-
Gabarito C | A Administração de Materiais é fundamental em qualquer entidade pública e privada, pois é através dela que a organização adquire os insumos de que necessitará para produzir um produto ou fornecer um serviço.
Dessa forma, a ARM é um conjunto de processos dentro de uma organização que devem assegurar que esta consiga adquirir os diversos materiais necessários para seu funcionamento.
No caso do setor público, essa função adquire ainda uma importância maior, pois os valores comprados são muito altos. Assim, uma boa administração é importante para evitar desvios de recursos e possibilitar a maximização dos recursos da coletividade.
Esses desvios podem ocorrer tanto no processo de compra (com superfaturamentos, por exemplo) como no de armazenamento (subtração dos itens em estoque, como o roubo de remédios em hospitais).
Além disso, o Estado também pode atuar comprando os chamados “estoques reguladores”, como ocorria nos casos em que comprava café dos produtores para “amortecer” a flutuação de preços.
Portanto, como a Administração Pública é um dos maiores compradores na economia nacional e é um cliente grande para diversas empresas, ela acaba recebendo pressões políticas e corporativas. Dessa forma, essa área é um foco de corrupção potencial e deve ser bem controlada.
A Administração de Materiais pode ser dividida nas seguintes áreas de atuação:2
Ø Gestão de estoques.
Ø Gestão de compras.
Ø Almoxarifado.
Ø Planejamento e controle da produção.
Ø Importação (quando for o caso).
Ø Transportes e distribuição.
-
Aquela questão pra galera que não estudou não zerar
-
(FCC – 2015 – TRE RR – ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA)
As funções da Administração de Materiais são consideradas como a:
a) estrutura de um sistema para solucionar problemas por meio do uso de um
conjunto específico de técnicas, um corpo de conhecimento e pessoas
especializadas.
b) atividade que planeja as compras empresariais.
c) atividade que executa a entrega do produto ao cliente final.
d) sequência estruturada de atividades que, por meio de ações físicas,
comportamentais e/ou informações, permitem a agregação de valor a uma ou
mais entradas, transformando-as em uma ou mais saídas.
e) sequência de operações que se inicia na identificação do fornecedor, na
compra do bem, seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, seu
transporte durante o processo produtivo/uso, na armazenagem como produto
acabado e na sua distribuição ao consumidor final.
-
Gabarito C.
Administração de materiais.
-
Gab.: C
A Administração de Materiais (AM) envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programação de materiais, compras, recepção, armazenamento no almoxarifado, movimentação de materiais, transporte interno e armazenamento no depósito de produtos acabados. A AM se refere à totalidade das funções relacionadas com os materiais, seja com sua programação, aquisição, estocagem, distribuição etc., desde sua chegada à empresa até sua saída com direção aos clientes na forma de produto acabado ou serviço ofertado. (Fonte: Administração de materiais - Idalberto Chiavenato)