SóProvas


ID
2482477
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando escrevi The Mechanical Bride há alguns anos, não tive a noção de que estava tentando uma defesa da cultura do livro contra os novos meios. Agora posso verificar que procurava incidir nos novos meios da visão e do som a consciência crítica favorecida pela formação literária. Minha estratégia estava errada, porque a minha obsessão pelos valores literários cegava-me quanto a muito do que estava acontecendo de bom e ruim. O que temos de defender hoje não são valores desenvolvidos em qualquer cultura especial ou por qualquer modo de comunicação. A tecnologia moderna pretende tentar uma transformação total do homem e do seu meio, o que por seu turno exige a inspeção e defesa de todos os valores humanos. E pelo que respeita ao mero auxílio humano, a cidadela desta defesa deve estar localizada na consciência analítica da natureza do processo criador envolvido no conhecimento humano. Pois é nessa cidadela que a ciência e a tecnologia já se estabeleceram quanto à sua manipulação dos novos meios.

(MCLUHAM, Marshall: Visão, som e fúria. In: LIMA, Luiz Costa: Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p. 162)


Segundo as ideias acima,

I. é necessário o trabalho intelectual crítico para toda comunicação humana, independentemente da tecnologia usada.

II. cada tecnologia usada na comunicação humana cria uma cultura e uma consciência crítica própria.

III. a ciência e a tecnologia são ameaças aos valores humanos, o meio em que o homem vive e à consciência crítica.

IV. os valores humanos devem ser defendidos durante a transformação do homem e seu meio pela tecnologia.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Negando "a ciência e a tecnologia são ameaças aos valores humanos, o meio em que o homem vive e à consciência crítica" 

    já matava a questão inteira.