SóProvas


ID
2487235
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa privada do setor de óleo e gás precisa preencher oito vagas de técnico de exploração de petróleo – cargo de nível médio, com requisito de formação específica. Os candidatos não precisam ter experiência prévia, pois as vagas são para início de carreira.

Seriam mais adequadas à situação as seguintes técnicas de recrutamento e de seleção, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D): 

    contatos com escolas; entrevistas; 

  • Noooossa amigo Itajá, muito útil seu comentário, pra não dizer ao contrário "INÚTIL".

  • Pq não a C?

     

  • A questão diz não precisam ter experiência prévia...

    Provas de capacidade dá a entender um pequeno nível de experiência que vai contra ao que a questão pede. Apesar que no item parece muito vago terem colocado provas de capacidade.

    Item D

  • ter contato com escolas? nas escolas as pessoas ainda não concluíram o nível médio...

     

  • LETRA D

     

    Entrevistas
     

    Finalmente, temos as entrevistas, que são as técnicas mais utilizadas no meio organizacional. Estas entrevistas podem ter diversas funções, desde uma triagem inicial de candidatos até a entrevista de desligamento da empresa. Normalmente, uma entrevista permite que a equipe de recrutamento
    e seleção tenha um contato direto com o candidato, facilitando assim eliminar diversas dúvidas e comparar candidatos entre si. Como envolve o trabalho humano, tem como problema principal a subjetividade, pois a avaliação necessariamente dependerá do ponto de vista do entrevistador e sua visão de mundo.

     

    cargo de nível médio, com requisito de formação específica  =  ESCOLAS.

  • Sim, Amanda. Contato com as escolas. Não são escolas de ensino médio (segundo grau purinho), mas sim ensino técnico como os institutos federais de educação (antigas escolas técnicas) - por isso a questão do requisito de formação específica. Ao entrar em contato com as escolas, essas instituições de plano divulgarão as vagas para quem formou recentemente e está à procura do seu primeiro emprego. Essa é a etapa de recrutamento que nada mais do que angariar potenciais candidatos. 

     

    Na sequência, vem a etapa de seleção. Como uma peneira, são realizadas entrevistas para conferir aquele que mais se adequa a vaga, sendo selecionado ao final o candidato com melhor congruência e que se encaixa mais adequadamente ao cargo.  

  • Gabarito Letra D.

     

    RecrutamentoContatos com escolas, universidades, agremiações, etc.: a organização pode desenvolver uma ligação direta com escolas e centros de formação para divulgar suas oportunidades e até mesmo “vendê-las” a candidatos qualificados em inicio de carreira.

    Seleção: Entrevistas: trata-se da técnica de seleção mais utilizada pelas organizações, podendo ser utilizada em diferentes momentos no processo seletivo.

  •  Letra D

    Uma empresa privada do setor de óleo e gás precisa preencher oito vagas de técnico de exploração de petróleo – cargo de nível médio, com requisito de formação específica. Os candidatos não precisam ter experiência prévia, pois as vagas são para início de carreira.

    Seriam mais adequadas à situação as seguintes técnicas de recrutamento e de seleção, respectivamente: 

  • A questão deixa claro que o candidato deve ter terminado o ensino médio e ter concluído um curso técnico. Então alguém me explique o que um recrutador vai fazer numa escola em que ninguém é formado ainda, afinal de contas estão na escola né! Seja colégio ou escola técnica! Questão mal formulada e que devia ter sido anulada (se é que n foi).

  • Fico a me questionar pq  não  a c? achei boa a resposta que foi dada pelo rato concurseiro de que a escola daria um feedback para empresa das pessoas que ja teriam se formado, porem creio que não e permitido escolas ou instituição  de ensino fornecer dados de pessoas que não  são mais ligadas a instituição, sem falar que esse tipo de coisa foge totalmente do papel da instituição de ensino, pois la não  e sine IDT, se a pergunta fosse formulada para se conseguir estagiarios que ainda tivesse cursando o ensino medio ai sim a letra D estaria correta sem sombra de duvidas. Sem falar que o ensino nas escola técnicas são  de tempo integral, não  permitindo assim que o propircio futuro empregado da empresa desempenhasse suas atividades em dois turnos, dessa maneira a empresa teria que contratar em dobro. Lembrando que para o estudante a lei  exige que as atividades no estagio não  atrapalhe de maneira alguma as atividades  escolares 

  • Isso lembra as escolas técnicas.. cefet, if's

  • Não vejo nenhum problema com a alternativa C, mas vejo na D, visto que Chiavenato (O Capital Humano das Organizações) considera as entrevistas como uma técnica de seleção altamente subjetiva e sujeita a erros (nas palavras dele: "Embora careça de base científica e se situe como a técnica mais subjetiva e imprecisa de seleção, a entrevista pessoal é aquela que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos"). Diferentemente das provas de seleção, que "são instrumentos para avaliar objetivamente os conhecimentos e habilidades adquiridos através do estudo, da prática ou do exercício".

  • Percebam as exigências do processo: formação específica e cargos de início de carreira sem necessidade de experiência prévia. Assim, perceba que o recrutamento a ser utilizado será o recrutamento externo, já que ninguém da empresa se candidataria a um outro cargo de nível hierárquico menor ao seu. O recrutamento interno faz sentido quando se quer crescer na empresa, mudar para cargos de níveis hierárquicos maiores. Além disso, os processos seletivos podem ser mais simples, pois se trata de cargo de nível inicial, necessitando verificar principalmente se o candidato tem a qualificação exigida.

    Vejamos os itens:

    a) Errado, pois a divulgação na intranet da empresa faria sentido se o recrutamento fosse interno, o que não é o caso. Além disso, os testes psicológicos não analisam se o candidato tem a formação exigida.

    b) Errado. Os headhunters são os famosos “caçadores de talentos”, ou seja, profissionais especializados em descobrir e recrutar candidatos de perfis de alto nível. Por ser um método caro e trabalhoso, são utilizados apenas para cargos de cúpula, como Diretores, por exemplo.

    c) Errado. Apesar de os anúncios de jornais serem uma técnica de recrutamento externo, esta não seria recomendada, pois se assemelharia a “achar uma agulha em um palheiro”. Isto, porque a empresa quer selecionar alguém de uma área muito restrita (óleo e gás), com formação específica. Então para quer gastar tanto com anúncios em jornais para a população no geral? Seria mais eficiente ir atrás das Universidades e Institutos que formem os profissionais desta área específica.

    d) Correto. Conforme mostramos no item anterior, recrutar nas próprias Universidades e Institutos que formem os profissionais desta área restrita e específica seria o método menos oneroso e eficiente. Além disso, reduz o número de pessoas que vão se candidatar sem possuírem a qualificação desejada. Por fim, a entrevista avaliará os candidatos e poderá haver nela a verificação dos possíveis “diplomas” da área.

    e) Errado, já que a divulgação no site da empresa retrata um recrutamento interno, além de os testes de personalidade não avaliarem a qualificação exigida.

    Gabarito: D

  • contatos com escolas técnicas que geralmente possui um local de encaminhamento para oportunidades para os alunos formados como um núcleo de empregabilidade

    escolas como o SENAI ou senac possui

  • GAB D

    São meios de Recrutamento

    Interno

    1. Promoção;
    2. Transferência;
    3. Transferência + Promoção.

    Externo

    1. Consulta ao arquivo de candidatos;
    2. Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa;
    3. Cartazes ou anúncios na portaria da empresa;
    4. Contatos com sindicatos e associações de classe;
    5. Contatos com universidades e escolas, agremiações estaduais E diretórios acadêmicos;
    6. Conferências e palestras em universidades e escolas;
    7. Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado;
    8. Viagens de recrutamento em outras localidades;
    9. Anúncios em jornais e revistas;
    10. Agências de recrutamento.

    SÃO TIPOS DE ENTREVISTAS:

    1. Entrevista de triagem: é mais rápida e superficial;
    2. Entrevista técnica: é realizada pelo gerente de linha e aborda aspectos técnicos relacionados ao trabalho. 
    3. Entrevista de seleção: é mais profunda e complexa, busca avaliar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato para ocupar o cargo.
    4. Entrevista situacional: Questiona o comportamento em situações críticas, como ele AGIRIA em determinada situação.
    5. Entrevista comportamental: Questiona os comportamentos passados, se o candidato já AGIU de forma semelhante em situações passadas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)