SóProvas


ID
2484940
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

De acordo com o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia incumbe aos juízes, ressalvada a competência das autoridades superiores, exercer, dentre outras, funções administrativas em sua jurisdição de:

I. Inspecionar, permanentemente, as serventias dos Cartórios da Comarca ou Vara, instruindo os serventuários e funcionários sobre os seus deveres, podendo-lhes conceder elogios ou aplicar-lhes punição.

II. Indicar ou designar substituto de serventuários da Justiça nos casos de vacância, licença ou férias, na forma da lei.

III. Nomear Juiz de Paz “ad hoc”.

IV. Apreciar, reservadamente, os casos de suspeição de natureza íntima declarada por juízes de outras varas da Comarca em que lotados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C



    COJE/RO


    Art. 36. Incumbe aos juízes, ressalvada a competência das autoridades superiores, exercer as funções administrativas em sua jurisdição, em especial:


    I - inspecionar, permanentemente, as serventias dos Cartórios da Comarca ou Vara, instruindo os serventuários e funcionários sobre os seus deveres, podendo-Ihes conceder elogios ou aplicar-Ihes punição;

    (Item I - Correto)


    III - indicar ou designar substituto de serventuários da Justiça nos casos de vacância, licença ou férias, na forma da lei;

    (Item II - Correto)


    VIII - nomear Juiz de Paz “ad hoc”, conforme previsto neste Código;

    (Item III - Correto)



    Art. 13. Ao Conselho da Magistratura compete:


    IV - apreciar, reservadamente, os casos de suspeição de natureza íntima declarada por juízes;

    (Item IV - Errada)

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    I. Correta - Inspecionar, permanentemente, as serventias dos Cartórios da Comarca ou Vara, instruindo os serventuários e funcionários sobre os seus deveres, podendo-lhes conceder elogios ou aplicar-lhes punição.


    O art. 36, I, do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia , estabelece que é incumbência dos juízes, com exceção da competência das autoridades superiores, desempenhar as funções administrativas em sua jurisdição, em especial, o que está descrito nesta assertiva.


    II. Correta - Indicar ou designar substituto de serventuários da Justiça nos casos de vacância, licença ou férias, na forma da lei.


    O art. 36, III, do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia, estabelece que é incumbência dos juízes, com exceção da competência das autoridades superiores, desempenhar as funções administrativas em sua jurisdição, em especial, o que está descrito nesta assertiva.


    III. Correta - Nomear Juiz de Paz “ad hoc".


    O art. 36, VIII, do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia, estabelece que é incumbência dos juízes, com exceção da competência das autoridades superiores, desempenhar as funções administrativas em sua jurisdição, em especial, o que está descrito nesta assertiva. Veja que a nomeação de Juiz de Paz “ad hoc" é aquela destinada a uma finalidade.


    IV. Incorreta - Apreciar, reservadamente, os casos de suspeição de natureza íntima declarada por juízes de outras varas da Comarca em que lotados. 


    O art. 13, IV, do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia, estabelece que é competência do Conselho da Magistratura, que será definida no Regimento Interno do Tribunal de Justiça, o que está descrito nesta assertiva. Logo, o item está incorreto, visto que tal competência é do Conselho da Magistratura e não dos Juízes.


    Sendo assim, chegamos à conclusão de que o gabarito é a letra "C", visto que apenas I, II e III estão corretas.




    Resposta: C