-
A URV (Unidade Real de Valor) entraria em vigor no Brasil no dia 1º de março de 1994, cumprindo o papel de unidade de conta. As outras duas funções da moeda, medida de valor e meio de troca, eram cumpridas pelo Cruzeiro Real, que entrara em circulação em agosto de 1993. Ou seja, a URV, atrelada ao valor do dólar, tinha como o objetivo auxiliar na eliminação da memória inflacionária do brasileiro, apesar de as compras continuarem sendo efetuadas em Cruzeiro Real. Após quatro meses, em 1º de julho, ela seria transformada em moeda de fato, com a criação do Real.
-
O objetivo do Plano Real era o de desindexar a economia. Para fazer isso, contudo, foi necessário fazer que todas as diversas indexações privadas que existiam previamente convergissem para um único indexador: o URV.
"O objetivo desta indexação em URV era, paradoxalmente, o de desindexar toda a economia, apagando aquilo que era chamado de "memória inflacionária". Todos os contratos e negociações salariais deveriam ser urvizados. A intenção era fazer com que, no dia da transição do Cruzeiro Real para o Real (a moeda só entraria em circulação no dia 1º de julho), os preços fossem exatamente aqueles do dia anterior, de modo a não gerar sobressaltos e nem confusão".
De www.mises.org.br/Article.aspx?id=1294
-
Alternativa D
A URV era a "carta na manga" do plano real, era respaldo acabar com toda a indexação da economia.
Ou seja era um indexador para acabar com vários indexadores.
Quando toda população estava usando e confiando na URV, ela mudou de nome, virou Real!
abraços
Boa sorte!!