SóProvas


ID
2489791
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

      A equipe Pericial é acionada para o atendimento de uma ocorrência de suicídio por disparo de arma de fogo.

      Ao chegar no local, havia uma equipe da Polícia Civil, chefiada pela Autoridade Policial, aguardando a chegada da Perícia.

      De acordo com relatos dos policiais presentes, tratava-se de um escritório onde um importante advogado criminalista teria sido encontrado morto por sua secretária.


Foram fatos observados pelo Perito Criminal:

• Ausência de vestígios de arrombamento dos meios de acesso ao interior do imóvel e ausência de sinais de luta e/ou busca em seu interior.

• Cadáver jazia sentado sobre uma cadeira com a cabeça pendente para trás e para a direita.

• Sobre o piso, junto aos pés da vítima, havia um revólver de calibre 32 contendo em seu tambor dois (02) estojos com marca de percussão em suas espoletas, além de três (03) cartuchos íntegros.

• Notou-se manchas de sangue por espirro, impregnação e escorrimento na porção anterior da camisa que a vítima vestia, assim como manchas de sangue por acúmulo sobre o piso sob a cadeira em que a vítima se encontrava.

• Durante o exame perinecroscópico, foram observados dois (02) ferimentos perfurocontusos compatíveis com entradas de projetis de arma de fogo (ambos os ferimentos apresentavam zona de esfumaçamento): um ferimento na região auricular esquerda e um ferimento na região mentoniana (queixo). 

De acordo com a SENASP, quando da análise de cartuchos íntegros de arma de fogo, o Perito Criminal deverá descrever em seu Laudo:


I. O calibre nominal.

II. As características da cápsula de espoletamento.

III. A numeração de série e/ou montagem.

IV. O tipo de raiamento.

V. O tipo de projétil.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Projétil não tem raia. Essa caracatéristica é do cano da arma de alma raiada.

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em balística forense.

    I. CERTO. Calibre nominal o calibre que serve para designar as munições e armas, e geralmente não correspondem ao calibre real delas. Essa é uma informação que pode ser aferida da análise do cartucho íntegro.

    II. CERTO. A espoleta, conhecida, também, como cápsula de espoletamento e se constitui de pequena cápsula metálica que contém o municiador (explosivo de iniciação ou escorva); é um dos elementos que compõem uma unidade de cartucho de munição e, dessa forma, suas características poderão estar no laudo.

    III. ERRADO. A numeração de série é uma característica da arma de fogo, e não do cartucho utilizado na arma.

    IV. ERRADO. O tipo de raiamento é uma característica a ser analisada por meio do cano da arma de fogo, e não por meio da análise do cartucho.

    V. CERTO. O projetil é um dos elementos que compõem o cartucho de munição e, como tal, suas características poderão estar anotadas nesse laudo.

    Fonte: https://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/analise-e-pesquisa/download/pop/procedimento_operacional_padrao-pericia_criminal.pdf

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • III. A numeração de série e/ou montagem.

    IV. O tipo de raiamento.

    São característica da arma.

  • se a questão falasse em projetil que foi disparado, haveria a impressão das raias no projetil, o que permite o confronto balístico. No entanto, a questão fala em cartuchos íntegros, o que permite inferir que não houve a percussão do cartucho e assim não haveria raiamento. Não concordo com o gabarito apresentado pela banca

  • Lucas, mas a resposta não incluiu os itens relativos ao tipo de raiamento e da numeração de série e/ou montagem.