SóProvas


ID
2482492
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Michel Focault se inspirou em torres de vigilância de presídios para descrever um sistema social de vigilância decorrente do processo de instituição de normas ao ser humano moderno. Para disciplinar o cidadão, foram criados, segundo Focault, diversos modos de difusão de padrões e normas, tais como escolas e meios de comunicação. Por se sentir observado (e também por poder observar), o cidadão busca um comportamento socialmente aceitável dentro dos padrões que emanam da “torre de observação”, no ponto mais alto e central do sistema. Esta concepção trouxe o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c
     

    Através de vários mecanismos surge o homem moderno. Os processos de subjetivação são vários: a família nuclear, a escola, o exército, o hospital e caso tudo falhe, as prisões. Foucault se debruçou sobre o modelo de funcionamento destas instituições e dentre suas conclusões percebeu que todas funcionavam através do modelo panóptico, figura arquitetural idealizada por Jeremy Bentham.

    Este dispositivo funciona dissociando o par ver-ser visto. Nesta nova forma de exercer o poder, você é sempre visto, mas não pode ver quem te vigia da torre central. Cada preso, aluno, trabalhador, paciente, etc., é colocado em uma célula, uma divisória, permanece isolado de outros estímulos e pode ser constantemente observado. Desta forma, os alunos podem estudar melhor, os trabalhadores não organizam greves e os presos não se revoltam. A multidão, lugar de trocas e de afetos, é transformada em uma coleção de múltiplas individualidades, mas separadas por uma fina divisória que não nos permite acessar por completo o diferente.

    Fonte: https://razaoinadequada.com/2014/12/03/foucault-panoptico-ou-a-visibilidade-e-uma-armadilha/

  •  a) aparelhos ideológicos do Estado. Antonio Gramsci

     b) indústria cultural. Escola de Frankfurt

     c) panóptico. Michel Focault

     d) função da comunicação. Harold D. Lasswell

     e) materialismo histórico. Marxismo