SóProvas


ID
2483062
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em um órgão público, o método de avaliação é focado nos comportamentos associados a desempenhos extremamente positivos ou negativos.

Esse método de avaliação, bastante tradicional, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • MÉTODOS DOS INCIDENTES CRÍTICOS



    É um método de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos), que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou negativos (fracasso), ou seja, se preocupa com os desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.


    Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar os pontos fortes e fracos de cada funcionário.

  • Correto Letra B

     

    Esse assunto é cobrado com frequência em todas as provas. Além dos métodos de avaliação de desempenho, também é importante conhecer

    → Falhas no processo de avaliação de desempenho

    → Fases da avaliação de desempenho

    → Objetivos e benefícios da avaliação de desempenho

     

    Uma das possíveis constatações da avaliação de desempenho é a da Necessidade de Treinamento, tema esse que, sua vez, gera uma série de outros assuntos cobrados nas provas.

     

    http://msk.com.br/servicos/rh-nas-empresas/avaliacao-de-recursos-humanos/avaliacao-de-desempenho/ → Fases da avaliação

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_desempenho#M.C3.A9todos_tradicionais → métodos e falhas da avaliação

    http://www.administracaobrasil.com/2013/06/avaliacao-de-desempenho-conheca-os.html → alguns métodos com suas representações

    https://avaliacaodedesempenho.net/quais-sao-os-objetivos-e-beneficios-da-avaliacao-de-desempenho/ → objetivos e benefícios da avaliação

     

  • letra b

    Incidentes Críticos – A atenção do avaliador fica voltada para os comportamentos considerados como os mais importantes para a realização eficaz ou não de um trabalho. Nesse método são usados os comportamentos específicos que devem ser apresentados, excluindo os traços de personalidade vagamente definidos. Fazer uma lista de incidentes críticos é um rico conjunto de exemplos para ser apresentado aos funcionários com o objetivo de caracterizar os comportamentos desejáveis e os que precisam ser melhorados.

    http://www.uel.br/projetos/gestaodepessoas/?page_id=58

  • eu filtro qualidade, aparece gestão de pessoas...

  • A qualidade no setor público tem forte relação com o desempenho dos seus servidores. 

    Os métodos de avaliação de desempenho são dividos em dois, tradicionais e mordenos. A questão pede um método tradicional:

    1. Escalas Gráficas (método quantitativo): representado em uma tabela de dupla entrada, em que os fatores de avaliação são postos em linha e os graus de avaliação do desempenho em colunas.
    2. Escolha Forçada (classificação compulsória): feita por meio de blocos de frases descritivas. O avaliador escolhe forçosamente uma ou duas frases.
    3. Pesquisa de Campo (Staff e linha): feita por meio de entrevistas e avaliações.
    4. Incidentes Críticos: características extremas, aqui o desempenho é positivo ou negativo. 

  • Baseados na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos. O avaliador registra os aspectos do trabalho considerados excepcionalmente positivos e negativos.
     

     

     

    Fonte: Ribas.

  • Nunca na vida iria pensar nisso

  • " EXTREMAMENTE positivos ou nagativos" me fez marcar incidentes CRÌTICOS

  • Gabarito letra "B"

  • Incidentes críticos é um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso).

    Fonte: Grancursos

  • O método de avaliação de desempenho focado nos comportamentos associados a desempenhos extremamente positivos ou negativos é o denominado “incidentes críticos”. Como o nome indica, consiste em um método de avaliação de desempenho que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucessos) ou altamente negativos (fracasso). Assim, esse método não se preocupa com o desempenho normal, mas apenas com os desempenhos excepcionais. Por isso nosso gabarito encontra-se na alternativa B.

    Vamos aproveitar a questão para revisar os demais métodos de avaliação:

    Alternativa A. Escalas Gráficas é o método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas temos os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.

    Alternativa C. De acordo com Gomes (et. al, 2008 apud Silva, 2019), o método de avaliação denominado Ordenação Simples é utilizado para auxiliar as decisões de gestão, como por exemplo promoções ou compensações. O avaliador ordena os seus subordinados e os classifica, do melhor para o pior, de acordo com determinadas dimensões. Segundo o autor, não é adequado para transmitir feedback, já que não são divulgados quais foram os critérios para a ordenação, o que dificulta a identificação dos pontos nos quais o avaliado deverá progredir. 

    Alternativa D. Não existe um método chamado Distribuição Forçada e sim “Escolha Forçada”. O método da escolha forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Em cada bloco, existem de duas, três ou quatro frases e cabe ao avaliador escolher a frase que melhor descreve o desempenho do avaliado. Ou então, escolhe duas frases: a que melhor representa o desempenho do avaliado e a frase que mais se distancia do desempenho do avaliado.

    Alternativa E: O método de avaliação de desempenho denominado Comparação por Pares ou ainda Comparação Binária, de acordo com Ribas (2013), é considerada o método mais simples, e também o mais rudimentar. Consiste em comparar dois a dois empregados de cada vez, anotando, na coluna da direita, aquele que é considerado melhor, quanto ao desempenho.

    Referência:

    SILVA, Valéria Souza da. Avaliação de Desempenho: Implicações para os Colaboradores - Estudo exploratório numa empresa do setor alimentar. Dissertação. Faculdade de Economia – Universidade do Porto. 2019.

    Disponível em: <https://sigarra.up.pt/fep/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=223832>

    Gabarito: B

  • GAB B

    MÉTODO DOS INCIDENTES CRÍTICOS: Baseado na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos extremos, tanto positivos quanto negativos. O avaliador registra os aspectos do trabalho considerados excepcionalmente positivos e negativos. No método dos incidentes críticos, o avaliador observa e registra aspectos extremos, positivos ou negativos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • [GABARITO: LETRA B]

    INCIDENTES CRÍTICOS

    Método que registra qualitativamente desempenhos excepcionais: altamente negativos e altamente positivos.

    A palavra chave é: extremos.

    • Intenção: avaliar pontos fortes e pontos fracos.

    O método incidente crítico pode ser considerado qualitativo, pois é baseado em registro descritivo.

    Vantagens:

    • Permite identificar/mapear pontos fortes e pontos fracos (extremos);
    • Enfatiza os aspectos excepcionais, recompensando aspectos positivos;
    • Fácil montagem e utilização

    Desvantagens:

    • Não avalia desempenho normal recorrente.
    • Não se ocupa dos aspectos normais de desempenho;
    • Pode ser tendenciosa e parcial.

    FONTE: KÁTIA LIMA - GRAN CURSOS.