SóProvas


ID
2485816
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa que opera em um ambiente estável está passando por uma redefinição da sua estratégia de negócio e quer adotar uma estrutura organizacional que permita maximizar a eficiência operacional, via economia de escala e uso eficiente dos recursos. Para isso, dentre as opções abaixo, a estrutura mais adequada seria:

Alternativas
Comentários
  • Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

     

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

     

    A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

     

    VANTAGENS

    Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

    Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

     

     

    DESVANTAGENS

    A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

    Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

     

  • GAB:A

    Questão pega ratão dos desavisados (kkk)... a questão tenta misturar o conceito de estrutura organizacional com departamentalização, que apesar de ser coisas difefrentes, algumas bancas se embananam e cobram como mesma coisa...
    tipos de estrutura organizacional só existem 3: Linha, Linha-Staff e Funcional. Então de cara a única resposta correta só poderia ser funcional.

    Departamentalização é a divisão de trabalho.. quando se organiza os setores...os departamento, se ele é por produto, se é geograficamente, se é por pessoas, etc..
    Estrutura organizacional é lógica de quem se reporta a aquem (estrutura do poder...o que vemos no organograma)... mas como disse, mtas bancas misturam os conceitos.

    Fonte: Livro Administração Geral para Concursos. Renato Fenili.

  • LETRA A

     

    ESTRUTURA FUNCIONAL => REDUÇÃO DE CUSTOS + EFICIÊNCIA.

     

  • 1. Tipos Básicos De Estruturas Organizacionais:

     

    1.1. Estrutura Linear: É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo.

    Algumas características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação;

    Centralização das decisões; Aspecto piramidal

     

    1.2. Estrutura Funcional: Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões.

    Algumas características: Autoridade funcional ou dividida; Linhas diretas de comunicação;

    Descentralização das decisões; Ênfase na especialização

     

    1.3. Estrutura Linha-Staff: É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff). As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff. A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos são decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.

    Autoridade de linha: linear; absoluta, total; cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado;

    Autoridade de staff: funcional; relativa, parcial; especialização, relação de consultoria, de assessoria;

  • Complementando:

     

    2. Novos Tipos De Estruturas Organizacionais

     

    2.1. Estrutura Com Base Em Projetos: Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa. Enquanto a estrutura funcional enfatiza a especialização, a por projetos enfatiza o negócio, mas não a especialização por funções.

     

    2.2. Estrutura Matricial: É a de estágio mais desenvolvido dentre as estruturas contemporâneas, pois combina as estruturas funcional e por produtos. A matriz apresenta duas dimensões: i) gerentes funcionais e ii) gerentes de produtos ou projetos. A proposta da estrutura matricial é de satisfazer as necessidades organizacionais de especialização e de coordenação. Dessa forma, a coordenação lateral é melhorada, enquanto a cadeia de comando e a coordenação vertical é enfraquecida. O princípio da unidade de comando deixa de existir, uma vez que cada departamento passa a possuir dupla subordinação. Neste sentido, a matriz enfatiza a interdependência entre os departamentos e exige uma necessidade de lidar com um ambiente complexo.

     

    2.3. Estrutura Tipo Comissão Ou Colegiado: Caracteriza-se pela pluralidade de membros que dividem a responsabilidade, embora não caiba a eles o poder decisório maior. Embora prevaleça a vontade da maioria, cabe ao chefe-executivo, a responsabilidade pelo que foi decidido.

    2.4. Estrutura Divisional: Ocorre quando a empresa está organizada através de um conjunto de várias divisões de produção, ou seja, quando, devido a algumas atividades vinculadas a um objetivo comum, estão agrupadas em um mesmo setor.

    2.5. Estrutura Com Base Em Função: Esta estrutura agrupa num órgão específico, as atividades análogas e interdependentes e constitui uma unidade setorial da instituição.

  • Só avisando que, diferentemente do que o Paulo Rocha comentou, não existem somente 3 tipos de estrutura: Linha, Linha-Staff e Funcional; conforme a colega Alexandrina aborda logo abaixo, há outros tipos de estrutura. 

    Tenhamos muito cuidado com os comentários daqui, nem todos são confiáveis.

  • FUNCIONAL: ambiente seguro, estável, sem necessidade de mudança e favorece a especialização

  •  

    GAB:A

    Organização funcional. Própria para organizações que atuam emambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional.

    Seus pontos fortes são a possibilidade de economia de recursos humanos nas unidades organizacionais e o desenvolvimento de habilidades especializadas.
     

  • Na Estrutura Organizacional Funcional, a especialização é valorizada. O enunciado requer a alternativa que "maximize a eficiência operacional". Se você reunir pessoas que "falam a mesma língua" para realizar uma atividade, o processo produtivo será mais eficente. Em uma padaria, quem será mais eficiente para fazer pães, o padeiro ou o caixa?

  • Acredito que a vantagem mais importante e mais cobrada da funcional é a economia de escala.

    Todas as outras departamentalizações são mais "custosas" para serem implantadas em comparação a funcional.

    Logo, quando a questão falar em redução de custos e pedir a mais adequada, vá de funcional.

     

  • .. indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e servios..

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Gabarito A.

    Todas as outras opções trazem exemplos de DEPARTAMENTALIZAÇÃO, e a questão pergunta sobre ESTRUTURA.

  • Para FGV, Estrutura é: Linear, Funcional, linha-staff ou matricial conforme questão Q453031 e Q907395, da mesma forma como está a aula do Rodrigo Janiques. O ponto-chave é "ambiente estável". 

  • GAB.A.

    Estrutura funcional = Redução de custos.

    Organização funcional. Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional.

    Seus pontos fortes são a possibilidade de economia de recursos humanos nas unidades organizacionais e o desenvolvimento de habilidades especializadas.

  • Gabarito: A

    Estrutura funcional: Economia de escala, uso eficiente dos recursos.

  • Maximizar a eficiência operacional por meio de economia de escala = estrutura funcional.

    Tipo de questão que você tem que ver e assinalar direto. Sem rodeios!

    Gabarito: A

  • Gabarito letra A

    Modelos de Estrutura Organizacional

    -> Linear/Linha, Linha-Staff

    -> Funcional: divisão precisa das funções, maximizando a eficiência via economia de escala e uso eficiente dos recursos.

    -> Divisional: são as variações de departamentalização.

  • Apesar da questão falar sobre estrutura eu lembrei desse resumo meu:

    Departamentalização Funcional

    Atividades agrupadas de acordo com as funções e indicada para ambientes estáveis

    Vantagens

    Especialização do trabalho /Convergência e a focalização dos esforços / Economias de escala

    Desvantagens

    - Foco introvertido e Perda da visão “macro” /Dificuldade em adaptar-se às mudanças / Conflito de Interesses e de Objetivos/ Dificuldade de coordenação e comunicação interdepartamental

    Fonte: Estratégia

  • Sinceramente, nem entendi o que a questão queria.

  • Aula do Rodrigo Rennó

    https://m.youtube.com/watch?v=s-lgjK3GOR8