SóProvas


ID
2489803
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Há três dias, João, 65 anos, hipertenso, diabético, com história de infarto antigo de miocárdio, deixou de ir à padaria como fazia todas as manhãs. Os vizinhos começaram a perceber odor fétido vindo da porta de seu apartamento e comunicaram o fato à polícia. Após os devidos trâmites, o corpo foi removido para o departamento médico-legal. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) Não são as larvas que produzem os gases da putrefação.

    c) Em alguns casos, como nos afogados, a mancha verde começa na parte superior do tronco e/ou no pescoço.

  • A putrefação possui 4 fases:

    1- Fase da coloração ou fase cromática: ocorre após 24 horas da morte e se inicia com uma mancha verde abdominal, principalmente pela ação das bactérias presentes no intestino grosso. Ocorre na região do ceco , na fossa iliaca direita. Nos afogados o inicio da putrefação ocorre nas porçoes superiores do corpo ( tórax , face e pulmões).

    2- Fase gasosa ou enfisematosa : vao surgindo gases do interior do corpo. Posteriormente, esses gases se transformam em bolhas com conteúdo podre.

    3- Fase coliquativa: período de dissolução pútrida do cadáver. 

    4-  Fase de esqueletização: vai perdendo os tecidos moles.

     

     

  • kkk errei no dia da prova e errei j tambem kkkk

  • cara qual meu problema kkkk

    Em 06/02/2018, às 11:37:49, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 02/02/2018, às 09:29:33, você respondeu a opção B.

  • Seu problema eu não sei, mas a solução para ele é estudar mais a matéria hahahahaha

  • O que é a sepse?

    A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.

    fonte: instituto latino americano de sepse

  • Somente para somar com os comentários dos colegas:

     

     

    Coloração/Cromática é a primeira fase da putrefação:

    A sulfoxhemoglobina faz com que o cadáver fique esverdeado – de 24h a 36h da morte. Começa a ficar esverdeado no século ilíaco direito do corpo (região do abdômen) – Trata-se da MACHA VERDE ABDOMINAL DE BOURDEL.

     

    OBS: Exceção, nos afogados verdadeiros (possuem sinais patognomônicos do afogamento) a mancha verde se inicia na cabeça e parte superior do tórax (cabeça negra dos afogados). Também é diferente nos Natimortos, esses terão seus orifícios naturais (boca, narinas e ânus) esverdeados.

     

     

    GABARITO: E

    A sepse ou infecão generalizada (por essa razão mesmo) agiliza o processo de putrefação do cadáver, imagine que o corpo já está todo tomado pela infecção (vai acelerar o processo).

     

     

    Espero ter ajudado, a dificuldade é para todos.

     

  • #SOMOSTODOSEGNALDO

    te entendo colega também errei! rsrs
     

  • Essa questã é feita pro candidato marcar letra B. Ela apresenta uma sentença bem fácil e óbvia na letra A, e em seguida uma que aparenta ser verdadeira, que é a B. Ai o candidato que nao domina muito o assunto marca feliz a B. 

  • Egnaldo Bomfim, não é só seu problema, eu faço essas coisas também. Valeu compartilhar conosco.

  • Que banca xarope essa Fundatec ..  Só usa terminologias atípicas .. 

  • a) Em casos envolvendo cadáveres putrefeitos considera-se, a princípio, como MORTE SUSPEITA, sendo portanto NECESSÁRIA a Perícia.

    b) O odor fétido do cadáver deve-se a AÇÃO DE BACTÉRIAS, logo no primeiro estágio da putrefação (cromático), acentuando-se consideravelmente no segundo estágio (gasoso), diminuindo muito no terceiro (coliquativo) e desaparecendo ao longo do quarto (esqueletização).

    c) O período cromático da putrefação inicia-se, GERALMENTE (NÃO SEMPRE), com o aparecimento de uma mancha esverdeada localizada na fossa ilíaca direita, denominada MANCHA VERDE ABDOMINAL.

    d) João, A PRINCÍPIO, por se tratar de um cadáver putrefeito, foi vítima de MORTE SUSPEITA, que será investigada através do exame Necroscópico.

    e) A Sepse (Septcemia) pode ser entendida como uma INFECÇÃO GENERALIZADA, causada por vírus e principalmente por GRANDE QUANTIDADE DE BACTÉRIAS. Como o processo de putrefação é ocasionado por AÇÃO DE BACTÉRIAS, A PUTREFAÇÃO DO CADÁVER  VÍTIMA DE SEPSE TENDE A SER MAIS RÁPIDA QUE O HABITUAL. 

  • A) INCORRETO- deve ser averiguada a causa da morte. Um histórico de doenças pode dar um norte ao perito, tão somente.

    B) INCORRETO- o aparecimento de larvas ocorre na fase COLIQUATIVA ou de LIQUEFAÇÃO e não na fase gasosa.

    C) INCORRETO- na fase de coloração, GERALMENTE, inicia-se a putrefação na região do ceco, na fossa ilíaca direita. No entanto, em fetos e afogados isso não ocorre. Nos fetos, ocorre a putrefação nos orifícios naturais do corpo. Nos afogados, a putrefação se inicia no terço superior do tórax, face e pulmões.

    D) INCORRETO- não é possível se afirmar com as informações da questão.

    E) CORRETO- sepse ou septicemia é a instalação potencialmente fatal de uma infecção originada pela instalação de bactérias na corrente sanguínea. Muitos a chamam de infecção generalizada, no entanto, ela não está instalada em todos os locais do organismo. Nesse caso, a instalação de bactérias acelera o processo de putrefação do cadáver. Portanto, correta a alternativa.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • Nos afogados verdadeiros (possuem sinais patognomônicos do afogamento) a mancha verde se inicia na cabeça e parte superior do tórax (cabeça negra dos afogados). Também é diferente nos Natimortos, esses terão seus orifícios naturais (boca, narinas e ânus) esverdeados.

     

    Isso não se discute, mas como o enunciado disse SOBRE ESTE CASO a alternativa C também não está correta? Não vejo no caso apresentando pelo enunciado a possibilidade da mancha verde abdominal se iniciar em outro lugar que não seja na fossa ilíaca direita. O que vocês acham colegas?

     

  • c) O período cromático da putrefação sempre inicia-se na parede abdominal anterior (fossa ilíaca direita), com o aparecimento da mancha verde abdominal.


    LETRA C – ERRADA:

    Para Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm,2018. p. 138):

     

    “Nos afogados e fetos mortos retidos por algum tempo no útero materno, a mancha verde inicia-se no tórax, talvez pela maior proliferação de bactérias nos pulmões. A fase da coloração dura dias.” (Grifamos)

     

    Para Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 1133):

     

    “Período cromático ou de coloração. Inicia-se, em geral, pela mancha verde abdominal, localizada, de preferência, na fossa ilíaca direita. Daí, vai-se difundindo por todo o abdome, pelo tórax, cabeça e pelos membros. A tonalidade azul-esverdeada vai escurecendo até atingir o verde enegrecido, dando ao cadáver um tom bastante escuro. Nos afogados, o período de coloração começa pela cabeça e pela parte superior do tórax, devido à posição assumida pelo cadáver quando submerso e o início da putrefação pelas vias respiratórias. Nos fetos, devido o conteúdo estéril intestinal, começa pela parte superior do tórax, pescoço e face, pois a putrefação se dá por meio de bactérias que penetram as vias respiratórias inferiores. ” (Grifamos)

     

    MANCHA VERDE ABDOMINAL, FOTOS FORTES:

     

    http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=1651#set

     

    FONTE: http://www.malthus.com.br

  •  

    b) O odor fétido percebido pelos vizinhos pode ser devido à fase gasosa da putrefação, durante a qual larvas que infestam o cadáver produzem gases.

     

     

    LETRA B – ERRADA -  É na fase coliquativa que ocorre o aparecimento de larvas. Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 139):

     

    Período coliquativo ou de liquefação. Progressivamente o cadáver alcança a fase de dissolução pútrida, cujas partes moles vão pouco a pouco reduzindo-se de volume pela desintegração progressiva dos tecidos. O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge um grande número de larvas de insetos. Esse período varia de acordo com as condições do corpo e do terreno, podendo ir de um a vários meses” (Grifamos)

     

    FOTOS FORTES:

     

    http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=1289#set

     

     

    FONTE: http://www.malthus.com.br