SóProvas


ID
2484622
Banca
IDECAN
Órgão
SEJUC-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   Acorrentados

      Quem coleciona selos para o filho do amigo; quem acorda de madrugada e estremece no desgosto de si mesmo ao lembrar que há muitos anos feriu a quem amava; quem chora no cinema ao ver o reencontro de pai e filho; quem segura sem temor uma lagartixa e lhe faz com os dedos uma carícia; quem se detém no caminho para ver melhor a flor silvestre; quem se ri das próprias rugas; quem decide aplicar-se ao estudo de uma língua morta depois de um fracasso sentimental; quem procura na cidade os traços da cidade que passou; quem se deixa tocar pelo símbolo da porta fechada; quem costura roupa para os lázaros; quem envia bonecas às filhas dos lázaros; quem diz a uma visita pouco familiar: Meu pai só gostava desta cadeira; quem manda livros aos presidiários; quem se comove ao ver passar de cabeça branca aquele ou aquela, mestre ou mestra, que foi a fera do colégio; quem escolhe na venda verdura fresca para o canário; quem se lembra todos os dias do amigo morto; quem jamais negligencia os ritos da amizade; quem guarda, se lhe deram de presente, o isqueiro que não mais funciona; quem, não tendo o hábito de beber, liga o telefone internacional no segundo uísque a fim de conversar com amigo ou amiga; quem coleciona pedras, garrafas e galhos ressequidos; quem passa mais de dez minutos a fazer mágicas para as crianças; quem guarda as cartas do noivado com uma fita; quem sabe construir uma boa fogueira; quem entra em delicado transe diante dos velhos troncos, dos musgos e dos liquens; quem procura decifrar no desenho da madeira o hieróglifo da existência; quem não se acanha de achar o pôr-do-sol uma perfeição; quem se desata em sorriso à visão de uma cascata; quem leva a sério os transatlânticos que passam; quem visita sozinho os lugares onde já foi feliz ou infeliz; quem de repente liberta os pássaros do viveiro; quem sente pena da pessoa amada e não sabe explicar o motivo; quem julga adivinhar o pensamento do cavalo; todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.

         (CAMPOS, Paulo Mendes. O anjo bêbado. Rio de Janeiro: Sabiá, 1969.)

“[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a

    Na verdade, neste trecho destacado ele está concluindo o que foi dito anteriormente. 

  • Em mim causou surpresa, rsrs

  • Correta letra A. O trecho destacado nada mais é do que "figuras de linguagem", e como a Amanda Santos disse: conclui o que foi dito anteriormente.

  • Pensei que fosse opositivo, pois o tempo todo ele pergunta que; no final ele afirma: "todos eles são presidiários da ternura..." 

    Corrijam-me, se eu estive errada.

  • Trata-se de inferência textual. Eu pensei que o gabarito fosse a letra b, pois criou todo um teor positivo, e no final, pelo menos pra mim, houve uma quebra de expectativa, pois esperava algo de positivo e isso não aconteceu. Então, não concordando muito com o gabarito da banca, a resposta segundo ela é a letra A.

  • Texto subjetivo e resposta também subjetiva. Difícil de acertar. Para mim quebrou totalmente a expectativa, pelo menos a minha.
  • GAB A

    Na minha opinião, esse último segmento da uma ideia de conclusão/explicação ou compreensão(como explicito na A) do que foi apresentado anteriormente por isso marquei-a.

    achei o nível dessa prova alto para agente penitenciario. =/

     

  • acho q a resposta varia conforme a personalidade do(a) leitor(a) hahaha

    cada vez mais difícil

  • Usei a lógica da palavra "todos" naquele caso foi para resumir tudo que foi dito anteriormente e dá um esclarecimento sobre o que foi falado antes. 

    Gab. A

  • “[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,

    Resposta certa letra: A

    O texto fragmentado faz parte do texto principal, desta forma ele pede uma compreensão, pois marca de forma explícita o que se pede e não uma interpretação do que o texto quis dizer.

    Compreensão: Resposta DENTRO do texto/Explícito...o texto diz ou o texto promove ou o de acordo com o texto...

    Interpretação: Implícito no texto, além do texto, além do que está escrito, infere-se.

  • Isso é racícionio lógico...

  • realmente subjetivo...a resposta é a que a banca quer. eu ia marcar A...mas por tudo q foi dito antes e pela frase final dizendo que estão presos e acorrentados achei que a letra B teria mais lógica.

  • Uma FGV da vida.

  • Fui na letra "A" pelo seguinte motivo:

    Esse é um texto que você entende claramente todas as sequências: Quem coleciona selos para o filho do amigo (sim, você entende o que ele diz aqui); quem acorda de madrugada e estremece no desgosto de si mesmo ao lembrar que há muitos anos feriu a quem amava (sim, você entende o que ele diz aqui)... e assim você vai entendendo cada ponto.

    O problema é que durante a leitura você vai se perguntando o que diabos esse cara quer dizer com tudo aquilo. Mas é apenas no último trecho que ele explica e você compreende que as sequências descritas no texto fazem parte de comportamentos dos presidiários da ternura.

    Por isso que é letra A: a compreensão do sentido das sequências anteriores.

    Não é a B porque não há quebra de expectativa. Você nem chegou a criar uma até acabar a leitura. Nossa única expectativa era saber o que tudo aquilo significava. E o autor entrega isso.

    Não é a C porque no final ele muda a estrutura do texto. O autor encerra os fragmentos (que você pode ver até mesmo pela pontuação ;) e conclui seu pensamento de forma direta sem criar novas sequências para uma conclusão.

    Não é a letra D porque nesse último trecho ele não se opõe às ideias do texto. O autor apenas as esclarece.

  • Idecan

    Tenho que adivinhar o que o texto quer passar.

    Tem que adivinhar o que o autor da questão pensa.

    O que as alternativas significam.

  • Sinceramente, essa banca deveria ser impedida de realizar provas de concurso público

  • Trata-se de uma aposto recaptulativo/resumitivo.

  • O texto traz condutas que, normalmente, podemos praticar no dia a dia (exemplo: se lembrar do amigo morto, se comover ao ver passar com a cabeça branca um fera no colégio, coleciona pedras, garrafas, como no sentido de colecionar coisas irrisórias, etc.), ou seja, estamos "acorrentados, somos presidiários" dessas condutas comuns do dia a dia, como o cavalo, que tem a mesma rotina diária. Logo, a expressão promove uma compreensão do sentido das sequências anteriores.

    Meio viagem, mas entendi assim, a prova está toda quase com respostas subjetivas mesmo.