-
Gabarito B
Deu até medo marcar. Itens óbvios demais.
-
Não achei os itens tão óbvios assim. Inclusive não consegui entender a proposta da questão. Entendi que é pra fazer a associação, porém como fazer essa associação que não saquei. Se todas aquelas atribuições são de um BC, por que houve essa divisão? O que é cada item que aparece nessa divisão? Por que, por exemplo, o Banco dos Bancos não está associado a intervenção no câmbio?
-
Acho que também não entendi muito bem, pois descordo da reposta eu entendo que :
Zelar pela estabilidade do Sistema Financeiro Nacional estaria associado a Banqueiro do governo
e Realizar empréstimos aos entes subnacionais a Banco dos bancos
Já as outras duas estão bem claras quando se vai associação e por eliminação : Depositário das reservas internacionais do país = Intervenção no câmbio e Emissor de papel-moeda = Papel-moeda emitido consta em seu passivo.
A resposta não seria 4, 1, 2 e 3 ?
-
sem lógica
-
Gabarito (B)
(1) Zelar pela estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.
Para o bom funcionamento do SFN, as entidades operadoras (Intituições Financeiras) precisam estar em liquidez. Por isso a acertiva é Banco dos bancos, pois o BC é responsável por supervisionar as IF para manter o SFN estável.
(4) Realizar empréstimos aos entes subnacionais.
Entidade subnacional, ou subdivisão de país é uma parte de um país ou outra divisão política, estabelecida para o propósito do Governo.
(2) Intervenção no câmbio.
Falou em reservas internacionais do país é Câmbio. O BC é responsável pelas reservas internacionais do Brasil.
(3) Papel-moeda emitido consta em seu passivo.
BC é emissor de papel-moeda.
-
Que questão mal elaborada. Pelo que estou vendo FGV é iniciante!
-
Afff questão mal feita!
-
papéis tradicionais de um banco central são:
Banqueiro do governo: é ele quem guarda as reservas internacionais em ouro ou moeda estrangeira do governo.
Autoridade emissora de moeda, ou monopólio de emissão: é o banco central quem, com exclusividade, emite ou autoriza a emissão de papel moeda daquele país.
Executor da política monetária e cambial: é o banco central quem insere ou retira moeda do mercado, regula as taxas de juros e regula a quantidade de moeda estrangeira em circulação no país. Essas operações são conhecidas como open market ou operações de mercado aberto, e consistem principalmente na compra e venda de títulos públicos ou de moeda estrangeira para instituições financeiras previamente escolhidas
Banco dos Bancos, ou prestamista de última instância: o banco central provê empréstimos exclusivos aos membros do sistema financeiro a fim de regular a liquidez ou mesmo evitar falências que poderiam causar uma reação em cadeia de falências bancárias. Ele também mantém os depósitos compulsórios dos bancos comerciais, regulando assim a multiplicação da moeda escritural no mercado
-
emprestador de última instância o que tem haver com ser banqueiro do governo como sugere o gabarito da questão??
-
Que questão mal elaborada. Deus me livre
-
Realizar empréstimos aos entes subnacionais. O pega tava em entes subnacionais, nem um momento ele escreveu banco. O concurseiro teria q ter uma noção de geografia, para não responder como sendo banco dos bancos.
Uma divisão administrativa, entidade subnacional, ou subdivisão de país é uma parte de um país ou outra divisão política, estabelecida para o propósito do governo. Divisões administrativas são um certo grau de autonomia concedida, são obrigados a gerir a si mesmos através de seu próprio governo local. Os países são divididos nestas unidades menores para tornar o gerenciamento de suas terras e os assuntos de seu povo mais facilmente.
-
Questão formulada que nem a cabeça do examinador com hemorroida no cérebro.
-
(1) Enquanto banco dos bancos, o Banco Central mantém a estabilidade do sistema financeiro ao, por exemplo, realizar empréstimos de assistência aos bancos ilíquidos.
(4) Um empréstimo é uma função típica de banco. Feito a um ente público, temos a resposta: banqueiro do governo.
(2) Intervir no câmbio significa comprar e vender moeda estrangeira. Para tanto, claro o Banco Central é o depositário das reservas internacionais.
(3) Como o papel moeda é emitido pelo Banco Central e constitui uma fonte de recursos para ele, então consta em seu passivo.
Resposta: B
-
o cara tenta inventar, ele mesmo se confundiu nessa questão
-
Que eu saiba o Bacen não pode financiar diretamente o tesouro, nem nunca ouvi falar do bacen concedendo empréstimo a entes subnacionais, que seriam os entes federados. O bacen empresta, pelo redesconto, aos bancos.
Ser banqueiro do governo significa que as reservas da união estão depositadas nele, não que ele empresta ao próprio governo ou aos "entes subnacionais". Uma brincadeira esse tipo de questão.
-
Nada a ver essa questão