCIA QUE NÃO NECESSITA DE INTERVENÇÃO MÉDICA IMEDIATA E DETRIMENTO DE UM NÃO DEFICIENTE QUE ESTÁ COM RISCO DE VIDA, NECESSITANDO DE INTERVENÇÃO MÉDICA IMEDIATA.

  • "é garantido o atendimento prioritário para a prestação de socorro para a pessoa portadora de deficiência, mas nos serviços de emergência públicos e privados a prioridade legal é condicionada aos protocolos de atendimento médico."

     

    Não consegui entender... Como a PCD tem atendimento prioritário para a prestação de socorro?!

    Socorro e serviço de emergência públicos e privados não é a mesma coisa? Ou seja, estão condicionados aos protocolos de atendimento médico?!

  • a) toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, bem como a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. ( não é obrigado)

    b) a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa para se casar e constituir união estável e exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária, ressalvado o direito de decidir sobre o número de filhos.  Exerce esse direito também.

    c) é dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação aos direitos da pessoa com deficiência, sendo dever dos juízes e tribunais que tiverem conhecimento desses fatos tomarem as providências cabíveis. Ministério Público. 

    ( Parágrafo único.  Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis. )

    d) é garantido o atendimento prioritário para a prestação de socorro para a pessoa portadora de deficiência, mas nos serviços de emergência públicos e privados a prioridade legal é condicionada aos protocolos de atendimento médico.  COrretíssimo.

  • serviço de emergência é por exemplo quando vc vai ao hospital, passa pela triagem e eles colocam aquela pulseira com a gravidade do seu caso, se alguém estiver tendo uma crise asmática e você estiver com gripe, tosse enfim, o quadro de crise asmática é mais grave.

    Já na prestação de socorro por exemplo, acredito que tipo em um acidente a prestação de socorro deve ser feita primeiramente para a pessoa com deficiência. 

    No entanto, faço da dúvida do Otávio Girão a minha, pois, acredito que até para prestar socorro se vc perceber que outra pessoa está mais grave essa deveria ser socorrida primeiro, no entanto, por exemplo a criança também deve ter atendimento prioritário, assim como o idoso então não sei qual prioridade vai se sobressair em um socorro. Acho que vai depender da gravidade de cada um... Enfim, fica aqui minha ideia e minha dúvida...

  • Que questão lixo.
    Redação tosca da A

  • Não acho que a alternativa A está com a redação tosca. Ainda que tivesse, é consolidade que a pessoa com deficiência não está obrigada a fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. 

  • Gab - D

     

    Erro da Letra C :

     

    Art. 7o  É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

     

    Parágrafo único.  Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis.

  • Pessoa portadora de dificiência?!

  • Marquei a E praticamente por literalidade da lei e porque a A deu a entender que queria "pegar bobo" ;/

    Mas a redação da A pode ser entendida como correta sim!

    O "bem como" tem função de "nem", ou sejam nem é obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. Anulável com certeza.

    Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, bem como a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

  • A questão cobra o conhecimento da Lei nº 13.146/15.

    Letra A (ERRADA) - A primeira parte da alternativa está de acordo este dispositivo legal: "Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação". O erro está na segunda parte, já que a pessoa com deficiência NÃO está obrigada àquela fruição, conforme disposição expressa na lei, veja: "Art. 4º, § 2º A pessoa com deficiência NÃO está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa."

    Letra B (ERRADA) - O erro está na ressalva ao final, pois a capacidade civil da pessoa com deficiência INCLUI o direito de decidir sobre o número de filhos. Veja como está disposto na lei: "Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I - casar-se e constituir união estável; (...) III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar; (...) V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária".

    Letra C (ERRADA) - Na literalidade da lei, quem tomará as "providências cabíveis" será o Ministério Público, não os juízes e tribunais. Assim dispõe a norma, veja: "Art. 7º É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência. Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis."

    Letra D (CERTA) - A alternativa traz o que se depreende da leitura destes dois artigos: "Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de: I - proteção e socorro em quaisquer circunstâncias" e "§ 2º Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico.

    GABARITO: LETRA D

  • A) toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, bem como a obrigação de fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. ERRADO

    R = Art 4º, parágrafo 2º - A pessoa com deficiência NÃO ESTÁ OBRIGADA à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

    B) a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa para se casar e constituir união estável e exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária, ressalvado o direito de decidir sobre o número de filhos. ERRADO

    R = Art 6º - A deficiência NÃO afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

    C) é dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação aos direitos da pessoa com deficiência, sendo dever dos juízes e tribunais que tiverem conhecimento desses fatos tomarem as providências cabíveis. ERRADO

    R = Art 7º - É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou violação aos direitos da pessoa com deficiência.Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta lei, DEVEM REMETER PEÇAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO para as providências cabíveis.

    D) é garantido o atendimento prioritário para a prestação de socorro para a pessoa portadora de deficiência, mas nos serviços de emergência públicos e privados a prioridade legal é condicionada aos protocolos de atendimento médico. OK

  • No tocante à igualdade e a não discriminação da pessoa portadora de deficiência, com base na Lei nº 13.146/15, é correto afirmar que: é garantido o atendimento prioritário para a prestação de socorro para a pessoa portadora de deficiência, mas nos serviços de emergência públicos e privados a prioridade legal é condicionada aos protocolos de atendimento médico.

  • O item A está com o texto esquisito, e o C, a meu ver, não está necessariamente errado. Tomar as providências cabíveis é o que de fato os juízes e tribunais devem fazer. Ele não especificou quais procedimentos cabíveis eram esses - no caso remeter as peças ao Ministério Público - de todo modo, não especificar não deixa o item incorreto, mas tão somente impreciso.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    A) A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa, nos termos do art. 4º, § 2º do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    B) A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar, inteligência do art. 6º, inciso III do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    C) Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações, devem remeter peças ao Ministério Público para as providências cabíveis, consoante art. 7º, parágrafo único do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    D) A assertiva está de acordo com art. 9º, incisos e § 2º do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

     

    Gabarito do Professor: D


ID
2482333
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei nº 13.146, de 2015, estabeleceu, entre outros assuntos, as disposições referentes ao direito ao trabalho da pessoa portadora de deficiência. Acerca do tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • DO DIREITO AO TRABALHO

    Art. 34.

    § 1o  As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.
     

  • Eu não entendi o erro da letra D!
  • Gabarito letra c).

     

    LEI 13.146/2015 (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

     

     

    a) Art. 34. A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

     

     

    b) Art. 35, Parágrafo único. Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.

     

    * A expressão "salvo o cooperativismo e o associativismo" torna a assertiva errada, pois o certo seria "incluídos".

     

     

    c) Art. 34, § 1° As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.

     

    Art. 34, § 5° É garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.

     

     

    d) Art. 36. O poder público deve implementar serviços e programas completos de habilitação profissional e de reabilitação profissional para que a pessoa com deficiência possa ingressar, continuar ou retornar ao campo do trabalho, respeitados sua livre escolha, sua vocação e seu interesse.

     

    * A expressão "deverão ser complementados pela iniciativa privada ou de qualquer natureza" torna a assertiva errada, pois essa informação não se encontra no dispositivo acima, tampouco no capítulo relacionado ao direito do trabalho. Não há esse dever de complementação pela iniciativa privada ou de qualquer natureza, por isso, essa assertiva está incorreta.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Acredito que o erro da letra "d" se encontra no que dispõe o artigo 36, §5º, do Estatuto, qual seja: "a habilitação profissional e a reabilitação devem ocorrer articuladas com as redes públicas e privadas [...]". Assim, a lei não ressalva que será feita de modo complementar, mas de forma articulada.

  • pessoa jurídica de direito público, privado ou de qualquer natureza?...

  • Já vamos começar pelo enunciado: Art. 1o É instituída a LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

  • Alguém avisa a esta banca que a terminologia PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA  não é mais adequada.

    O correto é PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  • Correta a letra C: uma combinação de dois dispositivos da lei (parágrafo 1° + o 5° do art. 34 do Estatuto)

    Quanto ao erro da letra D, a palavra "complementados" não tem o mesmo significado da palavra "articulados". O poder público institui o programa e a execução se dá de forma articulada com as redes públicas e privadas. 

    O trecho "de qualquer natureza" está inserido no capítulo DO DIREITO AO TRABALHO quando dispõe que a acessibilidade ao ambiente de trabalho é obrigatória por parte de todas as pessoa jurídicas, seja de direito público, privado ou de qualquer natureza.

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 13.146 

    Art. 34.  A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

    § 1o  As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.

    § 2o  A pessoa com deficiência tem direito, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo igual remuneração por trabalho de igual valor.

    § 3o  É vedada restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.

    § 4o  A pessoa com deficiência tem direito à participação e ao acesso a cursos, treinamentos, educação continuada, planos de carreira, promoções, bonificações e incentivos profissionais oferecidos pelo empregador, em igualdade de oportunidades com os demais empregados.

    § 5o  É garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.

  • QAUL O ERRO DA AFIRMATIVA: os serviços e programas implementados pelo poder público de habilitação profissional e de reabilitação profissional para a pessoa com deficiência deverão ser complementados pela iniciativa privada ou de qualquer natureza.

  • Ana Rodrigues, a Política Nacional para integração do deficiente, deve ser implementada PELO PODER PÚBLICO... não cabe a ninguém complementá-la... ou seja, o PODER PÚBLICO dever atender a todas as exigências de tal política. 

  •  a) a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, devendo receber as oportunidades mais vantajosas do que as demais pessoas.( ERRADA, art 34, diz que deve ter igualdade de oportunidades com as demais pessoas).

     b)

    os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias, salvo o cooperativismo e o associativismo. ( Cuidado com as palavras que causam exceção! Alternativa errada art 35 § único: estimular o empreendedorismo e o trabalho autônomo, incluindo o cooperativismo e o associativismo).

     c)

    as pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos, sendo garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de capacitação. CORRETA. 

     s serviços e programas implementados pelo poder público de habilitação profissional e de reabilitação profissional para a pessoa com deficiência deverão ser complementados pela iniciativa privada ou de qualquer natureza. (Errado, o serviço e programa deve ser implementado de forma COMPLETA, e não depende de complementação de outrem). Art 36.

     

     

     

  • A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas

    A LBI trouxe avanços importantes na área do direito do trabalho para o trabalhador com deficiência ( arts. 34 a 38). Entre outras novidades estão o contrato de trabalho por tempo determinado para a habilitação da pessoa com deficiência no trabalho, as diretrizes para o emprego apoiado e o auxílio-inclusão para a pessoa com deficiência que ingressa no mercado de trabalho.

    Outros pontos que merecem ser destacados:

    O trabalho deve ser desenvolvido em ambiente acessível e inclusivo. Lembre-se, conforme falamos aqui, que esse ambiente acessível da LBI é o propósito máximo da norma; isso porque é ele, em suas concepções físicas e humanas, que permite ( ou não) o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, incluído o direito ao trabalho.

    Deve haver o fornecimento de recursos de tecnologia assistiva e adaptação razoável;esses dois conceitos são de fundamental importância e estão dispostos em vários artigos da norma. O primeiro refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover as funcionalidades, relacionada à atividade visando à sua autonomia e independência. O segundo, por sua vez, consiste em ajustes feitos conforme a necessidade individual da pessoa com deficiência; a recusa em realizar a adaptação razoável significa discriminar por motivo de deficiência, sendo reconhecido como tipo penal ( art. 88).

     A remuneração deve ser igual aos das demais pessoas cujo trabalho seja de igual valor.

    É proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho ou à sua manutenção; bem como a exigência de aptidão plena.

    A colocação competitiva da pessoa com deficiência pode ocorrer por meio de trabalho com apoio, observando-se, dentre outras diretrizes, a prioridade no atendimento à pessoa com deficiência com maior dificuldade de inserção no campo de trabalho.

    As determinações previstas na LBI valem tanto para a pessoa jurídica pública quanto para a privada.

     

    Fonte:https://diariodainclusaosocial.com/2017/11/04/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia-parte-ii/

  •  

    a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, devendo receber as oportunidades mais vantajosas do que as demais pessoas

    hahaahahaha, o estatuto tem como foco a igualdade e não a desigualdade.

  • André Aguiar, muito obrigado por todos os comentários, o site não seria o mesmo sem pessoas como você, o Murilo, o Cassiano, entre outros mitos!! 

  • grande andré. vc eh foda.

     

    te admiro man

  • A Lei nº 13.146, de 2015, estabeleceu, entre outros assuntos, as disposições referentes ao direito ao trabalho da pessoa portadora de deficiência. Acerca do tema, é correto afirmar que: as pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos, sendo garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.

  • Cai na prova do TJ-SP 2021

    Atualidades (06) questões: 2. Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei

    nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes

    até a publicação deste edital. 


ID
2482336
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 06 de maio de 1999, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)os dependentes de todas as classes concorrem em igualdade de condições, mas a existência de dependente de uma das classes exclui do direito às prestações os das classes seguintes. 

    Não há igual concorrencia entre as classes diferentes 

     b)mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, até doze meses após o livramento, o segurado detido ou recluso.  

    Mantém qualidade de segurado independente de contribuições: sem limite de prazo em gozo de benefício;

    até 12 meses após a cessação de beneficio por incapacidade ou após ter cessado contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada

    até 12 meses após cessar a segregação compulsória o segurado acometido de doença de segregação compulsória;

    até 12 meses após o livramento o segurado detido ou recluso

    até 3 meses após licenciamento, o segurado incorporado pelas forças armadas para serviço militar 

    6 meses após cessar contribuições o facultativo 

     c)é presumida a dependência de cônjuge, companheiro(a), pais e filhos não emancipados de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválidos. 

    Os pais são dependentes de classe II, só será beneficiado na falta de dependentes da classe I e ainda deve comprovar dependencia. 

     d)quem exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social poderá ser inscrito em relação a cada uma delas.

     O erro está em poderá o correto seria deverá.

  • Em relação a letra "C" 

    A companheira e o companheiro são beneficiários do RGPS, na condjção de dependente, desde que comprovem a união estável. Para estes dependentes, não há necessidade de comprovação de dependência econômica, pois esta é presumida para os dependentes de primeira classe.


ID
2491627
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o esgoto, que pode ser apresentado com base em sua caracterização qualitativa e quantitativa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Com respeito a letra C:

    relação DQO/DBO baixa - fração biodegradável é elevada; Provável indicação para tratamento biológico.

    relação DQO/DBO ELEVADA - fração inerte (não biodegradável) é elevada;

          - se a fração não biodegradável não for importante em termos de poluição do corpo receptor: possível indicação para tratamento biológico;

          - se a fração não biodegradável for importante em termos de poluição do corpo receptor: provável indicação para tratamento FÍSICO-QUÍMICO.

  • Gabarito D
    Matéria biodegradável são Sólidos Voláteis e não fixos

    Sólidos voláteis são aqueles que evaporam após a calcinação. 

    Sólidos Fixos são aqueles que permanecem após a calcinação.

    Calcinação = Aquecimento em Mufla a mais de 500º


ID
2491630
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento das galerias de águas pluviais deve ser levado em consideração o(a)

Alternativas

ID
2491783
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre a caracterização do lixo domiciliar de um município é correto afirmar que

Alternativas

ID
2491795
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou o fim da concessão de bolsas do programa Ciências Sem Fronteiras para estudantes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    O Ministério da Educação (MEC) encerrou o programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) na modalidade de cursos para graduação. Criado pelo governo de Dilma Rousseff, o programa pagava bolsas de estudo no exterior. Agora o programa atenderá, apenas, cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado, pós-doutorado e atração de jovens cientistas.

     http://www.valor.com.br/brasil/4923926/mec-acaba-com-ciencia-sem-fronteiras-para-graduacao-no-exterior ou as ferramentas oferecidas na página. 
     

  • GABARITO B

     

    A) O Brasil mal tem dinheiro pra educação dos brasileiros,imagina pra educação dos estrangeiros...Elimina-se assim a Letra A..

    C) Renda familiar acima de 10 salários... tem dinheiro né? não vai precisar ficar pedindo bolsa pro governo... ( elimina a C)

    Aí você pode ficar até em dúvida entra a letra B e D....

    Mas aí você vê o nome do Programa :" Ciências Sem Fronteiras "  Aí vai na B né!!!

    "  para estudantes de graduação que intentavam estudar em universidades estrangeiras.   "

     

     

    O que se buscava era a institucionalização de procedimentos que pudessem conectar pessoas ao mundo acadêmico estrangeiro, de modo a fazer com que as próprias bases para formação se ampliassem, acrescentando às plataformas de profissionalização possibilidades de enriquecimento cultural e comparação entre diferentes modos de fazer.

    O Ciência Sem Fronteiras, no formato original, acabou mesmo. Os últimos bolsistas foram selecionados em 2014 e ainda tem estudante fora do país recebendo a bolsa. Mas não haverá novas seleções para alunos de ensino superior.

     

    O Ministério da Educação diz que o Ciência Sem Fronteiras deixou dívidas elevadas e que uma avaliação feita no ano passado mostrou que o custo para manter os bolsistas lá fora era muito alto. Em 2015, o governo investiu R$ 3,7 bilhões no programa, o mesmo valor usado na merenda escolar de 39 milhões de alunos.

    O presidente da Capes, agência ligada ao Ministério da Educação que seleciona e distribui a maioria das bolsas bancadas pelo governo federal, diz que o intercâmbio para a pós- graduação está mantido.

     

    https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/11/fim-do-programa-ciencias-sem-fronteiras.html

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/04/ciencia-sem-fronteiras-chega-ao-fim-por-falta-de-dinheiro.html