SóProvas


ID
2485795
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.

O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Há quatro maneiras para um gerente tomar decisões. Isto é porque existem diferenças entre as pessoas em relação a como elas percebem os problemas. 

    O estilo diretivo é usado pelas pessoas que preferem soluções claras, bem definidas para os problemas. Elas tomam decisões rapidamente e gostam de contar com regras e procedimentos existentes para tomá-las. Normalmente são pessoas eficientes e racionais.

    O estilo analítico é usado por pessoas que gostam de considerar se as soluções complexas baseadas no numero de informações que elas conseguem reunir sobre este determinado assunto. Elas tomam suas decisões com dados objetivos e usando a racionalidade. E procuram buscar a melhor decisão possível baseadas nas informações disponíveis.

    O estilo conceitual é usado por pessoas que também gostam de considerar uma quantidade ampla de informações. Porém, ao contrario das analíticas essas pessoas são mais sociais e preferem conversar com os outros sobre o problema e as alternativas possíveis para solucioná-los. 

    Já o estilo comportamental é geralmente adotado por pessoas que se preocupam com as outras pessoas. Os gerentes que utilizam este estilo gostam de conversar com as pessoas uma por uma para compreender seus sentimentos sobre o problema. 

    A maioria dos gestores possui um estilo de decisão dominante, porém nada o impede que ele use os outros estilos. E independente do estilo usado o gerente deve sempre tomar uma decisão racional que seja melhor para sua organização.

     

    Fonte : http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/estilo-de-tomada-de-decisao.html

  • Trata-se da decisão diretiva – termo que é comumente associado na administração ao oferecimento de ordens pela autoridade, que não consulta os subordinados.

  • Correto Letra B

     

    Quando o enunciado disse que o foco é no resultado, então o supervisor é orientado para tarefas (diretivo ou analítco); quando disse que é voltado ao curto prazo, então é diretivo.

    Questão que já foi cobrada de forma parecida pela FGV → Q620865

     

    Aproveitando um comentário daquela questão

     

    "Essa é uma classificação de estilos de tomada de decisão apresentada pelos autores Felipe Sobral e Alketa Peci. Segue o modelo de Alan Rowe, em que os tomadores de decisão se distinguem em duas dimensões: pessoas (foco nas relações interpessoais) e tarefas (foco no desempenho).

    O tomador de decisão orientado para pessoas pode ser: conceitual ou comportamental.

    O tomador de decisão orientado para tarefas pode ser: analítico ou diretivo."

  • Questão comentada:

    https://www.youtube.com/watch?v=E_Nuu9WZBUY&index=3&list=PLPjPQR5HICvVMfwYP1X4Y_xzo68FfXGys

  • Diretivo - Baixa tolerância a ambiguidade, forma racional de pensar e decisões no curto prazo.

     

    Analítico - Alta tolerância a ambiguidade, pensamento racional, cuidadoso, preferem informações completas.

     

    Conceitual - Amplo em perspecitva, foco no longo prazo, soluções criativas.

     

    Comportamental - Intuitivo, baixa tolerância a incerteza, Se preocupam com os indivíduos. 

  • Correta Letra B.

    Estilo diretivo - Raramente consulta seus subordinados. Orientado para resultados. Toma decisões baseado nas normas e regras da empresa.

  • GABARITO: B.

    Vamos lá! O supervisor baseia suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos e, ainda, nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.

    Perceba que o estilo diretivo é o que é adotado pelo supervisor. Ele não é analítico, pois suas decisões são rápidas. Ele não é conceitual, nem tampouco comportamental, já que não é um indivíduo sociável (não considera as opiniões alheias).

    Sempre presente em questões de provas de concursos está o modelo dos estilos de decisão formulado por Robbins (2006): diretivo, analítico, conceitual e comportamental.

    O estilo diretivo é usado por administradores que preferem soluções claras e bem definidas, todas essas baseadas nas informações que conseguem reunir. Suas decisões são rápidas. Os administradores se baseiam na racionalidade e na eficiência para conseguir melhores resultados. 

    O estilo analítico dita que as pessoas buscam soluções complexas, onde se baseiam em quantas informações são providas a eles. Os tomadores dessa decisão usam dados objetivos e racionais para as tomadas de decisões. 

    O estilo conceitual é utilizado por administradores que gostam de considerar uma quantidade ampla de informações, buscando várias fontes. Essas pessoas são mais socialmente orientadas, gostam de conversar com outras pessoas sobre os problemas que têm que enfrentar e sobre as soluções possíveis. Daí ser chamado de estilo com foco no longo prazo e participativo. 

    O estilo comportamental é adotado por gerentes que têm a preocupação com outros indivíduos, que gostam de entender os sentimentos sobre os problemas e o efeito da decisão sobre as pessoas. Os administradores com esse estilo de decisão estão preocupados com o desenvolvimento pessoal das outras pessoas à sua volta e podem tomar decisões para ajudar alcançarem as metas declaradas.

     ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2006.

  • qc, o enunciado da questão não está visível para mim.
  • LETRA B

    # Diretivo: Têm baixa tolerância à ambiguidade e são racionais. São eficientes e lógicos. Este estilo é caracterizado por pessoas que tomam decisões de forma rápida, com um mínimo de informações, se preocupam em curto prazo.

    # Analítico: São tolerantes à ambiguidade, buscam informações mais que os diretivos, são cautelosos e dotados de adaptação a situações novas.

    # Conceitual: Tendem a ter uma perspectiva maior a ampliar e a considerar muitas alternativas. Seu enfoque é de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.

    # Comportamental: Estes se preocupam em tomar decisões integradas com o grupo, se preocupam com as realizações de todos.

  • Foco no curto prazo + decisão baseada em regras e procedimentos (aspectos de eficiência e lógicas) + raramente considera as opiniões dos subordinados (utilização mínima de informação) = estilo diretivo.

    Estilo Diretivo: pessoas que utilizam o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade. São tomadores de decisão eficientes e lógicos, porém as suas preocupações com eficiência podem resultar em uma utilização mínima de informação (raramente considera as opiniões dos subordinados) com a consequente geração limitada de alternativas. Pessoas diretivas tomam decisões rapidamente e se concentram no curto prazo.

    Resposta: B