SóProvas


ID
2485375
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na ventilação do paciente com Síndrome da Angustia Respiratória Aguda (SARA), assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • Volume corrente e pressões nas vias aéreas: Altos volumes correntes, associados a altas pressões de platô (representando a pressão alveolar), devem ser evitados em pacientes com SDRA. Volume corrente baixo (≤ 6 mL/kg de peso corporal predito*) e manutenção da pressão de platô ≤ 30 cmH2 O são recomendados.

    Pressão positiva ao final da expiração (PEEP): Pressão positiva ao final da expiração (PEEP) deve ser sempre utilizada em pacientes com LPA/SDRA, para minimizar o potencial de lesão pulmonar associada ao uso de concentrações tóxicas de oxigênio inspirado e para evitar o colapso pulmonar ao final da expiração. Ainda é contraditório na literatura que valores de PEEP devem ser utilizados nesses pacientes (PEEP “elevada” vs. PEEP “baixa”).

    Fração Inspirada de Oxigênio (FIO2 ): Os objetivos da oxigenoterapia incluem manter a PaO2 ≥ 60 mmHg e/ou a SaO2 ≥ 90%. Na obtenção desses objetivos, a FIO2 deve ser mantida abaixo de 60%, sempre que possível.

    Ventilação de alta freqüência: Não há, no momento, justificativa para o uso rotineiro de ventilação de alta freqüência (oscilatória) em pacientes adultos com LPA/SDRA.

    Posição prona: Posição prona deve ser considerada em pacientes necessitando de elevados valores de PEEP e FIO2 para manter uma adequada SaO2 (exemplo: necessidade de PEEP > 10 cmH2 O a uma FIO2 ≥ 60% para manter SaO2 ≥ 90%) ou pacientes com LPA/SDRA grave (complacência estática do sistema respiratório < 40 mL/cmH2 O), a menos que o paciente seja de alto risco para conseqüências adversas da mudança postural ou esteja melhorando rapidamente.

    III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica

  • é recomendado que se EVITE o suporte ventilatório de alta frequência;

    A pronação é recomendada em pessoas com P/F <150

    Deve-se coletar gasometria 1h após prono;

    HIT é uma contraindicação da ECMO