-
A quimiluminescência caracteriza-se pela emissão de luz através de uma reação química. A técnica de caracterização de sangue com luminol é um exemplo de processo quimiluminescente. Quando este tipo de reação ocorre em seres vivos, temos a bioluminescência. (CHEMELLO, 2007)
-
Teste de luminescência
O luminol é o reagente luminescente mais conhecido e utilizado para revelação de manchas de sangue latentes, ou seja, não visualmente aparentes, como em situações em que a superfície foi limpa ou lavada.
O reagente luminescente interage com o grupo heme da hemoglobina por reação oxidativa, produzindo luminescência, ou seja, a reação libera energia na forma de luz.
Outro reagente luminescente também usado pode ser a fluoresceína, porém o luminol é mais comercial.
-
"Luminol é um produto químico único, com propriedades de quimiluminescência.
Isto significa que, quando misturado com certos produtos químicos, o luminol vai brilhar.
O uso mais comum para o luminol está em investigação Crime onde é usado para detectar vestígios de sangue, bem como nos laboratórios de biologia onde é usado para detectar certos metais, especialmente de ferro, em células.
O luminol é também um dos produtos químicos encontrados em bastões luminosos.
Luminol, uma substância branca, amarela, quando em sua forma sólida, foi descoberto pela primeira vez no final de 1800. Não foi considerado como sendo uma substância particularmente interessante ou útil com quaisquer utilizações práticas até muitos anos passados. "
FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/lumi...
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
-
LETRA D.
Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.